Alimentos Termogênicos para Emagrecer

Alimentos termogênicos são aqueles que possuem a capacidade de acelerar o metabolismo, fazendo com que o organismo queime mais calorias.

Isso acontece, por que tais alimentos são mais difíceis de serem digeridos pelo sistema gastrointestinal. Sendo assim, o organismo é obrigado a gastar mais energia no processo de absorção destes alimentos.

Para conseguir produzir uma quantidade maior de energia, o corpo é obrigado a acelerar do metabolismo, o que, consequentemente aumenta a temperatura corporal e propicia a queima de gorduras.

É importante lembrar, no entanto, que não existem fórmulas ou alimentos milagrosos nos processos de emagrecimento. O uso regular de ingredientes termogênicos, pode propiciar um aumento de até 20% na perda de calorias, porém para que os resultados possam ser alcançados é necessária uma dieta, indicada e acompanhada por um profissional nutricionista, e o desenvolvimento de hábitos saudáveis, como por exemplo, a prática diária de atividades físicas.

Na verdade, todos os alimentos são termogênicos em maior ou menor grau, considerando-se o esforço despendido pelo organismo no processo digestivo.

Alimentos Termogênicos

Alimentos Termogênicos ajudam a queimar calorias

Alimentos termogênicos mais eficazes nos processos de emagrecimento

Tais ingredientes devem ser incorporados na alimentação diária para que os resultados possam ser alcançados:

Café

Sua principal substância, a cafeína, possui propriedades estimulantes e consequentemente, termogênicas uma vez que coloca todo o organismo em estado de alerta. Deve ser consumido moderadamente, cerca de três vezes ao dia, evitando a ingestão no período noturno.

É contraindicado para quem sofre de problemas gástricos, hipertensão, ansiedade, insônia e inquietação. Cacau: possui propriedades estimulantes e antioxidantes devido ao seu teor de cafeína e polifenóis. A combinação dessas substâncias faz bem ao coração, à circulação sanguínea, e contém atividade antialérgica, antiviral e anti-inflamatória. Usar de uma a duas colheres de sopa por dia, misturada à granola ou müsli, ou também, por cima da banana amassada ou maçã assada, ou ainda, acompanhada de bebidas, como leite de soja.

Gengibre

Segundo pesquisas realizadas, a raiz, se consumida regularmente, é capaz de acelerar em cerca de 20% o metabolismo. Pode ser utilizado em chás, bolos, biscoitos, vitaminas, sucos, e uma infinidade de receitas doces ou salgadas. Muito utilizado como tempero na cozinha mediterrânea e oriental.

Pimenta vermelha

A planta possui uma substância chamada de capsaicina, que apresenta propriedades termogênicas, que além de auxiliarem no emagrecimento, contribuem ainda para a absorção de gorduras das artérias.

O consumo, no entanto, é contraindicado para portadores de doenças do estômago e intestino e hemorroidas. Para atenuar a ardência, recomenda-se a retirada das sementes.

Termogênicos na alimentação diária

Incluir alimentos termogênicos na dieta diária acelera o metabolismo.

Vale informar que não se deve utilizar óleo ou azeite nas conservas de pimenta, pois a presença destas substâncias podem causar reações químicas, responsáveis pelo surgimento de coceiras, irritações de pele e outros tipos de intolerância ou alergia.

O ideal é que a pimenta seja utilizada in natura ou seca, mas para quem prefere as conservas, o ideal é usar somente vinagre ou limão e alguns temperos secos (orégano, sal, sementes de coentro, etc…).

Canela

Possui propriedades estimulantes, e digestivas, além de contribuir para a saúde da pele. Pode ser utilizada como tempero (tanto em pratos doces como salgados), ou em forma de chá.

Chá-verde

Possui cafeína e catequinas. É altamente termogênico, desintoxicante, diurético e antioxidante. Deve ser consumido diariamente em forma chá, preparado por infusão para preservar suas principais propriedades.

Contraindicado para quem sofre de hipertensão.

Óleo de coco

Auxilia no metabolismo, no trânsito e funcionamento intestinal e combate o mau colesterol. Efeitos colaterais: Pode aumentar o triglicérides e causar diarreia.

Pode ser usado como temperos para saladas, em frutas, sucos e vitaminas.

Outros alimentos

Curry: Trata-se, na verdade, de um tempero formado composto a partir de vários ingredientes, como por exemplo, gengibre, cravo, canela, vários tipos de pimenta, cominho e cúrcuma. Embora pouco disseminado na culinária brasileira, o tempero pode ser utilizado em risotos, massas, farofas, entre outros.  Concentram em um único tempero, várias propriedades medicinais, podendo ser utilizada diariamente.

Mate: Atua como termogênico, acelerando o metabolismo, possui propriedades hiperglicêmicas e aumenta o colesterol bom.

Linhaça: Possui propriedades antioxidantes, termogênicas, imunológicas e reguladoras, entre outras.

Chia: Trata-se de uma semente rica em fibras e ácidos graxos ômega três, que pode ser consumida em frutas, sucos, saladas, farofas, gelatinas e onde a imaginação permitir. Se consumida diariamente, traz vários benefícios à saúde.

Todos estes alimentos podem ser agrupados em receitas de sucos, chás, mix ou vitaminas, bolos, tortas, entre outras, potencializando suas propriedades através de um cardápio nutritivo e variado.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *