Aveia para Emagrecer com saúde + Benefícios

A aveia é um cereal cheio de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. É a única fonte de um grupo de antioxidantes chamado avenanthramides, que age diretamente na saúde e bem estar cardiovascular.

Seu valor nutricional é alto e hoje é vendida de diversas formas, desde o grão até a farinha, pode ser utilizada como granola, farelos, em pães e bolos, mingaus, vitaminas, como leite de aveia e até mesmo como risoto. Ela é composta de carboidratos, proteínas, gordura e a fibras.

Conheça os benefícios da aveia:

Emagrecimento

A aveia dispõe de uma grande quantidade de proteínas, vitaminas, lipídios (gorduras insaturadas) e minerais, sua ingestão no café da manhã produz menor consumo de carboidratos no horário de almoço.

As fibras encontradas na aveia são mais solúveis do que outros grãos, isso faz com que a digestão seja mais lenta, aumentando a saciedade por mais tempo e a supressão do apetite. Como possui apenas 1% de sacarose seu índice glicêmico é baixo, fornecendo energia por mais tempo e reforçando os estoques de glicogênio muscular, diminuindo a fome e queimando mais calorias.

Na sua composição ainda encontram-se beta-glucanos que por serem mais solúveis em água tornam o bolo fecal umedecido e por isso facilita a eliminação das fezes, é ótimo para quem sofre com a prisão de ventre. Mas é importante ter em conta que estas fibras necessitam de água para poderem funcionar bem.

Mingau com chia, canela e cacau

Diabetes

A diabetes caracteriza-se pela anormalidade do hormônio da insulina, o que impede que o açúcar no sangue seja metabolização de forma correta.

Os beta-glucanos, responsáveis pela regularização de colesterol no sangue também se mostram eficazes no controle do açúcar no sangue. Eles podem sensibilizar e estabilizar a insulina, e em 4 semanas alterarem a dosagem de insulina aplicada.

Por ser rica em magnésio, um mineral que auxilia mais de 300 enzimas e em zinco, mineral estabilizador de hormônios, ela pode ajudar a prevenir e tratar a diabetes. Também é uma ótima opção para celíaco e para a redução do glúten.

A aveia pode ser utilizada em bolinhos doces ou salgados, pães e hamburgueres.

Colesterol

Os beta-glucanos ajudam a reduzir os níveis de colesterol e aumentar a excreção dos ácidos biliares, que auxiliam a degradação de moléculas de gordura.

Alguns estudos demonstraram que a aveia pode diminuir as concentrações do colesterol total e do colesterol ruim (LDL) devido a seus efeitos metabólicos. Ela aumenta a viscosidade da mucosa intestinal, evitando que parte do colesterol entre em contato com a parede intestinal, o que inibe sua absorção.

Também se atribui a inibição da produção de colesterol endógeno, pois a fermentação dos ácidos graxos altera o metabolismo do colesterol.

O consumo regular da aveia promove benefícios hipocolesterolêmicos e previnem a formação de acúmulos de lipídios. Além de possuir ação antioxidante, anti-inflamatória e antiaterogênica.

Ciclo menstrual e menopausa

A aveia é uma ótima opção para a tensão pré menstrual por conter propriedade ansiolítica, antidepressiva, calmante, digestiva, diurética, expectorante, laxante, nutritiva, remineralizante, tônico reconstituinte nervoso e vitaminizante.

Granola de aveia com frutas, iogurte e castanhas

Por conta do seu alto teor de vitaminas ela contribui para a reposição hormonal e auxilia a fortalecer o sistema imunológico. Durante a menstruação perdemos muito ferro, um mineral importante para a oxigenação do sangue. O fósforo é necessário para a estocagem de energia, o zinco para regular os hormônios feminino, estrogênio e progesterona, o que aliviam muitos os sintomas de irritabilidade e depressão.

Ainda conta com manganês, cobre, vitamina B1, cálcio, magnésio e selênio, minerais que fazem parte de reposição hormonal na menopausa e colaboram com a eliminação de radicais livres, impedindo o envelhecimento precoce.

O principal uso da aveia é para inchaços, pois possui propriedades anti-inflamatórios e emolientes que amolecem os tecidos inflamados, principalmente, da região pélvica, desinflamando e reduzindo as dores e cólicas.

Além de todos seus benefícios a aveia pode ser uma ótima substituta para a farinha de trigo, que é rica em glúten. O glúten é uma proteína de difícil digestão, aumenta o colesterol e produz substancias inflamatórias, ele está associado a perde de massa magra e ao hipotireoidismo.

Verifique as contra indicações dos produtos que você utiliza, opte por marcas orgânicas e integrais. Preze pelo equilíbrio, evitando excessos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *