4 incríveis Benefícios do Morango

Os morangos são frutos deliciosos, além de serem ótima fonte de vitamina C, K, B2, B5, B6 e B9, cobre, iodo, potássio, magnésio e silício.

Na quantidade de uma xícara de morangos há mais de 13% de fibra dietética, o que significa que mesmo sendo um carboidrato, não possuem calorias. Esta fibra também ajuda a manter uma digestão normal, o que diminui a pressão sanguínea.

Conheça as benefícios da morango:

Antioxidante

Os fenóis fazem parte da sua composição, são excelentes antioxidantes, como a antocianina que previne do câncer, tem ação anti-inflamatórias, aumenta o metabolismo do açúcar no sangue, colaboram com a produção de colagênio, mais do que o normal, e cumprem uma importante função de eliminar certa quantidade de ácido úrico  corpo.

As antocianinas também podem colaborar com a recuperação da função motora e perda de memória, pois acredita-se que elas  podem reduzir a perda de gordura do cérebro, um fator que caracteriza o envelhecimento cerebral.

morango

Prevenção de doenças

Devido a grande concentração de agentes antioxidantes como a quercetina e kaempferol, anti-inflamatórios, vitamina C e folato, o morango é uma ótima opção para a defesa contra células potencialmente cancerígenas, já que pode colaborar com a produção de glóbulos brancos e evitar a degradação das células saudáveis.  Além disso possui um componente chamado ácido elágico, que é uma substância que protege o DNA de mutações e evita a formação de novos vasos sanguíneos, o que impede o câncer de se alastrar.

Como o morango tem potencial para baixar a pressão arterial e garantir um bom funcionamento do sistema imunológico, ele pode diminuir a possibilidade de problemas relacionados com a idade, bem como a degeneração ocular, afastando cataratas e o aparecimento de manchas que causam a perda da visão.

Alto teor de manganês

Esse mineral atua como um antioxidante e anti-inflamatório, ajudando a combater os radicais livres e o estresse oxidativo, também colabora com a formação de tecido conjuntivo e estruturas ósseas, no crescimento, na reprodução e no metabolismo de carboidratos, aminoácidos e colesterol.

A deficiência deste mineral pode afetar a capacidade reprodutiva, a função pancreática e o metabolismo de carboidratos.

Ele ainda colabora com outras enzima, por exemplo a tiroxina, que é o principal hormônio na glândula tireoide, ajuda na absorção de vitaminas e na absorção de magnésio, sendo muito importante para a saúde dos ossos.

Concentração de Ácido Málico

O morango é ótimo para tratamentos de fibromialgia e síndrome de fadiga crônica, pois tem a capacidade de aumentar a energia e tolerância ao exercício.O ácido málico, composto encontrado no morango, é fundamental para a melhoria do desempenho muscular, pois reduz o cansaço e restabelece os níveis de energia, bem como evita a fadiga e melhora a clareza mental.

O ácido málico cumpre uma função vital para nosso corpo, uma vez que é um dos mais potentes desintoxicantes de alumínio. Ele ajuda a reduzir a toxicidade de alumínio do cérebro, o que pode ser usado em tratamentos de doença como o Alzheimer. Ele também ode reduz a quantidade de alumínio encontrada nos órgãos e tecidos do corpo e outro metais pesados.

O alumínio é encontrado em muitos produtos que consumimos e é extremamente prejudicial a saúde. Ele está em qualquer enlatado, desodorante aerosol, latas de refrigerantes e sucos e embalagens de alumínio, age desregulando nosso sistema hormonal, o que pode causar infertilidade, distúrbios menstruais, câncer de mama e próstata entre outros malefícios.

Este ácido também é indicado em usos cosméticos, já que é um adstringente natural,  remove a descoloração da superfície dos dentes sem prejudica-los com ácidos fortes e sem degradar o esmalte do dente.

Por seus compostos o morango pode auxiliar em doenças cardíacas, osteoporose e reestruturação óssea, melhorias para hipotireóide, aumento do sistema imunológico, estabilização hormonal e limpeza de metais pesados.

Pode ser consumido de diversas formas: em natura, saladas, pizzas, risotos, geleias, licores, tinturas. Inclusive, as folhas do morangueiro também podem ser utilizadas em infusões.

Opte por produtos orgânicos e de produção local. E lembre-se que o equilíbrio é a chave para uma alimentação saudável, evite excessos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *