Conheça 7 Benefícios do Abacate

O abacate é uma fruta muito completa, pois sacia a fome, nutre o organismo e auxilia na cura de muitas afecções. Ele ajuda a combater mal estar digestivo, constipação, reumatismo, gota, hidrata e trata problemas de pele, auxilia em menstruações difíceis e também é energizante e elimina ácido úrico. Pode se aproveitar as folhas, fruto e semente.

Saiba como utilizar o abacate em diferentes tratamentos:

Uso cosmético

O abacate pode ser usado como creme de anti-idade, pois é rejuvenescedora e cicatrizante. Ele também é tônico capilar e umectante.

O azeite pode ser agregado em shampoos para combater caspas e a queda de cabelo, também auxiliando no crescimento do mesmo.

Como preparar máscara facial de abacate: Utilize meio abacate, uma colher de sopa de azeite de oliva ou óleo de coco, uma colher de chá de mel. Amasse o abacate e adicione os óleos e o mel, aplique na face e deixe agir durante 15 minutos. Lave com água em abundância.

Diurético

Uma das principais causas do reumatismo é a quantidade de ácido úrico no sangue. Este ácido pode ser eliminado via urina e o abacate pode auxiliar na eliminação dessa toxina, tanto por ser diurético quanto por ser antiuricêmico.

O abacate também pode curar afecções urinárias por esta propriedade e por ser anti-inflamatório.Abacate

Emenagogo

As flores do abacateiro funcionam como emenagogo, propriedade de provocar e restabelecer a menstruação. Ele age em enxaquecas, cólicas menstruais e possui uma substância chamada glutationa, que reduz os efeitos do cortisol, diminuindo a irritação deste período. A glutationa também age na desintoxicação e na eliminação de toxinas, auxiliando na diminuição de inchaços.

Um ciclo menstrual regulado também pode proporcionar a redução dos efeitos da tensão pré-menstrual.

Como preparar: Utiliza-se 2 gramas de flores para 1 xícara de água. Ferva a água e deixe as flores em infusão durante 10 minutos. Filtre e beba em torno de 2 a 4 vezes durante o dia, nos dias que antecedem o período menstrual.

Massa muscular

Esta fruta pode oferecer 2 gramas de proteínas em 100 gramas da fruta, e sabemos que as proteínas são fundamentais para o ganho de massa magra, o abacate pode ser auxiliar para reduzir a proteína animal.

Alguns estudos comprovam que o abacate mantém o metabolismo mais acelerado, ajuda a reduzir o pico de insulina, assim podendo fornecer uma energia extra, a partir de fontes lipídicas muito saudáveis. Por obter ômega 9 na composição é auxiliar no emagrecimento ativando a queima da gordura localizada, principalmente na região abdominal.

O consumo regular de gorduras monoinsaturada também estimula a síntese de testosterona e de hormônios do crescimento, fatores que colaboram para a geração de musculatura.

Desconfortos estomacais

Além de inúmeras vitaminas e sais minerais, o abacateiro também é carminativo, colagogo, colerético, depurativo, digestivo, emoliente, estomáquico e por isso combate os gases do estômago e intestinos, estimula a produção e secreção da bílis, elimina toxinas, auxilia a digestão e alivia desconfortos gástricos.

As folhas frescas são utilizadas para curar as feridas na boca, estomatites, e fortifica as gengivas e os dentes.

Para auxiliar em diarreia e disenteria: Utiliza-se o caroço em formato de pó e tostado. Dissolva duas colheres de chá do pó em uma xícara de água fervida. Deixe descansar durante 10 minutos, filtre e beba.

Estimulante e afrodisíaco

Considerado um tônico cardiovascular ele pode aumentar os batimentos cardíacos e é especialmente rico em vitamina E, a vitamina da fertilidade, conhecida por aumentar o desejo sexual e a libido, e estimular a produção de testosterona, estrogênio e progesterona, ligadas a maior lubrificação vaginal e inchaço do clitóris. No caroço, concentra-se parte da força libidogênica do abacate, pode ser macerado em vinho branco ou em álcool cereal.

Fortalecimento do organismo

O abacate tem alta porcentagem de ácido fólico que é uma nutriente que auxilia a estimulação do sistema imunológico, durante a gravidez pode ajudar na boa formação do feto, mas deve-se consultar um especialista.

Ele é bom para o coração e possui beta-sitosterol, reduzindo o colesterol LDL, que é prejudicial. Também garante uma melhora na absorção de nutrientes, devido aos carotenoides. Ainda impede problemas respiratórios e oculares.

Verifique as contra indicações e opte por produtos orgânicos e locais. E sempre preze pelo equilíbrio, tendo cuidado com os excessos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *