Conheça 4 dos principais Benefícios da Cúrcuma ou Açafrão

A cúrcuma, também conhecido como açafrão da terra, é uma das medicinas mais poderosas, juntamente com o alho e o gengibre. Ela tem uma pigmentação muito intensa e pode servir de corante, o que fornece essa coloração é a curcumina, importante componente desta raiz.

A cúrcuma é muito utilizada pela medicina asiática tradicional, ela age como digestivo, carminativo, antioxidante, combate diarreia, é estimulante e pode ser usado de diversas formas.

Conheça os benefícios de consumir cúrcuma diariamente:

Anti-inflamatório

A curcumina é um forte anti-inflamatório, agindo no combate de invasores e reparando tecidos que foram afetados. Estudos comprovam que ela é tão poderosa que pode ter a eficácia maior que algumas drogas anti-inflamatórias.

Ela bloqueia uma molécula que aciona as inflamações no núcleo das células, impedindo o desenvolvimento de várias doenças crônicas, tais como cardiopatia, câncer, mal de Alzheimer e várias doenças degenerativas.

Sua ação anti-inflamatória tem efeito diminuindo o hormônio cortisona, o que impede o estresse e varias doenças vinculadas a ele. Pode aliviar dores de reumatismo, artrites, dores musculares, tendinites e enxaquecas.

curcuma açafrão

Possível tratamento para o HPV

Como a cúrcuma tem propriedades que revigoram o organismo, ela é ótima para combater o Vírus do Papiloma Humano, o HPV, assim como diversos tipos de câncer, principalmente o cervical.

A curcumina, com a sua ação antioxidante, rejuvenesce as células e potencializa o sistema imunológico, reduzindo a expressão do vírus HPV, ou seja, ela diminui o grau de infecção.

Ela apresenta valor nutritivo alto, que conta com a vitamina C e ferro, fortes aliados do sistema imune e também vitamina B6, que estimula a produção de neurotransmissores da felicidade, como a dopamina, noradrenalina e serotonina.

Antioxidante

Seu antioxidante pode ser melhor até mesmo que a vitamina E. Tem a função de eliminar os radicais livres, que são produzidos em massa, principalmente quando há exposição ao estresse, o que baixa a imunidade e deixa o organismo suscetível a ataques de bactérias, fungos e vírus e até mesmo ao surgimento e desenvolvimento de cânceres.

O polifenol curcumina, de ação antioxidante e anti-inflamatória, é o responsável pela cor amarela forte do açafrão. Ela é indicada para combater cânceres, como melanoma, mama, próstata. Pode ajudar a desintoxicar o fígado, é ótimo para a saúde do coração, auxilia a controlar diabetes, além de possui ação analgésica, antibacteriana e antisséptica.

Quando se trata de saúde cardiovascular, a curcumina ajuda a melhorar o funcionamento do endotélio, que é o revestimento dos vasos sanguíneos. O revestimento dos vasos é essencial para a regulação da pressão arterial, da coagulação sanguínea e a acumulação de colesterol.

Estimulante cerebral

A cúrcuma é indicada para tratamentos de lesões e reparos no cérebro, assim como para doenças degenerativas. Por conta da turmerona, o desenvolvimento de células troncos são estimuladas.

A curcumina pode aumentar os níveis de um dos condutores hormonais, este condutor é associado à depressão e o alzheimer. Como os neurônios podem formar conexões, se multiplicar e aumentar seu numero, a estimulação do hormônio do crescimento faz com que possa ajudar no tratamento para reverter muitas doenças cerebrais e decréscimos funcionais do cérebro.

O alzheimer surge por conta de proteínas beta-amiloides que se depositam e obstruem os vasos sanguíneos do cérebro, o que dificulta a oxigenação cerebral. Os curcuminoides ajudam a combater este depósito, sendo eficaz na prevenção e tratamento desta doença.

A depressão que é uma doença vinculada a redução de neurotrófico, neurotransmissores derivados do cérebro e relacionados ao hipocampo, a área que auxilia no aprendizado e na memória. Além de ativar os condutores ela estimula a síntese de serotonina e dopamina.

Como é excelente anti-inflamatório e antioxidante desempenham papel importante no funcionamento cerebral, sendo indicada para melhorar a memória e acelerar processos cognitivos.

A combinação com a pimenta negra facilita sua absorção, mas a cúrcuma pode ser utilizada tanto como tempero de comidas salgadas, quanto para comidas doces. Serve para colorir panquecas, pães, massas e por seu sabor suave também pode ser adicionado em sucos e vitaminas.

Verifique as contra indicações dos alimentos que você consome. Opte por produtos orgânicos e de produção local e preze pelo equilíbrio, evitando excessos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *