Conheça 4 poderosos Benefícios da Canela

A canela é uma especiaria muito conhecida e utilizada, poucas são as pessoas que não possuem esse tempero no kit cozinha da sua casa. Pode ser usada em formato de pó ou casca e serve tanto para doces quanto para salgados.

Seu aroma é intenso e bastante forte, em aromaterapia é utilizada para estimular o cérebro e a libido. Confira os benefícios dessa especiaria tão deliciosa, a canela:

Canela é Antioxidante

A canela é muito utilizada como antioxidante e por isso ajuda no bom funcionamento do organismo. Ela pode eliminar os radicais livres e as toxinas acumulada no corpo. Além de prevenir do envelhecimento precoce ela ainda é ótima para diversas funções.

Ela auxilia o sistema digestivo, acalmando o estômago, reduzindo a indigestão e aliviando dores e desconfortos, como inchaço e gases. Ela também ajuda a equilibrar o colesterol e os triglicerídeos e minimiza as chances de doenças do coração.

Sua composição é rica em ferro, cálcio e manganês, sendo ótima para tratar artrites, resfriados e cuidar dos tecidos conjuntivos e da glândula da tireoide.

Canela ajuda no Emagrecimento

A canela é muito famosa por participar da dieta de emagrecimento. Ela cumpre uma função muito importante que é na queima de gordura, auxiliando o corpo a transformar todos os ácidos graxos em energia. Isso só é possível porque ela pode acelerar o metabolismo, promovendo uma queima calórica maior e mais rápido que o normal ao longo do dia.

Ela também tem propriedades termogênicas, que são substâncias que ajudam o corpo a consumir energia de forma mais rápida. Além de acelerar o metabolismo essa propriedade pode auxiliar inibindo o apetite e definindo a massa muscular ou massa magra.

canela em pau e em pó

A Canela pode acelerar a menstruação

Varias mulheres já utilizaram a canela para fazer com que a menstruação descesse antes da data esperada. Ela realmente funciona porque a canela acelera o metabolismo e o fluxo sanguíneo, aquece o corpo e provoca contrações musculares no útero fazendo com que a menstruação desça.

Muitas pessoas acreditam que ela seja abortiva, e deve-se ter cuidado com as contrações e pelo fato dela provocar constrição sanguínea, ao mesmo tempo pode até ajudar na dilatação para o parto, mas você só deve consumir com o acompanhamento de uma doula ou um naturólogo.

Ademais destas propriedades a canela é útil para o alívio de cólicas menstruais e tem a função antileucorreica, impedindo os corrimentos vaginais comuns pós-menstruação.

A Canela tem propriedades Cosméticas

A canela também é muito utilizada na cosmética. Ela pode ser usada na confecção de cremes dentais e bochechos de higienização, pois alivia dores molares, combate o mau hálito e é um antisséptico bucal agindo também como antibiótico.

Pode compor tônicos capilares para quem sofre com problemas de perda de cabelo ou calvície. Sua função vasodilatadora faz com que o couro cabeludo se ative.

Para a pele também é ótima, pois é adstringente, fechando os poros, indicada para acnes espinhas e afecções da pele. Pode ser utilizada como mascara, juntamente com argila, como esfoliante ou como tônico.

Pode ser agregada em desodorantes para combate os pelos encravados, pela mesma função adstringente.

Como consumir

A canela é muito versátil, normalmente é usada em acompanhamentos de doces, ou com frutas assadas. Pode ser utilizada em vitaminas de leite, sucos, em receitas de bolo, e até mesmo para fazer lentilha e outros grãos. Ela pode ser uma ótima substituta para o chocolate.

Os chás são feitos por infusão quando estão em formato de pó, e por decocção quando em formato de casca.

Como fazer o chá de canela: Para fazer um chá energizante ferva por 30 minutos em 1 litro de água e coloque 1 pau de canela, um pedaço de gengibre fresco descascado e 1 colher de sopa de açúcar mascavo. Beba como preferir, mas tenha cuidado com o excesso.

Contra indicações

Hipertensos podem notar aumento da pressão após o consumo da especiaria. Pessoas com problemas cardíacos também podem notar seu efeito estimulante.

As gestantes devem evitar, e beber apenas com acompanhamento, pois pode causar aborto ou desconfortos uterinos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *