Conheça 5 benefícios do amendoim

O amendoim é um grão que pode ser consumido cru, torrado ou cozido. Além de deliciosos são muito benéficos para a nossa saúde, pois possuem uma composição nutricional muito energética.

As calorias são fonte de energia, o amendoim fornece 600 calorias para cada 100 gramas do grão, contém alta quantidade de gorduras boas e não contém o colesterol LDL. São ricos em vitaminas e minerais como o zinco, cálcio, magnésio, ferro e fósforo.

São reguladores hormonais, ajudam a calcificar os ossos, combater anemia e favorecem o sistema imunológico. Conheça mais benefícios do amendoim:

Saúde cardiovascular

Ricos em ácidos graxos monoinsaturados, o amendoim ajuda na redução do colesterol LDL, prevenir doenças arteriais e melhora a circulação sanguínea. O ácido oleico, um o antioxidante, melhora o fluxo sanguíneo e diminuição acumulação de gordura nas paredes arteriais. Também impede a coagulação do sangue.

Como são ricos em Vitamina E, colaboram com a redução de doenças do coração e derrames cardíacos. Essa vitamina diminui a atividade que comprime os vasos sanguíneos e provoca a pressão alta.

Prevenção do câncer

Seus antioxidantes são potentes e desaceleram o metabolismo das células cancerosas, inibindo o crescimento de tumores. Por conter ácido fólico ele é um grande estimulador do sistema imune, que por sua vez é muito importante na destruição de cânceres.

Ele pode inibir o desenvolvimento de nitrosaminas no estômago, impedindo cânceres de estômago e como age regulando hormônios femininos também podem ajudar a combater o câncer de mama.

Melhorar a Memória

Os bioflavonóides, encontrados na sua composição, ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo cerebral, em conjunto com a niacina (vitamina B3) que auxilia no aumento das atividades cerebrais e estimula a memória. Estes componentes ainda auxiliam na eliminação de toxinas químicas do organismo e melhoram a comunicação sinápticas das células, o que faz com que o cérebro retenha mais informações

O sistema nervoso  também precisa estar saudável para que transmissão de impulsos nervosos seja eficiente e as células possam se comunicar. A riboflavina, tiamina, ácido pantotênico, vitamina B2, vitamina B6, e folatos aumentam o fluxo de sangue para o cérebro e desempenham um papel fundamental na melhoria da sua saúde cognitiva.

Aliado na academia

O amendoim serve para quem quer criar massa magra, ou seja, é ótimo para uso em dietas de emagrecimento, dietas para criar músculos e dietas para engordar.

Como é rico em calorias, proteínas e gorduras boas, ele colabora com a redução da gordura da barriga, fornece mais energia em poucas quantidades de calorias, saciando a fome mais rapidamente.

Ainda é rico em minerais, vitamina E, complexo B, fósforo, magnésio, zinco, ferro e potássio e fibras.

As quantidades do consumo definem se ele aumentará ou diminuirá o peso, pois é rico em calorias e se consumido em grandes quantidades ajudará a criar mais massa. Pode ser uma fonte de proteína o que torna útil no processo de crescimento e desenvolvimento.

Aliviar TPM e estresse

O amendoim pode ajudar a combate o estresse, pois é rico em triptofano. Este aminoácido desempenha um papel fundamental na regulação do humor, pois auxilia na produção de serotonina. A vitamina B6 por sua vez auxilia a liberar esta substância.

A serotonina é um neurotransmissor com propriedades anti-depressivas, prevenindo a irritabilidade e a tensão. Como o amendoim é considerado relaxante, ele pode ser utilizado para amenizares dores da artrite e reumatismos. Seus folatos ajudam a regular os hormônios femininos, o que impede inchaços, dores e ainda melhora a fertilidade.

O amendoim pode ser consumido de diversas formas, em farinhas, como aperitivos salgados ou doces, em forma de óleo, em grão cozidos, torrados, como acompanhamento, em molhos e cremes, pasta de amendoim, bolos e pães, em sucos e vitaminas. Porém é importante ter em conta que é um alimento com bastante gordura e seu excesso pode levar a obstrução das artérias.

Muitas pessoas são alérgicas a amendoim e devem ter cuidado, também é fundamental optar por produtos orgânicos.

Lembre-se que a chave para uma alimentação saudável é o equilíbrio.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *