Benefícios do Melão de São Caetano

O melão de são Caetano é considerado uma erva daninha, ela é nativa e cresce por todo lado. Em forma de trepadeira, ela vai percorrendo cercas, postes, árvores e até mesmo se esparrama pelo chão.

Conta-se que antigamente as lavadeiras utilizavam esta erva como clareador de roupas e tirador de manchas em geral. Essa planta possui muitos benefícios, mas os principais são para regular a menstruação, controlar a diabete e prevenção do câncer. Veja abaixo:

Menstruação

As folhas do melão de são Caetano são afrodisíacas, isso significa que não só aumenta a libido como também a energia vital, fortalecendo o organismo, como um depurativo sanguíneo.

Para mulheres, ela é excelente pois é uma reguladora hormonal e do fluxo menstrual, é antibiótica, antiviral e antimicótica, além de tratar corrimentos vaginais. Ela age em cólicas e em menstruações difíceis.

Como qualquer outro chá, ele não é recomendado a ingestão em grandes quantidades, pois também é abortivo e inibidor da síntese proteica. Também é contra indiciada para pessoas que querem ter filhos, sem explicações maiores.

Como preparar: O chá da folha se prepara por infusão de 10 gramas de folhas secas por litro de água. Beba 3 xícaras por dia, durante o período menstrual.

melao sao caetano

Diabetes

Essa fruta é considerada antidiabética porque ela causa queda drástica da taxa de glicose sanguínea em poucas horas.

Alguns estudos dizem que o sumo da fruta tem uma porcentagem de 73 para 100 de tolerância a glicose e outros estudo dizem que extrato de frutas frescas e secas tem maior efeito na diminuição da glicose no sangue comparado ao uso via oral. O efeito apresentou uma redução glicêmica maior quando tomada em jejum, e pode ser uma futura substituta da glibenclamida, um medicamento sintético. Também não apresentou sinais de toxinas nos rins e fígado.

Recomenda-se comprar o extrato já pronto e verificar as indicações de quantidades a serem tomadas.

Anticancerígena

Uma de suas principais recomendações é para o tratamento de úlceras pépticas e em vários tipos de câncer, como leucemia linfoide, linfoma, coriocarcinoma, melanoma, câncer da mama, tumor de pele, câncer de próstata, carcinoma epidermoide de língua e laringe, carcinomas da bexiga humana e da doença de Hodgkin.

Alguns estudos em animais comprovam uma redução de 64% no tamanho do tumor de pâncreas com nenhum tipo de efeito colateral, mas ainda não foram estudados em humanos. Também foi descoberta que o suco de melão de são Caetano pode induzir a morte celular e ativar o metabolismo das células cancerosas de glicose, eliminando o que estas células precisam para sobreviver.

Como nenhum estudo está comprovado e tampouco existem descritas as devidas quantidades necessárias, pode ser adicionados os frutos e as folhas na sua alimentação. Os frutos podem ser comidos crus e as folhas em sucos.

Mais benefícios

Essa planta é muito completa e por isso é indicada para varias coisas.

A sua raiz é adstringente geral e da cútis, isso significa que é protetora dos tecidos e das mucosas, por isso é indicada para escabiose, cravos, acnes, infecções na pele. Para sarna e furúnculos utilizasse o suco da folha que é aplicado na região.

Também abre o apetite e é estimulante estomáquica, e pode ser purgativo e colerético. Seus frutos cozidos são utilizados como anti-helmínticos e elimina vermes. Pode causa vômitos.

Além de todas essas propriedades, ele pode auxiliar a combater a febre, enxaquecas, catarros, dores de ouvido e dores reumáticas.

Verifique as contra indicações e opte por produtos orgânicos e locais. E sempre preze pelo equilíbrio, tendo cuidado com os excessos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *