4 Benefícios do Eucalipto

O eucalipto é famoso por seu aroma adorável. Ele possui propriedades que protegem o inchaço nasal, agem como analgésicos, são desinfetantes e antissépticas, promovendo limpeza profunda.

Também possui o efeito antitérmico, que reduz a febre por diminuir a temperatura corporal que esta acima de 37 ºC, ele pode substituir a aspirina e o paraetamol.

Vejo os benefícios do uso do eucalipto:

Antisséptico

O cineol contido no eucalipto, é um composto com qualidades antissépticas, por isso é utilizado em pastas dentais, enxaguantes bucais e outros produtos de higiene dental. O eucalipto faz uma limpeza profunda, matando as bactérias que causam o mau hálito.

Além disso, ajuda a reduzir a quantidade de placa bacteriana acumulada sobre os dentes e gengivas, o que colabora com a saúde dental, reduz o sangramento das gengivas e ajuda a manter o bom hálito.

Doenças respiratórias

eucalipto

O óleo de eucalipto é considerado um dos melhores óleos para fazer inalações, ele alivia constipações nasais, auxiliando no tratamento de sinusite, rinite, gripe e outras doenças respiratórias.

A inalação é um remédio que alivia sintomas como congestão nasal, limpando o muco com suas propriedades antibacterianas e age como um descongestionante e desobstrutor de narizes entupidos, o calor também ajuda a matar o vírus do resfriado.

Recomenda-se não ingerir o óleo essencial de eucalipto, ter cuidado ao aplicar diretamente na pele, e não utilizado em excesso.
A inalação é fácil de fazer, porém pode ser um pouco desconfortável.

Como preparar a inalação: Ferva 500 ml de água, coloque em uma bacia, que deve estar sobre superfície estável. Adicione aproximadamente duas gotas de óleo essencial de eucalipto na água da bacia.

Cubra a cabeça com uma toalha grossa, mas tenha cuidado para não aproximar o rosto muito perto, pois o vapor pode causar queimaduras.

Respire profundamente o ar umidificado durante 10 minutos. Se desejar, faça algumas pausas para respirar ar puro.

Efeitos colaterais: Como as inalações são intensas e o ar úmido se torna pesado, pode causar dores de cabeça, tonturas, náuseas, cansaço e desconforto nasal e irritação.

Aromaterapia

Na aromaterapia ele estimula os sentidos e ajuda a limpar a mente, sendo muito útil para meditações. Também é aconselhado para acelerar o sistema nervoso, juntamente com o limão, pode ser um ótimo estimulante mental, afastando a fadiga e a apatia. Utilize 4 gotas de eucalipto para 2 gotas de limão em um difusor perto do seu ambiente de trabalho ou estudo.

Tratamento de pele

A compressa com as folhas de eucalipto podem auxiliar no processo de cicatrização de feridas e eczemas na pele e ainda serve como antissépticos, agindo como germicida, o que impede que a área afetada se inflame.

Como tem propriedades que promovem a limpeza também pode ser utilizado para limpeza de pele e para retirar maquiagens.

Como preparar o chá: Faça um chá com 3 folhas de eucalipto cheiroso picado e 2 cascas de limão. Se preferir pode ser adicionado hidrolatos de lavanda ou tea tree após cozimento. Cozinhe o chá por 5 minutos, espere esfria e com um pano ou gaze limpo, molhe e coloque em forma de compressa no rosto. Tenha cuidado para não se queimar.

O eucalipto ainda pode ser utilizado em xampus, auxiliando o diminuir o ressecamento e coceiras do couro cabeludo, em massagens para dores musculares e reumatismo, como antiparasitário e para combater tosses e catarros.

Verifique as contra indicações das plantas que você utiliza. Opte por produtos orgânicos e de produção local. Preze pelo equilíbrio, evitando excessos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *