5 Benefícios do Vinagre de Maçã para a saúde

O vinagre de maçã é um dos queridinhos dos produtos naturais. Ele serve para uma infinidade de coisas além de temperar nosso pratos, inclusive para produtos de belezas, produtos de higiene e limpeza doméstica e para eliminar diversas doenças.

Conheça os benefícios do vinagre de maçã:

Vinagre ajuda a Emagrecer

O ácido acético do vinagre de maçã pode reduzir o apetite, acelerar o metabolismo e a queima de gordura, e reduzir a retenção de líquidos, eliminando o acúmulo de toxinas.

Também é capaz de interferir na digestão de amidos, pois ele inibe a ação de várias enzimas e diminui a absorção de açúcar e amido, reduzindo a quantidade de calorias que entram na corrente sanguínea. O consumo de vinagre de maçã em conjunto com a comida, principalmente as ricas em carboidratos, ajuda a evitar os picos de insulina e pode manter os níveis de glicose controlados após as refeições.

Ele também aumenta a sensação de saciedade, evitando que você coma mais que o necessário e reduza a ingestão de calorias.

Como consumir: Consuma 2 colheres de vinagre de maçã, diariamente, antes das refeições ou com a salada.

Diabetes e Colesterol

O consumo desse produto ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Se consumido em jejum pode reduzir aproximadamente 4% da glicose sanguínea. Também promove a sensibilidade da insulina.

A presença de ácido clorogênico reduz o colesterol ruim, LDL, pois faz com que as partículas de gordura sejam oxidadas e mais facilmente eliminadas, consequentemente diminuindo o risco de doenças do coração e da hipertensão.

Como qualquer outro alimento, o excesso do vinagre pode ser prejudicial. Pode colaborar para o surgimento de gastroparesia, provocar a eliminação de potássio por seu efeito diurético, o esmalte do dente pode ser corroído pela acidez, assim como a garganta e o esôfago.

vinagre de maça

Antibacteriano e antifúngico

O vinagre de maçã é uma excelente fonte de ácido cético, o que anula a proliferação de diversos micróbios patogênicos no organismo. Ele é capaz de eliminar bactérias, e ao mesmo tempo promover o crescimento de probióticos, que são as bactérias da nossa flora gastrointestinal, como os lactobacilos.

Ele também é um antifúngico muito potente capaz de eliminar fungos de unha, tratar acne, limpar feridas e infecções no ouvido, e principalmente é indicado para eliminar a candidíase.

Como preparar: Aplique o vinagre de maçã diretamente na região afetada. No caso da candidíase feminina pode ser colocado em absorventes durante a noite.

Ele também pode ser ingerido com água.

Contusões

Um de seus componentes, o betacaroteno, é importante para a manutenção geral do corpo, pois é um antioxidante. O vinagre de maçã facilita a recuperação celular e o restabelecimento dos tecidos, ele é capaz se absorver o calor, diminuir a inflamação e aliviar a dor. Como é rico em potássio, um mineral essencial para a recuperação de músculos, nervos, ossos e do sistema nervoso, ele pode curar qualquer tipo de contusão.

Como preparar: Molhe um pano ou gaze limpo com vinagre de maçã, coloque sobre a região com hematoma durante 10 minutos. Repita quantas vezes for necessário até que o inchaço desapareça.

Se houver feridas, pode arder bastante, mas o vinagre é antisséptico e antifúngico, o que irá proteger de possíveis inflamações.

Limpeza do sangue

O vinagre de maçã ajuda a regular o pH do corpo, pois é um alcalinizante. Ele promove a eliminação de resíduos e toxinas acumuladas e promove uma sensação de bem-estar.

Nosso sangue precisa ser alcalino, pois é justamente no sangue que se situam a maior parte das doenças. O processo de neutralização ocorre a cada ingestão através dos tampões alcalinos no sangue, estes tampões também servem para neutralizar outros resíduos ácidos produzidos pelo nosso próprio corpo, como o ácido láctico, ácido acético, ácido carbônico e ácidos graxos.

Quando estes tampões se esgotam por uma má alimentação, abusiva em produtos ácidos, como refrigerantes, cafés, carnes, tabaco, os resíduos vão se acumulando no organismo e causando danos significativos a nossa saúde.

Essas toxinas criam pedras nos rins, ambientes propícios para bactérias, fungos e multiplicação de células cancerosas, também podem gerar perda de massa óssea e massa muscular.

 

Opte por produtos orgânicos e de produção local, sempre tendo cuidado com os excessos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *