Conheça as propriedades e benefícios da Argila

A argila é um material de origem mineral, coletada diretamente do solo e muito abundante na natureza. Ela é ótima para cuidados estéticos, tratamentos de beleza e terapias. O uso terapêutico mais conhecido é a argiloterapia.

No tratamento medicinal ela pode ser utilizada em forma de cataplasma e até mesmo ingerida em alguns casos. Cada cor de argila possuiu uma composição diferente e apresenta propriedades como anti-inflamatório, antitóxico, absorvente, antisséptico, analgésico, tonificante.

Em tratamentos estéticos ela atua tonificando a pele, auxiliando a drenagem linfática e promovendo a eliminação de toxinas. Saiba qual argila é a mais indicada para sua pele e para o seu tipo de tratamento:

Tipos e Usos da Argila

Argila verde

É a argila que possui a maior diversidade de minerais, apresenta pH neutro, e tem grande função absorvente. Ela é ótima para combater edemas, feridas, picadas de insetos e animais peçonhentos. Por ser analgésica e absorver toxinas também pode ser aplicada em dores musculares, articulares, prisão de ventre e cólicas menstruais.

No tratamento de peles oleosas, acnes, espinhas e cabelos oleosos ela é indicada, pois oxigena as células, é esfoliante suave, promove a desintoxicação e regula a produção sebácea.

Argila branca

A argila branca, ou caulim, possui um pH muito próximo da pele e por isso é indicada para absorção de oleosidade, clarear manchas e cicatrizes, peles ressecadas e envelhecidas.

A presença de manganês e magnésio impede o ressecamento da pele, combatendo as inflamações das acnes e pelos encravados. Esta argila é indicada para a fabricação de desodorantes, pois tem ação purificante, adstringente e remineralizante, ainda conta com efeito anti-séptico e cicatrizante.argila branca, marrom, vermelha, verde

Argila branca da Amazônia

Rica em ferro, alumínio, boro, potássio, cálcio e enxofre, ela hidratante e antioxidante. Seus nutrientes auxiliam na eliminar das toxinas acumuladas na superfície da pele e ativam a regeneração celular. Se você possui nós musculares, alergias sintomáticas, queratose (bolinhas na pele) e queloides essa argila pode ser muito útil.

Pode ser utilizada para a redução de rugas, gorduras localizadas e celulite.

A argila preta, ou lama negra, costuma ser mais cara, mas também cumpre com estas funções de rejuvenescimento.

Argila vermelha

É uma das argilas mais facilmente encontradas, ela é rica em silício e ferro, auxilia na ativação da circulação cutânea. É utilizada para tratamentos superficiais, em pele sensíveis ou com alergias, ajuda na redução de medidas e celulites.

O ferro presente na argila vermelha cumpre uma função importante na respiração e estabilização celular.

Argila amarela

Esta argila contém silício e alumínio, deve ser usada com mais cautela. É um bom esfoliante, porém deixa a pele ressecada, traz firmeza para a pele porque ajuda na formação de colágeno da pele, é especialmente utilizada em casos de flacidez, pós-parto, papo e olhos caídos.

Argila dolomita

Essa argila é utilizada para fabricação de pastas dentais, ela atuam no sistema nervoso, agindo como calmante. É rica em cálcio e magnésio, tem coloração branca pelo fato de passar por processos de purificação, o que a tornam mais propicia a ingestão.

Pode ser utilizadas para tratamentos antiestresse, cansaço físico e mental, perda de memória, déficit de atenção, hiperatividade, nervosismo, irritabilidade e insônia.

Por ser composta por muitos minerais a sua ingestão colabora com problemas digestivos, gastrites e ulceras, fortifica o sistema cardiovascular, diminui a pressão sanguínea.

Pode ser ingerida como chá, pílulas ou na fabricação de pasta dentais comestíveis. Ela é antisséptica, elimina o mau hálito e promove a limpeza bucal. Tem leve ação esfoliante, que colaboram com o branqueamento dental e repõe cálcio e magnésio, dois elementos essenciais para dentes fortes.

Ainda combate acidez, azia, diarreia, dores no estômago, gases e intoxicação alimentar.

Qualquer argila é facilmente encontrada em casas de produtos naturais e tem alta durabilidade com preços bem acessíveis. O tratamento por seu feito com água ou chás e tem rápida eficácia.

Lembre-se que o equilíbrio é a chave para uma vida saudável, evita excessos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *