Benefícios do Alho contra a Hipertensão + Receita de Água de Alho

Estudos comprovam: o consumo diário de alho, auxilia no tratamento da hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta. Chamamos de hipertensão, o aumento da pressão arterial. Trata-se de uma doença crônica, extremamente perigosa se não tratada adequadamente.

A patologia está também associada a fatores hereditários mas, principalmente, aos maus hábitos da vida moderna. Sedentarismo, maus hábitos alimentares, falta de atividades físicas, stress, tabagismo, consumo abusivo de álcool, entre outros fatores externos, são responsáveis por cerca de 95% dos casos de hipertensão.

Desta forma, é indispensável, a assimilação de hábitos que aumentem a qualidade de vida e o acompanhamento médico continuo nos casos de pressão alta.

Para auxiliar no tratamento, no entanto, estudos apontam o alho como um forte aliado no combate à doença. O bulbo é conhecido mundialmente por suas propriedades curativas, por conta de seus efeitos diuréticos, anti-inflamatório, antibiótico e antifúngico, entre tantas outras.

Rico em vitamina C, fósforo, cálcio, potássio, selênio e proteínas e zinco, combate desde gripes e resfriados até doenças degenerativas e o envelhecimento precoce, por conta de suas características antioxidantes.

Alho envelhecido por 20 meses, utilizado na produção de cápsulas

Os benefícios do Alho para Saúde

De acordo com pesquisas realizadas na Austrália e Estados Unidos, entre outros, o alho atua no controle da hipertensão, graças a uma substância chamada alicina – principio ativo responsável pela redução da pressão arterial.

Para tanto, são produzidas cápsulas com alho de cultivo biológico, cujo extrato é envelhecido por vinte meses, originando substâncias únicas e não encontradas em sua composição inicial.

O consumo in natura, também é indicado e utilizado a séculos em todo o mundo, mas o sabor e cheiro forte, faz com que o alho seja utilizado somente como tempero, em quantidade muito pequena. Para que as propriedades terapêuticas sejam efetivas no combate à hipertensão, no entanto, seria necessária a ingestão de uma grande quantidade diária do produto. A alternativa passa a ser, então, o consumo em cápsulas, encontradas em lojas específicas de produtos naturais ou farmácias de manipulação.

Para quem prefere uma opção mais caseira, a chamada “água de alho”, é a forma de consumo mais utilizada, de fácil preparo e bons resultados, auxiliando no combate à hipertensão, lembrando apenas que o remédio natural, em nenhuma hipótese substitui a medicação tradicional, mas pode somar esforços no controle das doenças relacionadas ao coração desde que com a devida aprovação e acompanhamento médico.

Isto por que, apesar dos inúmeros benefícios produzidos pelo consumo do alho, existem as contraindicações. Suas propriedades anticoagulantes, podem potencializar hemorragias, não devendo ser consumido em períodos próximos a intervenções cirúrgicas ou tratamentos dentários que impliquem em sangramento.

Quem faz uso de hipoglicemiantes, também não deve ingerir alho em forma de cápsulas ou medicamentos, ainda que caseiros, pois o bulbo reduz os níveis de açúcar no sangue.

O uso tópico não deve ser administrado em crianças por conta de possíveis reações alérgicas na pele. As contraindicações valem apenas para o uso de suplementos à base de alho.

A utilização do produto como tempero de alimentos, não acarretará nenhum dano.

Água de Alho para Hipertensão

"Água de Alho" para baixar a pressão sanguíneaIngredientes: 

  • 03 dentes de alho
  • 400 ml de água mineral ou filtrada

Modo de preparo: Amasse com uma faca, somente uma vez, os dentes de alho. Coloque na água, junto com as cascas, ainda que soltas, em um recipiente de vidro devidamente esterilizado, para não contaminar o produto. Tampe e deixe descansar por, no mínimo, 6 horas.

Se preferir, prepare à noite para ser consumido no dia seguinte, quando poderá ser coado e consumido aproximadamente 30 minutos antes das refeições.

Obs: O sabor forte pode não agradar no início, mas em poucos dias nosso paladar estará adaptado ao consumo.

Rendimento: 3 xícaras

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *