Os benefícios do Abacate+ Receita do Chá de folhas e sementes

Utilizada em receitas culinárias das mais simples às mais exóticas, o abacate é muito consumido no Brasil e outros países do continente americano. Possui, além de grande valor nutricional, varias propriedades medicinais, que podem ser encontradas, inclusive na casca da árvore, nas folhas e sementes da fruta, fazendo do abacateiro uma verdadeira fonte de saúde.

A árvore,  pode chegar a 20m de altura. Suas folhas podem ser verdes ou castanho-claras, sendo muito utilizadas devido suas propriedades diuréticas. O chá composto de folhas de abacateiro também é bastante utilizado no tratamento de dispepsias, dores de garganta, bronquite, catarro, tosse, rouquidão, prisão de ventre, dores de cabeça, nevralgias, dores musculares, cansaço e cálculos renais e biliares, sendo ingerido ou aplicado em forma de emplastos, em alguns casos.

Embora no Brasil, seu consumo mais comum seja em forma de vitaminas ou amassado com açúcar, na alta gastronomia a fruta também faz muito sucesso, em saladas, guarnições e acompanhamentos.

Os índios utilizam a semente para curar e prevenir várias doenças, entre as quais, diarreias, problemas renais, dores musculares, epilepsia, furúnculos, e problemas na tireoide e catarata e picadas de mosquito, inclusive do Aedes Aegypti, que transmite a febre amarela, dengue, chikungunya e zika vírus.

Os princípios ativos presentes na semente, agem no combate à problemas estomacais, previne a formação de úlceras gástricas, doenças bacterianas e virais, diarreias e inflamações gastrointestinais.

O caroço de abacate também auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, alivia sintomas de inflamações articulações,como artrites e artroses, reumatismo, e osteoporose e reduz os riscos de doenças cardíacas, ajudando a  controlar o colesterol no sangue, por conta de altas quantidades de fibras dietéticas e inibindo a formação de placas bacterianas. Estimula o funcionamento da vesícula biliar e trata distúrbios da menstruação.

Abacate

Seu alto teor de manganês pode acelerar o processo de regeneração de fraturas ósseas. Ajuda a aumentar o bom colesterol, por conta de gorduras monoinsaturadas que agem na  dilatação dos vasos sanguíneos, protegendo as artérias e bloqueando agentes causadores de câncer.

Trata-se ainda, de um poderoso antioxidante natural, devido a uma substância denominada glutationa, que combate o envelhecimento e melhora o aspecto da pele.

O chá da semente de abacate também pode ser utilizado em dietas de emagrecimento, por conta de sua propriedade termogênica que contribui na eliminação de gorduras localizadas.

Principais propriedades do abacate

Colagoga, Colarética, Depurativa, Digestiva, Antidiarréica, Anti-helmíntica, Anti-idade, Afrodisíaca, Antianêmica, Antiuricêmico, Balsâmica, Carminativa, Cicatrizante, Diurética, Emenagoga, Emoliente, Estomáquica, Rejuvenescedora, Tônica capilar, Vermífuga, Vulnerária, Umectante, Anti-inflamatória, Antirreumática, Antioxidante, Antisséptica das vias respiratórias, Antissifílica e Antitênia.

Outro mineral presente na fruta é o ferro, essencial para o fortalecimento do organismo, evitando a anemia. As vitaminas auxiliam a visão, o crescimento de ossos e dentes e renovação das células. além de facilitar o metabolismo de carboidratos. Protegem o organismo contra cardiovasculares e doenças de pele. A conhecida vitamina C, combate a infertilidade, tem ação anticancerígena, aumenta a imunidade e combate infecções.

Os benefícios podem ser utilizados através do chá da semente, das folhas e do consumo da fruta.

Chá de folha de abacateiro

Para ingestão:

Folha de abacate - expectorante

Folha de abacate – expectorante

  • 1 colher de sopa de folhas frescas de abacateiro picadas
  • 2 xícaras de chá de água mineral ou filtrada

Modo de fazer: Leve a água ao fogo e desligue antes que atinja o ponto de ebulição (fervura).  Acrescente as folhas picadas, tampe o recipiente e deixe descansar por aproximadamente 10 minutos. Adoce a gosto (exceto para diabéticos ou dietas de emagrecimento).

Este chá pode ser consumido diariamente, duas vezes ao dia.

Para emplastos:

  • 03 colheres de sopa de folhas de abacateiro picadas
  • 3 xícaras de chá de água.

Modo de fazer: Ferva as folhas picadas juntamente com a água, por aproximadamente 3 minutos. Mantenha o recipiente tampado durante a fervura para evitar a evaporação do líquido.

Chá de semente de abacate

  • 01 semente de abacate fresca
  • 01 litro de água mineral ou filtrada

Modo de fazer: Triture (no liquidificador ou processador de alimentos), um caroço de abacate fresco. Em seguida, coloque a semente triturada na água bem quente. Deixe descansar por aproximadamente 15 minutos. Coe e guarde em um recipiente de vidro por no máximo 2 dias.

Este chá pode ser consumido duas vezes ao dia.

Cuidados: Embora não existam contraindicações relatadas sobre o uso de folhas e sementes do abacateiro, vale lembrar que mesmo produtos naturais, não substituem o tratamento sob orientação médica.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *