Conheça os benefícios da Avenca: Receita do Chá

Essa é uma planta normalmente usada com fins ornamentais, ela é delicada e frágil, nasce em ambientes úmidos, mas tem o poder de repelir a água. Além de ser linda e aromática, ela também é usada para afastar as más energias e tem muitos benefícios medicinais.

Ela pode ser uma ótima planta decorativa para apartamentos com baixa luminosidade, pois é um planta que adora ambientes úmidos e sombreados. É preciso ter cuidado para não ingerir plantas de floriculturas porque normalmente são tratadas com substancias impróprias para consumo.

Confira em quais problemas essa planta pode auxiliar você e como pode colaborar para uma vida mais feliz.

Combate tosse e catarro pulmonar

Ela é anti-inflamatória, depurativa sanguínea, elimina secreções pulmonares e é antibacteriana. Por possuir propriedades antioxidantes e estimulantes, além de proteger, da força ao sistema imunológico.

Como preparar: Utilize 50 gramas de avenca seca para 1 litro de água, 1 xícara de açúcar mascavo e 6 cascas de limão.

Ferva a água e faça uma infusão das folhas secas de avenca durante 15 minutos, com o recipiente tapado. Filtre e reserve. Coloque o açúcar em uma panela e vá mexendo até que ele derreta e se pareça com melado.

Depois, quando todo o açúcar estiver castanho, acrescente o chá de avenca e as cascas de limão e deixe ferver por alguns minutos. Filtre e reserve em vidro escuro. Se quiser pode acrescentar mel após esfriar.avencaAInchaços

Os inchaços ocorrem pelo excesso de água nas células, eles podem indicar disfunções da glândula tireoide, problema de rins e bexiga, mas também pode ser causados pela gravidez, cansaços nas pernas, retenções menstruais, sintomas pós-cirúrgicos ou por motivos de infecções. A avenca é emoliente e amolece os tecidos, desinflamando infecções. Ela também é diurética, eliminando toxinas pela urina e acabando com a retenção urinária.

Como preparar: Utilize 10 gramas de avenca seca para 1 litro de água. Ferva a água e deixe em infusão por cerca de 10 minutos, com o recipiente destapado. Filtre e beba de 2 a 3 xícaras durante o dia, com intervalos menores que 12 horas, diariamente até que o problema desapareça.

Também pode ser usado externamente, com banhos e compressas, utilizando 20 gramas por litro. O sal e o vinagre podem auxiliar a desinchar e acabar com a dor.

 

Uso cosmético

A avenca contém ácido tânico e mucilagem, que retém a água, oferecendo um amolecimento nos tecidos e protegendo de inflamações, também é protetora de peles secas e delicadas, pois forma uma fina película sobre a pele.

Age também como adstringente, anti seborreica e tônica. Sua função antioxidante e estimulante contribui para o crescimento do cabelo.

Como preparar: Faça a decocção de 100 gramas de avenca seca em um litro de água, deixe ferver durante meia hora. Filtre e aplique-o em fricções diárias no couro cabeludo.

Ajuda a evitar a calvície, caspas e queda de cabelo.

Saúde feminina

O conhecimento empírico diz que ela também é uma reguladora menstrual, que pode dar forças a parturiente na hora do parto e que seu uso em excesso pode ser utilizado como contraceptivo, já que ela causa a inibição da ovulação. Como é um conhecimento empírico deve ser confirmada por especialista na área, principalmente para gestantes.

Também é indicado consultar as contra indicações de ingerir uma planta em excesso.

Como preparar: Utilize 5 gramas de avenca seca para 1 xícara de água. Deixe ferver a água, coloque sobre a planta e espere descansar aproximadamente de 10 a 15 minutos, com o recipiente destapado. Espere amornar, filtre e beba de 2 a 3 xícaras ao dia, durante o período menstrual.

Diabetes

Essa planta potencializa a produção de insulina, ou seja, a glicose é destruída com mais agilidade. Devido a essa propriedade ela não é indicada para hiperglicêmicos, e apenas deve ser consumida por diabéticos com acompanhamento de um especialista.

Como preparar: Consulte um especialista para ver as quantidades indicadas para você.

Verifique as contra indicações dos produtos que você utiliza e sempre preze pelo equilíbrio, evitando excessos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *