6 Benefícios da Romã + Receita do chá

A romã é uma fruta exótica e muito deliciosa, possui grande quantidade de água, baixo conteúdo de gorduras e pouquíssimas calorias, o que pode ser ótima para uma dieta de emagrecimento. A sua composição é rica em potássio, cálcio, ferro e fósforo, magnésio e sódio. Também possui vitamina A, B6, C e E.

O uso mais comum é da fruta, mas sua casca também pode ser utilizada, embora não seja comestível in natura.

Ela contribui para o emagrecimento já que é rica em polifenois, diminuindo o apetite e aumentando a sensação de saciedade, também previne o envelhecimento precoce da pele, fortalece o sistema imunológico, reduz inflamações e ainda possui outras propriedades muito benéficas:

Conheça os usos medicinais da romã:

Antioxidantes benéficos para o Alzheimer

As punicalaginas, antioxidantes encontrado no suco e na casca da romã, apresentam atividade antioxidante 3 vezes mais potentes que o vinho tinto e o chá verde. Este antioxidante tem se mostrado mais eficaz no combate de doenças degenerativas, devida a grandes quantidade de compostos fenólicos, que são os principais para regeneração das células.

O extrato ou pó da casca de romã é capaz de inibir a atividade da enzima acetilcolinesterase, que age de forma destrutiva nas terminações nervosas, favorecer a sobrevivência dos neurônios, e reduzir as placas amilóides o que dá a manutenção da memória.

O extrato pode ser feito com álcool cereal e casca de romã limpas e sem uso de agrotóxicos. Ou pode ser feito o pó da casca seca, para ser adicionado na alimentação e em sucos.

Como preparar: Utilize 20 gramas de cascas de romã para 100 ml de álcool cereal. Em um pote esterilizado coloque os dois ingredientes e deixe em ambiente escuro durante 60 dias. Após filtre e beba 20 gotas ao dia. Consulte um especialista.

Romã

Câncer de próstata

Atualmente, o câncer mais comum em homens é o câncer de próstata.

O extrato de romã ainda tem sido estudado, mas há indicativos que pode reduzir a velocidade da reprodução das células de câncer e induzir a apoptose das células defeituosas. Alguns estudos descobriram que o suco de romã em uso diário aumenta o tempo de duplicação do câncer em aproximadamente 4 vezes.

Ela também pode ser útil no tratamento de outros cânceres, mas seus estudos são voltados principalmente para a cura do câncer de próstata.

Hipertensão, doenças cardíacas e diabetes

A hipertensão é uma das principais causas de infartos e derrames e alguns estudos comprovam há uma redução significativa de alterações arteriais após consumir 1 copo de suco de romã por dia, durante 2 semanas.

A romã possui na sua composição o ácido ‘punicic’, que é o principal ácido gordo na fruta e é encontrado na sua semente, este ácido pode ajudar a proteger o organismo de vários processos do sistema cardíaco e das doenças do coração. O colesterol e triglicerídeos altos, um fator contribuinte, pode ser minimizado com o óleo de semente de romã consumidos diariamente, durante 4 semanas.

Por ser um ótimo redutor do colesterol LDL, o colesterol ruim, ele também pode auxiliar no processo de limpeza dos tecidos e tem um efeito notável para pessoas com diabetes do tipo 2.

Impotêncial sexual e frigidez

A romã é considerada um poderoso afrodisíaco, já que pode melhorar o desempenho sexual para quem a consome com regularidade. Ela também pode melhorar o humor e aliviar o estresse, dois fatores que contribuem para uma vida sexualmente satisfatória.

O consumo de romã ajuda a melhorar a vascularização, irrigando a região pélvica. Alguns fitoquímicos, como o ácido fenólico e elágico, encontrados em grandes quantidades na romã estimulam a libido. Tanto em homens, quanto em mulheres, a quantidade de testosterona, o hormônios sexual, aumentou em até 60%.

Os tratamentos costumam ser feitos com a própria fruta ou extratos de casca, já o chá serve apenas para gargarejos em casos de infecções da garganta e não deve ser ingerido.

Como preparar o chá: Utilize 3 colheres de casca de romã seca para 1 xícara de água. Ferva a água e deixe as cascas em infusão durante 10 minutos. Filtre e faça gargarejos de 2 minutos.

Verifique as contra indicações dos alimentos que você consome. Opte por produtos orgânicos e de produção local e preze pelo equilíbrio, evitando excessos.

Comentários
  1. Faustina

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *