Conheça os Benefícios da Losna, Artemísia ou Abisinto

Ela também é conhecida como Artemísia, a planta de Arthemis, a deusa da caça, da vida selvagem, da fertilidade, da virgindade e dos partos. No Brasil é chamado de losna, mas é utilizada medicinalmente por todos os continentes, na medicina oriental, por exemplo, em tratamentos de moxacombustão é usada diretamente ou indiretamente para curar dores ou pontos de acupuntura.

Ela é considerada uma planta completa porque trabalha com nervos, rins, estômago, útero, intestino, fígado, também é tônica e anti-inflamatório, porém seu poder de cura é suave e ela pode ser tóxica se ingerida em grandes quantidades.

Você pode utiliza-la conscientemente e sem medo para as seguintes afecções:

Cólicas menstruais

Seu principal poder é vinculado ao feminino. Ela é emenagoga, estimulante do fluxo menstrual podendo aumentar ou diminuir o fluxo, dependendo da situação, é analgésica e sedativa, sendo ótima para mulheres que têm cólicas e outras dores relacionadas com o período menstrual.

Ela pode regular a menstruação, auxiliar nos transtornos menstruais, ajuda a acalmar a ansiedade e a fraqueza no corpo, e é ótima para vaginite, corrimento que pode ocorrer após a menstruação.

Como preparar: Para cólicas menstruais, toma-se a infusão de 1 colher de chá de folhas seca em 1 xícara de água quente. Cobrir com água e deixar repousar por 5 minutos, com o recipiente tapado. Tomar 2 a 3 xícaras ao dia, durante o período menstrual.

Para menstruações difíceis, toma-se infusão de 30 g de flores e folhas secas, em 1 litro de água fervente. Beba em jejum 1 xícara pela manhã, nos 4 a 5 dias que antecede a menstruação

Não ultrapasse a dose máxima diária de 200 ml de chá.

Feridas e cortes

A losna é cicatrizante, antimicrobiana, anti-inflamatória e antisséptica. Antigamente usava para sanar feridas.

Deixe macerar 20 gramas de folhas secas em 500 ml de azeite de oliva durante 24 horas e aplique na ferida ou corte.

Vermes

O chá de losna também é um potente anti-helmíntico e vermífugo, combatendo solitárias tapeworm e tênia solium. Normalmente após beber o chá, toma-se um laxante para auxiliar na eliminação.

Como preparar: Ferva 1 litro de água para 10 gramas de losna fresca. Deixe em infusão durante 10 minutos com o recipiente tapado. Filtre e beba 3 vezes ao dia.

Xarope tônico

Por ser uma planta supercompleta e possuir propriedades que revigoram e estimulam o organismo é usada como tônico. Além de ser antirreumática, carminativa, diurética, hepática, estomáquica, depurativa, digestiva.

Como preparar: Utilize uma bebida alcoólica de sua preferência, pode ser cachaça ou vinho. Coloque 20 gramas de folhas de losna dentro com mel. E deixe repousar por 10 dias.

Consuma apenas uma colher de chá por dia.

Anemia

A losna também é antianêmica e aumenta o apetite. Pode ser utilizado o mesmo chá que se usa para cólicas menstruais, mas evite toma-lo por mais de 10 dias seguidos.

Nervosismo e insônia

Age como calmante, antiespasmódica e antinevrálgica, aliviando tensão e ansiedades.

Utiliza-se o chá em decocção de uma colher de sopa de raízes em ½ litro de água. Ferver durante 15 minutos. Tomar ½ xícara, 4 vezes ao dia.

Aromaterapia

A Artemísia, na aromaterapia, promove purificação de corpo físico, mental e espiritual, ela é ideal para situações onde a vibração errônea dificulta o entendimento. Ela também é a erva da mulher, e é utilizada para recompor o Eu feminino, ajuda a mulher a encontrar o seu papel, de integração e sensibilidade. É ótima para mulheres que precisam fazer papeis masculinos, ou que não conseguem assumir a sua feminilidade, normalmente mulheres que têm problemas menstruais.

Algumas contra indicações, já que essa planta pode ser muito tóxica: ela é abortiva, pode causar úlceras quando ingerida por tempo prolongado. Também pode interferir no efeito de medicamentos, como os contraceptivos, anticonvulsivante, infecções de vias aéreas, antidepressivo e infecções fúngicas.

Apesar de informar as contra indicações, recomendaria para quem tem interesse em utilizar esta planta por algum período mais longo, seja de modo aromático ou para sanar doenças, consultar um especialista no assunto.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *