Conheça os benefícios e como utilizar as sementes de mamão

O mamão é uma das frutas mais saudáveis que existem, e além da fruta oferecer diversos benefícios para a saúde, você também pode utilizar as sementes do mamão, pois são comestíveis e podem contribuir para a saúde do nosso organismo. Elas são ricas em proteínas, vitamina C, Magnésio, Fósforo e Cálcio.

Ela é utilizada em diversas funções, como no ganho de massa muscular, estimular a circulação sanguínea, auxiliar na constipação e na eliminação de vermes e parasitas. Com tanto benefícios, você nunca mais vai jogar no lixo as sementes do mamão, aprenda como utiliza-las:

Desintoxicação do organismo

O consumo regular de poucas quantidades de sementes de mamão pode auxiliar na limpeza do fígado, eliminando as toxinas do organismo e pode aumentar a capacidade da eliminação de toxinas através do fígado. Elas também têm notável eficiência para tratar cirroses hepáticas, doenças renais e insuficiência renal, também é uma ótima laxativa e esfoliante. A presença de papaína faz com que o bolo alimentar seja corroído sem danificar as paredes do estômago, isso faz com que a digestão seja mais tranquila.

Como preparar: Utilize 5 sementes de mamão. Seque as bem e moa num liquidificador ou mixer. Faça uma mistura juntamente com uma colher de sopa de suco de limão. Consuma 2 vezes ao dia por um período de 30 dias.

Se você não gostar do sabor picante também pode utiliza-las frescas e inteiras, e consuma durante um período de 45 dias.

Antiparasitas

As sementes do mamão tem função antibiótica, e podem matar bactérias como a Escherichia Coli, Staphylococcus e Salmonela. Também funcionam muito bem em desintoxicações alimentares. Elas também são antivirais e ajudam a curar infecções virais, inclusive de dengue.

Mas a principal substância das sementes, conhecida como proteolítica, são enzimas que quebram as proteínas. Essas proteínas são onde os parasitas e seus ovos se encontram, assim sendo um eficiente antiparasita. Estes tipos de enzimas também tornam o seu ambiente gastrointestinal inapropriado para o crescimento e reprodução de vermes e solitárias, o que reduz significativamente a chance de infecção por parasitas. Além disso, elas ainda contêm uma substância única conhecida como carpaine que serve para eliminar vermes e amebas.

Como preparar: Você vai precisar de 7 sementes secas e moídas. Prepare um chá em infusão. Ferva 1 xícara de água e despeje em cima das sementes moídas, tape o recipiente e deixe descansar durante 15 minutos. Você pode adoçar com um pouco de mel quando esfriar e adicionar limão para ter um gosto um pouco mais agradável.

Beba 3 xícara ao dia, durante uma semana.

Sementes de Mamão

Sementes de Mamão

Prevenção do câncer

Alguns estudos afirmam que as sementes de mamão pode auxiliar o corpo a combater o rápido desenvolvimento de tumores cancerígenos. Foi descoberto que há certos compostos imunomoduladores na semente, que agem como retardadores na formação e no desenvolvimento de células cancerosas e tumores.

Estes componentes, os benzil isotiocianatos, podem prevenir o câncer da mama, câncer de próstata, leucemia, câncer do cólon, assim como o câncer do pulmão e de pâncreas.

Como é um método preventivo se recomenda mastigar cerca de 7 a 10 sementes a cada 3 dias ou fazer infusões de sementes de mamão. Não existem contra indicações para o consumo diário.

Alimentação saudável

As sementes de mamão em pó também servem como substitutos para a pimenta e a mostarda e pode ser agregada em vários molhos com sabor salgados ou sabores fortes. Ele pode ser utilizado na comida, em saladas ou em pratos picantes.

Como preparar: Utilize 1 colher de sopa de sementes frescas e moídas de mamão, 1 xícara de óleo de açafrão, meia xícara de vinagre de maçã orgânico, 2 colheres de açúcar mascavo, 2 colheres de sopa de suco de limão, uma pitada de sal, 1 colher de chá de cebola picadinha e 1/2 colher de chá de páprica.

Misture tudo e sirva com a salada.

Verifique as contra indicações dos alimentos que você consume. Opte por produtos orgânicos e de produção local. Preze pelo equilíbrio, evitando exageros.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *