Conheça os benefícios do Capim-santo

Essa planta é conhecida como capim limão ou capim cidreira. Muitas vezes confundido com a citronela, o que as diferencia é o seu cheiro, o capim santo possui um aroma que lembra o limão e também a erva cidreira (melissa), e esse aroma é bastante suave, já a citronela possui um aroma intenso lembrando o eucalipto.

Conheça os benefícios dessa planta super fácil de encontrar:

Tratamento para ansiedade

Ela é calmante, usada como antidepressivo e ansiolítica. Age baixando a pressão e pode causar sonolência.

Em uma sociedade que sofre muito com a ansiedade e a depressão, acarretando também problemas como a gastrite, a insônia e o estresse. Esse chá é ótimo para beber antes de dormir, mas caso não queira ficar sonolento, o gengibre é um estimulante que vai bem com essa erva.

Como preparar: Utilize um punhado de capim santo para ½ litro de água. Ferver a água e coloque as folhas em infusão durante 10 minutos, com o recipiente aberto. Como as folhas contêm bastante óleo essencial é importante deixar destapado.

Filtre e beba 1 xícara 3 vezes ao dia, o ideal é beber o chá meia hora antes do café da manhã, do almoço e do jantar.

capim santo capim limão

capim santo

Dores musculares e nevrálgicas

O capim santo tem funções analgésicas e antitérmica, ele age proporcionando calor, amortecendo os tecidos, o que causa uma leve sensação de conforto e alivio das dores. Por ser antiespasmódico, ele ajuda a aliviar os espasmos musculares e esta sendo associado ao aumento da capacidade do corpo para reparar tecido conjuntivo danificado.

Ele pode ser utilizado como compressa, cataplasmas com argila ou como unguento.

Como preparar: Preparar o chá, como citado acima. Espere esfriar, mergulhar um pedaço de pano limpo, ou gaze e aplique na região dolorida. Deixe atuar por cerca de 15 minutos a 1 hora.

Prepare o chá e acrescente argila até que vire uma pasta, aplique na região dolorida e deixe repousar por 1 hora.

Para preparar o unguento, esmague 1 xícara de raízes de capim santo em 1 colher de sopa de óleo de coco. Faça uma massagem circular para nevralgias e reumatismos.

Limpeza dos dentes e gengivas

Você já ouviu falar que o limão pode clarear os dentes? A controversas a respeito, por ser um ácido muito potente, o capim limão possui ácidos que podem colaborar com o branqueamento dos dentes sem ser tão agressivo. Ele ainda contém propriedade antibacteriano e desinfetante, livrando sua boca de germes e outros visitantes, ajudando a manter a saúde bucal de forma natural e sem químicos.

Como preparar: Utilize 1 colher de raízes frescas e fatiadas em pequenos pedaços em 1 xícara de chá de água em fervura. Faça bochechos, 2 a 3 vezes ao dia, após a escovação.

Não utilize produtos com álcool no enxaguante bucal.

Suco relaxante

Essa planta pode ser muito versátil, além de ter um aroma delicioso, vai bem no chimarrão e em preparação de sucos. Ela também cumpre com varias outras funções, podendo diminuir febres e dores de cabeça, auxiliar no trato digestivo, agir como expectorando eliminando secreções dos pulmões e é um grande depurador sanguíneo.

O suco de capim santo com maracujá pode potencializar a dieta, queimando a gordura localizada, afinando a cintura e diminuindo a ansiedade, o que inibe o apetite. Ainda oferece pequenas quantidade de vitaminas A, do complexo B (B2 e B5), C, cálcio, ferro, fósforo e potássio.

Como preparar: Utilize 3 maracujás, ½ xícara de capim santo, 10 folhas de hortelã e 1 pedaço de gengibre. Bata tudo no liquidificador  e coe se desejar. Para adoçar prefira mel ou açúcar mascavo.

Tenha cuidado com o uso externo, pois pode queimar a pele, assim como o limão. Também não é indicada para hipotensos, podendo causar desmaios.

Evite excessos, o equilíbrio é a chave de uma saúde impecável.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *