Chá de Gengibre e Canela para Emagrecimento

Na luta contra a balança é difícil encontrar uma dieta, por mais complexa de que seja que não permita ou inclua a ingestão de chás. As receitas também são inúmeras, permitindo variação diária no cardápio de bebidas. Desta forma, com tantas opções, vale a pena optar por ingredientes que apresentem propriedades adicionais e sabor agradável, adicionando às suas receitas, um ingrediente bem peculiar: qualidade de vida.

Dentre os produtos mais utilizados na composição de chás para emagrecer estão o gengibre e a canela, duas especiarias muito apreciadas tanto pelo gosto quanto pelo cheiro bem característico que cada uma oferece.

Benefícios da Canela

A casca da árvore, originária do sul da Índia, auxilia no emagrecimento por que possui óleos essenciais que aceleram a produção de saliva e sucos gástricos, estimulando a digestão e acelerando o metabolismo.

Suas propriedades terapêuticas, no entanto, vão muito além disso. A especiaria, se consumida regularmente, diminui os níveis de açúcar e colesterol ruim no sangue. Prevenindo e auxiliando no combate à diabetes tipo 2. A canela também age como antifungos e possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, amenizando inflamações que acontecem nos tecidos internos, por conta da ingestão de gorduras, frituras e alimentos processados, causando, entre outras, as doenças cardíacas. Ou seja, canela também faz bem para o coração.

Além disso, a especiaria é rica em fibra dietética, ferro, cálcio e manganês, aliviando a prisão de ventre, atuando como laxante leve e prevenindo câncer de cólon de útero. Possui  propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres e prevenindo o envelhecimento precoce. Por fim, estudos comprovam que o cheiro da canela estimula a memória.

Nos processos de emagrecimento, a ingestão de canela aumenta a temperatura do corpo, estimulando a queima de gorduras e elimina a vontade de comer doces, podendo até ser substituir o açúcar.

Gengibre e Canela

Benefícios do Gengibre

O gengibre, especiaria também originária da Índia e China, utilizada desde a idade média inclusive no continente europeu, chegou ao Brasil logo após o descobrimento, sendo de pronto incorporado a vários pratos típicos.

A raiz possui propriedades afrodisíacas, antibióticas, anti-inflamatórias, aromáticas, anti asmáticas, antigripais, antidepressivas, antissépticas, conservantes, estimulantes, expectorantes, tônicas, diuréticas e digestivas, entre outras. Como se pode perceber, motivos não faltam para incluir a especiaria na dieta diária de toda a família.

A especiaria é rica em substâncias pouco comuns, como o canfeno, zingibreno, felandreno e zingeroma, além de sais minerais e vitamina B6. Possui substâncias com propriedades antioxidantes que combatem o envelhecimento, melhora o aspecto da pele, tonificando e renovando o brilho. Graças a sua ação anti-inflamatória e antisséptica, combate da acne e psoríase.

Nas dietas de emagrecimento, o gengibre estimula a produção de ácido clorídrico, responsável pela digestão dos alimentos. Trata-se também de um poderoso diurético, que estimula as funções renais e hepáticas. Desta forma, evita a retenção de líquidos, que causam inchaço e aumentam o peso.

Se consumidas diariamente, em forma de chás, tempero ou incluídas em sucos e outras receitas, as duas especiarias estarão proporcionado mais saúde e qualidade de vida
Diante de tantos benefícios, nada melhor que juntar as duas especiarias em uma mesma xícara de chá.

Receita de Chá de Canela e Gengibre

Chá de canela e gengibre

Para uma xícara de chá, você vai precisar de:

  • 1 rodela de gengibre de aproximadamente 1 cm
  • 1 pedaço de canela em pau
  • 1 xícara de água mineral ou filtrada

Modo de fazer: Ferva a água, desligue o fogo e adicione o gengibre e a canela. Tampe o recipiente e deixe descansar por aproximadamente 10 minutos. Se preferir, adicione algumas gotas de adoçante.

Vale lembrar que os chás atuam como auxiliares nos processos de emagrecimento, desde que introduzidos em uma dieta alimentar balanceada. Por si só, os chás não produzem efeitos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *