Chá para Insônia e outras dicas

Falta de atenção, dificuldades de concentração, irritação, mal humor, perda de apetite e dores de cabeça são apenas alguns dos sintomas provocados pela falta de sono. Por conta destes e outros fatores, a insônia já é considerada como um problema de saúde pública.

A doença é caracterizada pela dificuldade de iniciar ou manter o sono contínuo durante um período ideal para descanso. Ainda que ocasional, a insônia deve ser investigada,  pois com o tempo, pode tornar-se crônica, desencadeando vários outros problemas de saúde

O distúrbio pode estar estar associado à transtornos de ansiedade, excitação, estresse, fibromialgia, problemas na tireoide e outros distúrbios metabólicos hormonais, substâncias estimulantes, bebidas alcoólicas e problemas emocionais. Algumas mudanças de hábitos e algumas receitas caseiras podem auxiliar o sono, mas é importante que um médico seja sempre consultado.

Chás e alimentos para insônia

O maracujá, o lúpulo e a erva-cidreira são plantas medicinais que possuem propriedades calmantes, não contêm contraindicações e quando utilizadas em conjunto são ainda mais eficazes em caso de insônia. Veja mais abaixo:

Lúpulo - propriedades calmantes

Lúpulo

O lúpulo é uma planta utilizada na fabricação da cerveja, sendo responsável pelo cheiro e sabor amargo da bebida.

Contém óleos essenciais, responsáveis por suas propriedades calmantes e ansiolíticas, anti-sépticas, antifúngicas e antioxidantes, combatendo os radicais livres e consequentemente o envelhecimento precoce. Possui vitaminas B6, C e  e apesar do gosto amargo , possui uma fragrância leve e agradável, sendo indicado inclusive para problemas de insônia.

Maracujá

Maracujá - Calmante Natural

Fruta muita conhecida no Brasil, o maracujá possui várias propriedades nutricionais, além de possuir uma substancia chamada passiflorina, responsável por sua ação calmante. A fama da planta é comprovada cientificamente, podendo ser utilizada como calmante, relaxante e facilitador do sono.

O suco natural concentrado, ingerido meia hora antes de dormir é a melhor opção, mas chás e sobremesas feitos com o sumo da fruta também podem ajudar.

Erva-cidreira

O nome erva-cidreira é utilizado no Brasil, para denominar duas plantas diferentes, dependendo da região. Ambas apresentam propriedades calmantes, porém a mais utilizada é a também chamada de capim-cidreira ou capim-santo.

Chá de Lúpulo, Maracujá e Cidreira

Ingredientes

Erva-cidreira

  •  01 (uma) colher de chá de flores de lúpulo
  •  01 (uma) colher de sopa de folhas de maracujá
  •  01 (uma) colher de sopa de erva cidreira
  •  200 ml de água fervente

Como Preparar: Coloque todos os ingredientes numa panela e deixe ferver por, aproximadamente, 5 minutos. Espere amornar, coe e beba 1 xícara deste chá 4 vezes ao dia.

Vale lembrar que a insônia pode ser sintoma de várias doenças, físicas ou emocionais, sendo necessário, sempre acompanhamento médico para o diagnóstico e tratamento.

Como acabar com a insônia: Dicas

Tenha horários regulares: nosso organismo possui o que chamamos popularmente de”relógio biológico” que nada mais é do que a capacidade de adaptação e adequação das funções biofisiológicas à nossa rotina diária. E neste ponto, atente bem: para que haja adaptação à rotina é necessário que esta rotina exista. Simples assim. Estabeleça horários regulares para o sono e a alimentação, principalmente.

Procure estar em casa no mínimo três horas antes de dormir. Use as duas primeiras horas para alimentação, banho e atividades com a família.

Reserve a última hora para alguma atividade de relaxamento. Pode ser leitura, música ou até mesmo televisão. Evite, no entanto, que tais atividades se tornem excitantes. Por exemplo: Livros com carga muito dramática, música alta e ritmo agitado ou programas e filmes que envolvam violência ou temas dramáticos. Estudos apontam que as comédias são recomendadas antes do sono, pois aliviam a tensão e o estresse acumulados durante o dia.

Alimentos que possuem cafeína ou qualquer outra substância estimulante, devem ser evitados no período noturno.

Vá para a cama somente no horário de dormir. Assistir TV, ler, planejar o dia seguinte, navegar na web, nada disso deve ser feito na cama. Se quiser conforto durante tais atividades, procure um sofá ou uma rede aconchegante, mas a cama, não! Acostume seu cérebro a associar o local com o comando: cama – sono.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *