Como controlar Hipertensão com Chás e outras receitas

A hipertensão é tensão acima do normal exercida pelo sangue sobre as paredes dos vasos de um determinado órgão. A causa pode ser por prisão de ventre e más digestões, colesterol ruim e triglicerídeo em alta, distúrbios hepáticos, do pâncreas e da tireoide, mau funcionamento dos rins e desregulação da pressão, diabetes, entupimento das artérias e fatores hereditários.

O uso de álcool, tabaco, má alimentação, sal, café e o estresse também podem provocar alterações da pressão.

Saiba abaixo como controlar a hipertensão com dicas simples aliadas aos cuidados médicos:

Chás para baixar a pressão arterial

O consumo de chás hipotensores, que causam diminuição da pressão sanguínea, pode ser benéfico. Utilize: Passiflora, melissa e alho.

Já os chás diuréticos favorecem a eliminação rápida de toxinas, estimulando também as funções renais. Boas opções são: Cavalinha, cabelo de milho e quebra pedra.

Por fim, os chás desinfetantes que garantem a limpeza e a desinfecção que são consideradas como principais métodos de prevenção de doenças. Poderá ser feito com: Espinheira santa, pulmonária e gengibre.

Como fazer os chás: Você pode preparar um chá com 3 ervas, beber durante uma semana e escolher outras 3 ervas ou beber um chá por dia.

As folhas e flores se preparam em infusão de 5 grama de cada erva para 1 xícara. Já as raízes e bulbos se preparam por decocção de 30 minutos, com 2 pedaços por xícara.

hipertensao

Limão: Depurativo e Tonificante

O limão cura mais de 180 doenças, ele é o melhor alcalinizante encontrado, além de ser antibiótico e estimulante do sistema imunológico. Existe um tratamento com limão que é um potente purificante sanguíneo.

Como fazer: Ele começa com um suco de 01 limão, sem água e sem açúcar pela manhã em jejum. Segundo dia com um suco de 2 limões. E assim por diante ate o décimo da com um suco de 10 limões.

Após o décimo dia, diminui-se para 9 limões, depois 8 limões e assim por diante até o vigésimo dia, em que se toma apenas o suco de 01 limão. Quatro meses depois da primeira cura deve-se repeti-la, opcionalmente aumentando-a para uma proporção de duplicação por dia.

Deve-se evitar o contato com o limão nos dentes, pois como é um alimento ácido pode acabar corroendo. Recomenda-se usar canudinho para que vá diretamente para a região extrabucal.

Berinjela: Contra o Colesterol Alto

O colesterol alto pode acarretar a aterosclerose, que é o entupimento das artérias com substâncias, como gordura e colesterol, impedindo que o sangue flua com eficácia.

A berinjela pode ser grande aliado no combate ao colesterol e triglicerídeos, sendo comprovada em estudo diminuir até 30 % devido a ação antioxidante, entre eles os flavonoides, mais presentes na casca do legume, que facilitam essa redução do LDL e previnem do envelhecimento precoce.

Ela também atua na destruição da gordura corporal, podendo eliminar até 5 kg por mês e atua na diminuição de açúcar no sangue.

Como preparar: Utilize 2 berinjelas para 1 litro e meio de água, corte fatias cruas da berinjela e deixe macerando dentre de uma jarra. 12 horas após beba essa água sempre que tiver sede, o ideal é trocar a berinjelas todos os dias, e ingerir esta água durante 15 dias.

Outras ervas que podem ser úteis o colesterol é a casca de romã, alcachofra, abacateiro, chapéu de couro, macaé, salsaparrilha, sete-sangrias, tarumã.

Alimentos que devem ser evitados

O sódio é um grande vilão para quem sofre hipertensão. Ele leva à retenção de líquidos, que aumentam o volume de sangue no corpo e pressionam as artérias elevando a pressão arterial. Alimentos embutidos, congelados e todos os alimentos ultraprocessados que necessitam de conservantes usam muito sal.

Gorduras animal, como carnes, leite e queijos também deveriam ficar de fora da lista de compras.

Alguns chás também tem propriedades hipertensora como o dente de leão, a Tribulus terrestris, falso boldo, alecrim, erva doce, cebola.

Verifique as contra indicações dos alimentos que você ingere e sempre preze pelo equilíbrio, evitando excessos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *