Como aliviar Dores Musculares e Contusões

O reumatismo muscular é possivelmente uma grande causa das dores musculares, elas também podem surgir com infecções, como a gripe e outras doenças que afetam os tecidos conjuntivos, a fibromialgia, uma doença que tem como sintoma as dores musculares.

Por vezes, as dores podem ser causadas pelos movimentos repetitivos e pesados, causando distensões na musculatura, o uso de alguns remédios (para pressão arterial, por exemplo), estatinas para reduzir o colesterol, impurezas no sangue, especialmente ácido úrico que se deposita nos músculos e o uso de drogas.

Existem muitas plantas que podem aliviar as dores e até trabalhar diretamente na causa, evitando o uso de produtos químicos que produzirão mais toxinas em nosso organismo.

Extratos para uso externo: Arnica, Babosa e Erva de São João

Arnica é analgésica e anti-inflamatória. Ela pode ser usada como pomada e é feitas com o extrato de flores frescas, também pode ser usada diretamente na pele ou como chá usado em compressa para relaxar a musculatura lesionada.

Para preparar o extrato de arnica é simples: 20 g de flores frescas ou raízes e folhas secas em 100 ml de álcool cereal. Em um frasco escuro, deixe macerar por 10 dias, sempre movimentando a mistura. Coe e guarde em um recipiente de vidro. Pode ser diluir em água no momento do uso, na proporção de 1 parte de extrato para 5 partes de água.

Aloe Vera é uma das plantas mais indicadas, pois é adstringente, auxiliando a desinflamar tecidos, é anestésica e anti-inflamatória.

Para retirar seu gel da babosa é simples: basta cortar as laterais, que possuem espinhos e dividi-la ao meio. Se você quiser, pode tirar a baba para agregar em extratos ou pomadas.

A erva de São João é excelente e seu extrato pode ser ingerido. Ela é analgésica, antiespasmódica, aliviando tensões, anti-inflamatória e antirreumática. Ela também ameniza cólica e sintomas de depressão.

Como fazer o extrato da erva de São João: Utiliza-se 1 parte de folhas fresca para 5 partes de álcool cereal. Deixe repousar em frasco escuro esterilizado durante 45 dias. Após coe e reserve em um recipiente de vidro.

Óleos essenciais

A hortelã é um sedativo natural e relaxante muscular. Reduz o inchaço nas articulações, cura lesões dos tecidos moles.

A cânfora é antinevrálgica, antirreumática, calmante e sedativa, auxiliando a minimizar as dores nos nervos, articulações e musculares.

A flor de lavanda, por exemplo, é conhecido como um dos mais eficazes relaxantes musculares naturais, pois possui flavonoide, cânfora, eucaliptol, tem propriedade sedativa, relaxante muscular, analgésico, refrescante e ativa circulação periférica.

Chás: Maracujá e Manjericão

Passiflora, também conhecida como flor de maracujá, além de bonita contém muitas propriedades, especialmente o fato de que as pétalas possuem agentes antioxidantes (fitoesteróis e flavonoides) e proporcionam uma ação relaxante e analgésica.

Como fazer o chá: Usa-se 5 gramas de erva seca para 1 xícara de água. Ferva a água e coloque sob a erva, tape o recipiente e deixe descansar por 10 minutos. Filtre e beba antes de dormir, durante uma semana. Pode ser ingerido 3 vezes ao dia, mas pode causar sonolência.

O manjericão é adaptógeno, podendo ser estimulando ou calmante, ele age na tensão, relaxando os músculos e tem propriedades analgésicas e calmantes.

Como fazer o chá: Utiliza-se 5 gramas de erva fresca para 1 xícara de água. Prepare como o passiflora, por infusão e beba 3 vezes ao dia, durante uma semana. Pode ser usado na alimentação.

Use Gengibre

Em um estudo foi comprovado que a ingestão de gengibre pode reduzir as dores musculares e nas articulações, inchaço e rigidez em até 63% em dois meses. Por conter gingerol na sua composição, o que impede a produção de hormônios que desencadeiam a dor, agindo como um analgésico natural muito eficaz.

A dosagem recomendada é de 1 colher de chá gengibre em pó ou 2 colheres de chá de gengibre picado nas refeições diárias. Pode ser ingerido via chás, xaropes, balas e no prepare de alimentos.

Além disso, você pode incluir na sua alimentação o limão e a maçã que eliminam o ácido úrico do corpo, um dos causadores de dores. A pimenta caiena também é amplamente utilizada nos lares para receitas culinárias e sua eficácia tem sido comprovada no alívio e tratamento rápido da dor causada por cãibras musculares.

Tenha uma alimentação mais leve e saudável, faça alongamentos e tenha cuidado com movimentos repetitivos e a má postura. Verifique as contra indicações dos alimentos que você consome e preze pelo equilíbrio, sem excessos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *