Benefícios das Propriedades Medicinais da Pitanga

Genuinamente brasileira, a pitanga, conhecida e utilizada em grande escala pelos mais conceituados chefes de cozinha do mundo, é uma fruta de aspecto gracioso, formas exóticas e cores vibrantes. A pitangueira, se espalhou pela floresta tropical e hoje pode ser encontrada , em países da América do Sul e América Central, América do Norte, Ilha das Madeiras e África.

Trata-se de um fruto altamente cobiçado, não somente nas cozinhas mundiais, mas também por designers que utilizam a forma da fruta em diversas criações, como joias, utensílios domésticos e decorativos.

A fruta, in natura, não é comercializada em grande escala, por conta de sua fragilidade. A pitanga é muito sensível ao peso e ao calor e dificilmente chegaria intacta ao seu destino final, após um trajeto muito longo. Por conta disso, embora seja uma planta nativa, seu custo tende a ser muito alto.

Com o aprimoramento de técnicas de embalagem e transporte pela indústria de alimentos, esta “pequena notável” começa a aparecer em supermercados e casas do ramo e já não é tão difícil encontrá-la para o consumo no dia a dia.

Uma árvore adulta, quando cultivada em pequenos espaços na zona urbana, atinge altura máxima entre 2 e 4 metros e pode ser perfeitamente utilizada como uma planta ornamental.

Vale dizer, no entanto, que o pitanga não é o único produto da pitangueira. Na indústria de cosméticos, por exemplo, seu extrato é utilizado na fabricação de produtos variados para cabelos e pele por conta de seus princípios ativos que hidratam e revitalizam, além de sua ação antioxidante que combate o envelhecimento precoce.

Pitangueira

Pitangueira

Propriedades Medicinais da Pitanga

Na medicina alternativa, frutas e folhas são utilizadas há centenas de anos. Os cientistas, por sua vez, buscam na planta, substâncias que possam ser utilizadas na prevenção e tratamento de algumas doenças.

A planta é utilizada em tratamentos naturais contra doenças como reumatismo, febre, problemas de estômago, diarreia, hipertensão, malária, febre amarela e verminoses, entre outras. Também é aplicada em dietas de emagrecimento, por conta de sua ação diurética.

Fonte de vitamina A, vitamina C, ferro e iodo, também deve ser incluída na alimentação, em forma de chá ou polpa congelada. Para quem tem um jardim ou um pequeno espaço de terra em casa, vale a pena plantar uma muda.

Com tantas utilidades, a pitanga merece, sem dúvida, um lugar de destaque na medicina caseira. Desta forma, selecionamos algumas receitas elaboradas a partir das folhas e frutos da pitangueira:

Receitas à base de Pitanga

A folha de pitangueira tem um óleo essencial que possui propriedades adstringente, por conta de um alto teor de uma substância chamada tanino. A presença de hidroxiácidos, auxiliam no tratamento de acne e sintomas do envelhecimento.

O limão também possui propriedades adstringentes, mas deve ser evitado no caso de peles muito sensíveis ou com manchas. Importante também frisar que qualquer produto caseiro para a pele, onde se inclui o limão,somente poderá ser utilizado à noite.

O rosto deve ser muito bem lavado pela manhã, antes de qualquer contato com a luz do sol. O uso de protetor solar também é altamente recomendado. O própolis, por sua vez, tem propriedades antissépticas, antibacterianas e antioxidantes.

Máscara Contra Acnes Para Pele Oleosa

Ingredientes:

  • 5 folhas de pitangueira (de preferência frescas, mas na impossibilidade, podem ser secas, adquiridas em casas de ervas).
  • 1 xícara de chá de água
  • suco de meio limão
  • 3 gotas de própolis

Modo de Preparo: Pique e amasse bem as folhas de pitangueira em um copo ou outro recipiente até que esteja completamente macerada. Este processo fará com que a planta libere o óleo presente na folha.

Adicione a água fervente. Abafe o recipiente até esfriar e acrescente o suco de limão e o própolis. Faça a mistura pela manhã. À noite, antes de dormir, lave bem o rosto com sabonete líquido apropriado para o seu tipo de pele.

Seque o rosto e aplique a emulsão de pitanga, com o auxílio de um chumaço de algodão. Durma com o produto na pele e enxague abundantemente assim que levantar.

Chá de Pitanga

Chá de Pitanga: contra diarreias, doenças respiratórias e pressão alta

Chá de pitanga

Este chá pode ser utilizado como tratamento auxiliar em casos de diarreias infantis, bronquites, tosses, febres e pressão alta. É importante lembrar que trata-se de um tratamento paliativo, ou seja, que irá aliviar os sintomas, mas a doença, seja qual for, deve ser diagnosticada e tratada por um médico.

Ingredientes:

  • 10 folhas de pitanga fatiadas
  • 1 litro de água mineral ou filtrada

Modo de preparo: Ferva a água e retire do fogo. Adicione as folhas de pitanga bem picadas, abafe o recipiente por no mínimo 5 minutos e depois coe.

Nos casos de diarreia, tomar meio copo (crianças) ou um copo inteiro (adultos), após cada evacuação. Para os demais casos, duas xícaras por dia, de manhã e à noite.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *