Conheça 5 receitas naturais para Cabelos Cacheados

Você conhece a técnica NO POO e LOW POO? Este é um método de lavagem, principalmente para cabelos cacheados, que utiliza produtos capilares com pouca ou nada de espuma, eles são compostos por agentes de limpeza de caráter leve, não agredindo a fibra capilar e sem retirar a proteção natural do couro cabeludo. Ou seja, a espuma que costumamos achar que é a responsável pela limpeza, na verdade é muito mais responsável pela agressão e ressecamento capilar.

Isso não quer dizer que você deve abolir todos os xampus da sua vida, mas sim, ter cuidado com produtos com sulfato, petrolato e óleos minerais. Seguem algumas receitas naturais para o cuidado e fortalecimentos dos seus cachos:

Umectação e hidratação

A umectação e a hidratação são dois processos muito importantes para a saúde capilar. A umectação massageia a fibra capilar e nutri os fios, já a hidratação repõe a água e lipídios, necessários para o fio continuar resistente, maleável e brilhante.

A hidratação pode ser feita com mingau de amido de milho, abacate, banana e mel. Eles hidratam, dão brilho, força e maciez. Você pode usar cada um em processos separados ou fazer uma pasta com todos os ingredientes. Independente da composição aplique nas madeixas e deixe agir por 15 minutos. Após lave.

A umectação pode ser feita com babosa, óleos vegetais como azeite de oliva, óleo de rícino, óleo de abacate, óleo de coco e amêndoa doce.

Aplique em todo o cabelo deixando-o bem úmido, coloque uma touca para segurar a umidade e aguarde 15 minutos. Após, lave com água e limpe seus cabelos com xampus leves ou com argila.

Limpeza sem químicos

A argila é tão mágica que é capaz até de limpar seus cabelos. Ela contém muitas propriedades benéficas para o couro cabeludo, é remineralizante e a receita é super fácil de fazer.

Como preparar: Utilize 3 colheres de sopa de argila, 100 ml de água, 5 gotas de óleo essencial de sua preferência e Óleo vegetal (opcional)

Misture todos os ingredientes muito bem e coloque em um recipiente de fácil aplicação, por exemplo, os potes usados para armazenar maionese caseira, que contém um biquinho e não fazem tanta sujeira.

Aplique na raiz e massageie, tenha cuidado para que todo o cabelo esteja com o creme. Lave e seu cabelo estará totalmente limpo.

cachos

Condicionador

O vinagre de maçã é sempre querido quando falamos em saúde capilar, isso não poderia ser diferente com os cachos. Ele é rico em ácido málico e pectina, duas substâncias benéficas aos cabelos, pois doam maior hidratação e brilho aos fios. Ele também pode ser usado pós química,pois irá neutralizar ou devolver acidezaos fios que foram alcalinizados.

Você pode usar somente o vinagre com água, ou acrescenta-lo em um condicionador sem silicones, sem óleo mineral e sem parafina.

Como preparar: Utilize 1 parte de condicionador para uma ou duas partes de vinagre de maçã. Misture bem e aplique nos seus cabelos. O cheiro de vinagre não irá permanecer por mais que 10 minutos.

Finalizador gel de linhaça

Para finalizar todo o tratamento, a limpeza e a beleza dos crespos, nada como definir cada cacho para dar toda a vida que ele possui. A receita também é muito fácil.

Como preparar: Coloque uma xícara de água em uma panela com uma colher grande e cheia de sementes de linhaça, espere ferver, misture até que a textura se pareça com um gel. Desligue o fogo, espere amornar, coe e aplique nos cachos apertando-os para ativa-los.

Você pode colocar algum óleo essencial para aromatizar e fortificar o cacheado.

Óleos essenciais

Os óleos essenciais são fundamentais para qualquer tratamento medicinal e de cosmética, eles possuem todas as propriedades da planta concentradas em poucas gotas. Algumas plantas que são utilizadas especificamente para os cabelos:

Alecrim, orégano e pimenta negra aumentam o crescimento capilar;
Camomila éanti-inflamatórias, combate irritações, alergias, coceiras;
Copaíba promove hidratação, cuidando da pele e cabelos;
Hortelã estimula crescimento de cabelos;
Limão Siciliano reduz a oleosidade;
TeaTreeé imunoestimulante e antimicróbicoacaba com caspa.
YlangYlang reduz a oleosidade excessiva do couro cabeludo e face.

Confira os ingredientes utilizados em seus produtos e escolha marcas que trabalhem com compostos naturais e biodegradáveis.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *