Remédios Caseiros para Dor de Ouvido

A dor de ouvido pode ser um sintoma de infecção ou inflamação causadas pelo acúmulo de secreção, por conta de gripes, resfriados ou outras doenças respiratórias, pela entrada de água ou colocação de objetos que podem ainda, causar o rompimento dos tímpanos. Também existem alguns motivos secundários, como por exemplo, problemas dentários ou na mandíbula.

Este tipo de transtorno costuma ocorrer principalmente em crianças, por conta da exposição à friagens e imunidade ainda baixa, já que os anticorpos vão se criando, conforme as infecções vão surgindo. Também não é raro uma criança colocar objetos, caroços e várias outras coisas, como brincadeira, no nariz e ouvido.

Em todos os casos, a consulta médica é essencial para diagnosticar a causa da dor. Na hipótese de febre além da dor, esta consulta deverá ser realizada urgentemente, pois o aumento da temperatura indica infecção, podendo inclusive, prejudicar a audição de maneira irreversível.

Muito comum em bebês, a dor de ouvido pode ser identificada através de sintomas de irritação, quando a criança balança a cabeça, esfrega a mão nos ouvidos e perde o equilíbrio. Às vezes, a criança não chora, somente resmunga, e tem dificuldades para dormir, virando a cabeça de um lado pro outro. Choro repentino pode ser sinal de dor latejante.

Como já citado, a procura por orientação médica é necessária, mas existem algumas medidas caseiras bem simples, das quais podemos lançar mão para atenuar a dor até que se consiga uma consulta, ou durante à noite, já que a dor costuma piorar ou até surgir de repente no período noturno.

Dicas e tratamentos bons para dor de ouvido

O velho método da fraldinha quente, é sem dúvida bem eficaz e não trará riscos de agravar a saúde da criança, ou adulto que seja. Aqueça o pano com um ferro, com o cuidado de verificar se a temperatura não está muito alta para não queimar a pele ao invés de aliviar a dor. Coloque o pano quente na região do ouvido dolorido sem apertar o local. O calor deverá dilatar os vasos sanguíneos, aliviando a dor. A toalha, ou fralda deve ser reaquecida sempre que esfriar. Após a compressa, evite o choque térmico, ou seja, não deixe que a pessoa doente seja exposta à friagem.

Para os adultos, uma boa dica é mastigar chiclete, ainda que doa ou incomode no início, uma vez que o movimento realizado repetidamente, libera as chamadas tubas de Eustáquio, aliviando a dor. Bocejar também ajuda a relaxar os músculos.

Também existem alguns remédios caseiros para aliviar a dor de ouvido, enfatizando que estes não curam a doença, mas apenas diminuem ou eliminam temporariamente os sintomas. De qualquer forma, se a dor insistir ou em caso de febre, líquido vazando ou cheiro forte na região do ouvido, o médico deverá ser procurado.

Receitas de remédios caseiros

Compressa de alho e azeite

alho e azeite para dor de ouvido

Alho e azeite para dor de ouvido Fonte:kadinportali.net

  • 1 dente de alho amassado
  • 1/2 colher de sopa de azeite

Modo de usar:

Coloque o alho e o azeite em uma colher. Leve ao fogo para esquentar. Retire do fogo e deixe amornar. (Em nenhuma hipótese, utilize a compressa quente. É morna mesmo).

Faça uma bolinha de algodão, encharque com azeite e depois esprema para retirar todo o excesso e coloque o pequeno chumaço dentro do ouvido, sem pressionar. Cuide para que o chumacinho de algodão não seja tão pequeno a ponto de entrar no canal do ouvido e dificultar a retirada. Isso pode agravar o quadro, ao invés de melhorar.

Chá de camomila

O mesmo procedimento da compressa com o chumacinho de algodão, pode ser realizado, utilizando chá de camomila morno.

Inalação caseira com flores de camomila ou de eucalipto

Ferva em 1/2 litro de água, a camomila ou as folhas de eucalipto (podem ser secas, mas as folhas frescas tem as propriedades mais potencializadas e um cheiro mais forte).

Quando levantar fervura, desligue o fogo, coloque em um recipiente em cima de uma mesa ou outro local seguro. No caso de adultos, coloque uma toalha sobre a cabeça e envolva a vasilha. Inale o vapor.

Para crianças, é melhor evitar a toalha e manter um adulto sempre por perto, monitorando o processo, a fim de evitar acidentes. Não são raros os casos de queimaduras em crianças por conta de inalações caseiras. Cuide para que eles não levem as mãos dentro do recipiente com o líquido inalante e nem derrube acidentalmente.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *