Como tratar Úlcera Varicosa como receitas naturais

A úlcera é um ferimento na pele, que ocorrer através de um machucado, uma batida, um corte, ou de varizes. Algumas podem cicatrizar rapidamente, outras podem nunca fechar devido à presença de má circulação, pressão alta, diabetes, inflamações e infecções da pele.

As varizes surgem quando a um comprometimento da circulação venosa, ocorre devido à insuficiência das válvulas das veias, aumentando a pressão sanguínea dentro das veias impossibilitada de voltar ao coração ficam presas.

Os sintomas podem ser de uma dor muito forte, acumulo de líquidos nos tornozelos onde se manifesta um grande inchaço, a pele pode perder sua coloração normal, endurecer e surgir pequenas manchas lisas e brancas na zona afetada.

Vale lembrar que as úlceras varicosas demoram bastante tempo para serem resolvidas, por isso é necessário ter paciência e cuidado.

Babosa

A babosa é a melhor aliada para o tratamento da pele, ela possui diversas propriedades e age muito rápido. Ela é conhecida principalmente pela eficácia em regenerar os tecidos, estimulando e fortalecendo as fibras de colágeno e elastina. Além do mais, a babosa tem propriedades antimicrobianas, impedindo agentes infecciosos piorem o estado da ferida.

O gel é rico em antraquinonas, substâncias minerais, oligoelementos, vitaminas, enzimas, ácidos graxos e ácido salicílico, que pode potencializar a cicatrização e combater inflamações.

Como preparar: 1 colher de sopa de gel de babosa, 1 copo de água e 1 colher de chá de mel. Retire o gel da babosa cortando as laterais espinhosas e com uma colher recolha a baba, utilize um liquidificador ou mixer para misturar bem com os demais ingredientes, até que vire um líquido homogêneo.

Beba todas as manhãs ao longo de dois meses, sempre com um preparo fresco. Para acelerar mais o tratamento, faça o dobro da receita e aplique com um pano limpo e sem felpas na região afetada e durma com esta compressa.

ulcera varicosa

Centella asiática

Essa planta normalmente é utilizada para tratamento de celulite pois tem propriedades para estimular o sistema circulatório. Ela também tem funções depurativas e cicatrizantes. Outra função essencial é que acelera o metabolismo de gorduras, promovendo a saúde das veias e é uma estimulante cutânea.

A centella asiática tem potenciais ligados a eficácia em estimular a reparação dos tecidos e a cicatrização de feridas. Ela acelera a cicatrização e reduz o risco de formação de quelóides. Já foi muito utilizada para lepra e pode ser aplicada em pequenas queimaduras, psoríase e cicatrizes.

Como preparar: Utilize 10 gramas de folhas secas para 1 xícara de água. Ferva a água e deixe em infusão durante 10 minutos com o recipiente tapado. Filtre e beba 3 xícaras por dia, durante uma semana.

Você também pode utilizar o óleo medicinal com cera de abelha e aplicar na região afetada.

Gengibre e alecrim

O gengibre é uma raiz que garante o bom funcionamento do sistema circulatório e melhora o fluxo sanguíneo das áreas periféricas. Isso acelera o processo de cura, pois ajuda a formar uma nova capa de células rapidamente. Além disso, o gengibre diminui o colesterol e as gorduras do corpo e é antibiótico, impedindo a instalação de bactérias que podem retardar o tratamento.

O alecrim também ajuda a melhorar a circulação e ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, promovendo o fluxo sanguíneo para as áreas afetadas.

Como preparar: Utilize 1 pedaço de gengibre, 5 gramas de alecrim para 1 xícara de água. Ferva a água e coloque o gengibre em pequenos pedaços ou ralado, aguarde 30 minutos e apague o fogo. Coloque o alecrim e deixe descansar com a panela aberta durante 10 minutos. Filtre e beba 3 xícara ao dia, durante uma semana.

Pode ser usado no tratamento em conjunto com o chá de centella.

Outras plantas que podem auxiliar

Opte por chás diuréticos para diminuir os inchaços e eliminar toxinas e anti-hipertensivos para baixar a pressão arterial o que colabora para diminuir o acumula do sangue nas válvulas, o que provoca as varizes.

Mil-em-rama pode baixar a pressão arterial, melhorar a circulação sanguínea e serve como anti-inflamatório e antibacteriano. É usada para reparar os tecidos da pele.

O mel é um ótimo hidratante podendo proteger de rachadura e mais feridas, também é antibacteriano e pode ser usado para tratar queimaduras e ferimentos expostos. Compressas frias com os chás podem aliviar a dor.

O alho cru é usado em diversos tratamentos, incluindo na úlcera, pois ativa a circulação sanguínea.

Verifique as contra indicação das plantas que você utiliza. Opte por produtos orgânicos e de produção local e preze pelo equilíbrio, evitando excessos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *