Para que serve a Urtiga: Veja 6 benefícios e o chá da folha

Para você que conhece a urtiga do mato, provavelmente vai achar que é uma planta daninha das piores, ela coça, arde e dói. É verdade que não é uma planta muito fácil de lidar, ao menos sem luvas, pois tem uma substância chamada ácido fórmico, que é o causador desses incômodos.

A urtiga é da família Urticaceae que contem de 30 a 45 espécies e pode ser encontrada em diferentes lugares do mundo, desde lugares como Noruega até o nordeste Brasileiro.

O que muita gente não sabe é que essa planta é uma riquíssima fonte de cura, que pode ser usada o combate a reumatismos, cálculos nos rins, ácido úrico, hemorragias, hemorroidas, diabete, melhora a circulação do sangue e combate asma e anemia.

Anemia e complementação alimentar

Como você sabe folhas que tem coloração verde escuro são muito recomendadas para uma alimentação saudável, a urtiga não fica de fora dessa. Cheia de ferro, cálcio, potássio e silício, a urtiga ajuda a fortalecer o sistema imunológico e auxilia no combate a anemias e cansaços.

E como você pode usar ela?  Na elaboração de sucos verdes, pães integrais, sopas.

urtiga

Prevenção da osteoporose

Além de Cálcio, Potássio, entre outros sais minerais, a urtiga contém Vitamina K, uma importante aliada na prevenção da osteoporose, unhas quebradiças, desgaste da cartilagem, principalmente para mulheres em menopausa. A medicina já foi aprovada.

Como preparar o chá

Utilize de 2 a 3 colheres de sopa de urtiga seca para 4 xícaras de água fervente. Deixe em infusão por até 10 minutos, com o recipiente tapado. Coe e beba 3 vezes ao dia, durante uma semana a cada mês.

Diabete

A urtiga vermelha, que é a mais indicada para a diabetes, facilita a secreção urinaria, porém, ela não é apenas diurética. Essa planta ajuda a tirar a acumulação de líquidos anormais nas cavidades ou tecidos, chamada hidropisia e por isso é muito eficaz em tratamentos para diabetes.

A receita é a seguinte

1 colher de folhas frescas para 1 xícara de água. Ferver a água, agregar as folhas e deixar repousar por 15 minutos, tapado. Coe e beba 3 vezes ao dia, durante uma semana a cada mês.

Contra alergias respiratórias e oculares

Se você sofre com rinite, conjuntivite, asma, bronquite, a urtiga é anti-histamínica e pode te auxiliar no alívio de sintomas como a coceira, o inchaço, vermelhidão, corrimento nasal, tosse e falta de ar.

A receita é a seguinte

Utilize 1 xícara de água para 4g de folhas secas de urtiga. Coloque as folhas secas numa xícara de água fervente durante 10 minutos, tapado. Coe e beba até 3 vezes por dia, durante uma semana.

Melhor a circulação sanguínea e combate varizes

Como a urtiga ajuda o corpo a aumentar o número de células vermelhas do sangue, o que afeta favoravelmente o sistema circulatório, ela é benéfica para problema hemorrágicos, para hemorroidas e até mesmo no combate as varizes.

Como preparar um gel de massagem

Óleo medicinal de urtiga

Você precisa de 1 parte de urtiga fresca para 8 partes de água. Sempre revolvendo cozinhe até reduzir à metade. Após a redução acrescente 4 partes de algum óleo de sua preferência, continue revolvendo até que reduza a metade novamente.

Espere esfriar, coe e agregue o gel de aloe vera.

Uso na cosmética

Além de uma grande auxiliar em doenças, essa planta também é muito utilizada na cosmética natural. Como já vimos é utilizada para tratar varizes, ela também pode ser usada para acnes, pois é cicatrizante e auxilia na oleosidade e seu uso mais conhecido é em fabricações de xampus.

A urtiga é anti-queda, anti-oleosidade e é ótima para a reconstituição do couro cabeludo por conter silício e anti-inflamatórios.

Tenho cuidado na hora de manejar essa planta, pode ser bastante dolorido. Verifique a espécie e veja as contra indicações. Use a erva com respeito e sem excessos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *