Xarope para Gripe: Alho, Limão, Própolis e Mel

A gripe é uma doença infecciosa e causada por vírus. Sendo assim, é contagiosa e devido a facilidade de transferência do vírus de  uma pessoa para outra, pode causar a epidemias, ou seja, atingir uma grande quantidade de pessoas ao mesmo tempo em um determinado lugar.

O vírus causador da doença é chamado de influenza, porém existem muitas variações deste tipo de microrganismo.

Embora a gripe não seja uma doença específica da raça humana, via de regra, para cada espécie animal, existem tipos diferentes de influenza, sendo que o vírus que afeta uma ave, por exemplo, não ataca seres humanos. O que acontece, no entanto, é que por vezes, um vírus originário de outra espécie animal, pode sofrer transformações, chamadas mutações, adaptando-se ao nosso organismo, onde certamente, irá desencadear a doença.

Este tipo de micróbio torna-se muito perigoso, pois sendo um invasor novo, nosso sistema imunológico não terá, de imediato, anticorpos que o combatam. Quando ocorre uma mutação viral, geralmente os resultados são catastróficos, gerando epidemias e até mesmo pandemias (contaminação em massa, de proporções maiores que a epidemia).

Um exemplo relativamente recente, foi a gripe suína ou influenza A H1N1, também conhecida como gripe A. A mutação genética do vírus, que até então só atingia os porcos, causou uma pandemia que atingiu, segundo a Organização Mundial de Saúde, 207 países, entre os anos de 2009 e 2010, deixando cerca de 9 mil mortos, de acordo com fontes oficiais.

Ao contrário das infecções causadas por organismos mutantes, a gripe comum, tende a desaparecer em uma ou duas semanas, a menos que o sistema imunológico do indivíduo esteja debilitado e não consiga inibir a proliferação do vírus. Os sintomas são: febre, fadiga, dores de garganta e cabeça, coriza e congestionamento nasal.

Embora muitos desconheçam, não existe remédio para curar a gripe. Este tarefa fica mesmo por conta do próprio organismo infectado. O que existem, são remédios que aliviam os sintomas, eliminam dores e o mal estar e controlam a febre até que a doença venha a ceder. O importante neste fase, é garantir o fortalecimento do sistema imunológico para que a gripe não sirva de porta de entrada para outras doenças mais graves. Isto costuma acontecer com crianças, idosos, soropositivos para HIV, transplantados e portadores de problemas cardíacos, renais ou pulmonares.

Vírus da gripe

Existem no mercado, vários remédios que aliviam os sintomas da gripe, mas há quem prefira fazer uso de receitas naturais e remédios caseiros. Uma infinidade de ingredientes naturais podem ser utilizados em chás e xaropes para combater os sintomas da gripe. Entre os mais eficazes e que podem ser facilmente encontrados, listamos o alho, mel de abelhas, limão e própolis.

O alho possui propriedades terapêuticas comprovadas cientificamente, capazes de auxiliar no tratamento várias doenças. Embora a gripe seja causada por vírus, a ação antibacteriana do alho, estará prevenindo o surgimento de doenças oportunistas. No combate à gripe, age como analgésico, anti-inflamatório e fortalecedor do sistema imunológico. Também é rico em vitamina C, fósforo, cálcio, potássio, selênio e proteínas e zinco.

O mel de abelhas, utilizado na medicina caseira desde a antiguidade, é rico em vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5 e B¨), vitamina C, vitamina A  e vitamina H (Biotina) e sais minerais: cálcio, fósforo, ferro, enxofre, potássio, selênio, cloro, manganês, cobre e zinco.Também possui algumas proteínas animais e vegetais. Fortalece o sistema imunológico, agindo como anti-inflamatório e antibiótico natural.

O limão, campeão de vitamina C e ácido fólico, reforça as defesas do organismo e também atua como antibiótico natural e  antibacteriano.

O própolis, embora com um sabor extremamente forte, é igualmente forte no combate à gripe, agindo como antiviral, anestésico e imunoestimulante.

A união destes quatro ingredientes naturais, certamente resultará em um xarope eficaz e de sabor bem agradável. O açúcar foi acrescentado apenas para apurar os ingredientes. Anote a receita:

Xarope para gripe

Xarope para Gripe

  • Aproximadamente 340 ml de mel de abelhas (as embalagens costumam ter esta medida, mas a quantidade não precisa ser exatamente esta, podendo variar entre 300 ml e 350 ml)
  • 1 limão grande, com a casca
  • 3 dentes de alho com a casca
  • 1 colher de chá de própolis de abelhas
  • 2 colheres de sopa de açúcar refinado ou mascavo

Modo de fazer:

Amasse os dentes de alho com as cascas, com uma faca ou colher, apenas para que o ingrediente libere uma substância chamada alicina. Espete o limão com um garfo e queime a casca no fogo, girando sempre, somente até escurecer um pouco a casca. Este processo potencializa as propriedades da fruta (muitas delas encontram-se na casca). Em seguida, corte o limão em rodelas.

Junte em uma panela, o açúcar, o alho amassado e o limão já cortado. Mexa frequentemente até que o açúcar derreta e forme uma calda. Deixe cozinhar por 5 minutos. Se a calda engrossar muito,coloque um pouco de água apenas para dar o ponto de xarope.

Desligue o foto e espere esfriar. Após, adicione o mel e o própolis. Misture bem, coloque em um recipiente de vidro, esterilizado e mantenha tampado, na sombra, por 6 horas. Retire os vestígios de limão e alho e esta pronto o xarope para gripe.

Modo de usar:

Uma colher de sopa diariamente é o suficiente para prevenir e combater os sintomas da gripe.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *