Cipó de São João: Remédio caseiro para Vitiligo

Vitiligo é uma doença causada pela ausência de melanócitos, que formam a melanina, substância responsável pela coloração da pele. Suas causas exatas não são conhecidas, mas trata-se de uma doença crônica e hereditária e ocorre a partir de distúrbios do sistema imunológico, ou traumas emocionais. Raramente são diagnosticados fatores genéticos ou ambientais.

Embora a patologia não cause danos físicos, costuma causar uma forte impacto emocional, desencadeando crises de depressão, angústia, ansiedade e dificultando a socialização do indivíduo. O problema deve ser tratado por um médico dermatologista e, se for o caso, acompanhamento psicológico.

Em alguns pacientes, a doença pode causar além das manchas claras, sintomas de sensibilidade e dor, mas geralmente, os sintomas se limitam a despigmentação da pele. A patologia pode apresentar-se de duas formas:

  • De forma segmentar ou unilateral, manifestando-se em apenas uma região do corpo e por vezes, nos cabelos.
  • Na forma não segmentar ou bilateral, as manchas apresentam-se nos dois lados do corpo, de forma paritária, ou seja, das duas mãos, ou nos dois pés, por exemplo. Este é o tipo mais comum da doença.

O diagnóstico, embora de fácil percepção, deve ser feito por um especialista, após efetuados os exames indicados, que incluem a biopsia cutânea, o exame com lâmpada de Wood, análises sanguíneas e mapeamento do sistema imunológico.

Por tratar-se de uma doença hereditária e associada a fatores emocionais, não há como prevenir, mas é importante redobrar a atenção em famílias com incidência de vitiligo, para que, na existência de novos casos, estes sejam detectados ainda no início, potencializando o tratamento.

Como conviver com vitiligo

Vitiligo

Manchas brancas na pele – Vitiligo

Para quem já possui a doença, alguns cuidados podem ajudar:

  • Fazer uso constante de protetor solar, principalmente na área afetada
  • evitar a exposição direta ao sol
  • evitar o uso de roupas apertadas ou de tecidos rústicos que provoquem irritação na pele
  • Tentar manter o controle emocional, ainda que seja necessária a utilização de terapias alternativas de relaxamento e auto-controle

Existem alguns tratamentos eficazes realizados com cremes a base de corticosteróides, ou a utilização de um aminoácido denominado L-fenilalanina, qua auxilia na restauração da coloração e uniformidade da pele. Todos os tratamentos são demorados e os sintomas desaparecem lenta e gradativamente, mas os resultados são positivos.

Remédio Natural para Vitiligo

Cipó de São João
Existem ainda, alguns tratamentos alternativos, feitos à base de produtos naturais. Entre eles, um dos mais utilizados é feito com cipó de São João, planta nativa do Brasil, conhecida também como flor de São João, cipó de fogo, cipó bela flor, cipó de lagarto e cipó vermelho. Pode ser encontrada em todo o País, principalmente nos estados do Ceará e Rio Grande do Sul, apesar da diferença extrema dos climas. Trata-se de uma planta ornamental, com flores de cor laranja, que se apresentam de maio até setembro, sendo muito utilizada na decoração de festas juninas.

A espécie possui substâncias denominadas de esteroides, taninos e alantoína, qua juntamente com as raízes e folhas, são responsáveis por propriedades terapêuticas que se apresentam nas folhas, flores, raízes e até mesmo no caule. Indicada no auxílio ao tratamento de diarreia, manchas brancas no corpo (leucoderma, vitiligo) e sintomas de fraqueza. Para tratamento de vitiligo, são utilizadas as flores.

Anote a receita:

Infusão de cipó de São João

Lave e desidrate 300 g de cipó de São João por 15 dias. O processo de secagem deve ser realizado à sombra, em local seco e arejado, preferencialmente em períodos sem previsão de chuvas. Após o período, misture a secagem em 70 ml de álcool de cereais e 40 ml de água mineral, filtrada ou fervida. Coloque em um recipiente de vidro bem tampado e guarde em local escuro por mais 15 dias. Coe e guarde em local seco, fresco e arejado, longe da exposição solar.

Modo de usar: 25 gotas, três vezes ao dia. Os resultados demoram cerca de 6 meses para aparecer.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *