6 Receitas para Fortalecimento e Cuidado com o Cabelo

Importante esteticamente, os cabelos recebem muita atenção todos os dias, seja no seu cuidado com tratamentos e escovações ou no simples fato da limpeza diária.

Porém, não basta cuidar somente da beleza dos fios, mas sim da saúde e na prevenção de problemas capilares. Hoje em dia, além dos problemas mais frequentes como a queda de cabelo e a caspa, há preocupações com pontas duplas, quebra de fios e outras evidências que indicam que seu cabelo esta enfraquecido.

A maioria desses probleminhas se dão pelo uso excessivo e diário de água quente, pranchas, secadores, químicos de tinturas e até mesmo de nossos próprios cosméticos, tudo isso vinculados a uma má alimentação, pobre em vitaminas, e estresse.

Para te ajuda a evitar esses desagradáveis acontecimentos, ter mais brilho e vida nos seus cabelos, sem gastar muito e de fácil manuseio, te ensinamos algumas receitas de tratamentos naturais e xampus medicinais.

Máscara hidratante de Azeite de Oliva, Abacate e Mel

O azeite de oliva é um azeite rico em vitaminas, seu uso na cosmética é antigo. Para o couro cabeludo é um poderoso hidratante, calmante para a pele e purificante dos poros, pois facilita a remoção de impurezas causadas por bactérias. Também proporciona vitalidade e maciez aos fios. Pode ser usado sozinho, com outros elementos como o abacate, iogurte natural, mel ou xampus naturais.

O abacate auxilia no crescimento e controle da perda de cabelo por ser rico em vitaminas B e E, que também são vitaminas que colaboram para a hidratação. O abacate é ótimo para cabelos secos, crespos e para eliminar pontas duplas.

O mel contribui na produção de queratina que é uma proteína que ajuda a aumentar a elasticidade dos fios, regenerar e fortalecer a raiz, além de nutrir fios ressecados. Além de ser cicatrizante e proteger a pele.

Como preparar: Utilize meio abacate amassado com uma colher de sopa de azeite, iogurte natural (opcional) e uma colher de sopa de mel. Aplique no couro cabeludo por 30 minutos antes de lavar a cabeça. Faça de 2 a 3 vezes por semana.

cabelo

Gel Anti-Caspa de Aloe Vera

Todos nós sabemos que a babosa, ou aloe vera, deve fazer parte do nosso kit farmácia. Não é diferente para os cuidados com o cabelo. Para quem sofre de caspa, pode contar com essa plantinha. Ela é hidratante e auxilia a produção de queratina, revitalizando e nutrindo o couro cabeludo.

Como usar: Você pode usar o óleo de aloe vera ou a baba de cacto extraída diretamente da folha. Com o cabelo úmido, aplique e massageie o couro cabeludo e deixe agir por 15 minutos, lave com água morna ou fria.  Aplique uma vez por semana.

Óleo de Argan para fios danificados por químicos

O óleo de argan age na diminuição de frizz, deixando os cabelos mais livre e com menos volume. Pode ser usado em cabelos oleosos, por sua rápida absorção e altas quantidades de ácidos graxos essenciais.

Como usar o argan nos cabelos: O modo de usar é aplicando algumas gotinhas nas pontas dos cabelos.

Para maciez e vitalidade – Vinagre de Maçã

O vinagre de maçã é um aliado forte na cosmética natural. Tem propriedades importantes, como antifúngicas e seladora, o que significa que fecha as cutículas capilares, ajudando a manter os fios nutridos e com brilho.

Como usar: Seu modo de usar é simples, usa-se 2 colheres de sopa de vinagre de maçã para uma xícara de água. Após lavar os cabelos, aplique a solução. E não se preocupe o cheiro de vinagre vai durar no máximo 5 minutos.

Cuidados Anti-Queda – Xampu de urtiga

A urtiga também é outra grande aliada no uso cosmético, especialmente para queda de cabelos, ela tem uma propriedade adstringente que age fechando os poros, assim evitando a queda de cabelos, sem contar no seu potencial de cicatrização.

Como fazer o xampu: Para fazer o xampu é bem simples, você precisa de 100 ml de extrato glicólico de urtiga, 200 ml de óleos vegetais, como o óleo de rícino ou de oliva e óleos essenciais, como o óleo essencial de cavalinha, avenca ou sálvia.

Óleos Essenciais na saúde capilar

Os óleos essenciais concentram toda propriedade da planta em poucas gotas, por isso se recomenda-se usar com cautela. Alguns dos seguintes óleos essenciais podem enriquecer seu tratamento ou xampu, seja ele natural ou não. Além de agregar aromas incríveis.

  • Alecrim – Eficaz no tratamento de caspa, oleosidade, irritação e perda de cabelos.
  • Hortelã – Eficaz no crescimento, na limpeza, tratamento de caspas e queda de cabelo.
  • Manjerona – Eficaz no combate a quebra de fios
  • Limão – Purifica e melhora a oleosidade

Você pode aplicar todas essas receitas, independente do seu tipo de cabelo. Também vale lembrar que é possível eliminar alguns ingredientes, caso seja de difícil acesso. O ideal é sempre consumir produtos locais e que você conheça a origem, incluindo seu xampu e condicionador.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *