Saiba como tratar manchas na pele com receitas naturais

As manchas no rosto e na pele podem existir desde a nascença ou surgir ao longo da vida. Existem diversos tipos de manchas e podem ser causadas por diferentes fatores. Para evitar manchas é indispensável manter a saúde da pele, se proteger do sol e da exposição à poluição e não espremer espinhas e cravos.

Conheça algumas receitas naturais para eliminar as diversas manchas da face:

Manchas de Acnes

As manchas de acnes surgem pela cicatrização de espinhas e cravos espremidos, normalmente elas apresentam cor avermelhada e não são muito fáceis de eliminar, assim sendo necessária a persistência. O tratamento com esfoliação deve tardar em torno de um mês para apresentar resultados.

A esfoliação facial é um dos tratamentos mais importantes para a pele, ela ajuda na renovação das células mortas e limpa as toxinas que deixam a pele envelhecida, ressecada, desidratada e com aspecto enrugado. Este tratamento libera os poros e a respiração cutânea, permitindo a absorção mais eficaz de cremes e máscaras que serão aplicados posteriormente.

Para eliminar cicatrizes é essencial a renovação celular e a hidratação cutânea. Um dos esfoliante mais acessível e nutritivo é o de café. O grão é anti-inflamatório, depurativo, desintoxicante, estimulante e tônico. O azeite de oliva tem vitaminas E,K,A e D e fenólico, mantém a pele bem hidratada, rejuvenesce, e auxilia a prevenir as ruguinhas indesejadas.

Como preparar: 1 colher de sopa de café em pó, 1 colher de sopa de azeite de oliva. Se desejar produzir maior quantidade e com durabilidade pode-se acrescentar cera de abelha derretida, até que fique com uma textura agradável.

Faça a esfoliação 3 vezes por semana, aplicando o esfoliante com movimentos circulares por todo o rosto, após limpe com água em abundância.

O azeite de oliva pode ser substituído por óleo medicinal de confrei que normalmente é utilizado em loções para curar feridas de difíceis, clarear manchas de acnes e infecções cutâneas, e o café por bicarbonato de sódio ou açúcar.

O bicarbonato pode ser um pouco agressivo, por isso tenho cuidado para não exagerar.

Cicatrizante natural

Existem varias tipos de produtos que eliminam cicatrizes, porém todos possuem as mesmas propriedades: regeneram as células, hidratam e protegem a pele.

O óleo de coco é excelente ingrediente para auxiliar no desaparecimento de cicatrizes, ele contem vitamina E, antioxidantes que aceleram o tempo de cicatrização e impede a formação de novas cicatrizes. Também possui ácidos láurico, caprílico e cáprico que estimulam a produção de colágeno, promovem a cicatrização da pele danificada e revertem os danos dos radicais livres.

O limão necessita de mais cuidados, pois pode ser um causador de manchas se exposto ao sol, mas também pode remover as células mortas, promover a regeneração e crescimento de novas células, melhora a elasticidade da pele e ainda tem ação clareadora.

A pomada de calêndula também pode ser uma grande aliada, já que é mais utilizada em pós-queimaduras por ter propriedade protetora de raios UVa e UVb, ser uma tonificante da pele e ser refrescante.

Qualquer produto que contenha Vitamina E e que estimula a regeneração das células é muito bem vinda para o tratamento de cicatrizes, como azeite de oliva, óleo de abacate, babosa, mel.

Manchas de Melasmas

As manchas escuras acontecem devido à produção excessiva de melanina. São comuns nas sardas, em pintas e sinais e melasma, manchas que ocorrem devido à exposição solar, alterações hormonais, anticoncepcionais, gravidez e predisposição genética.

O óleo essencial de tomilho aumenta a imunidade e estimula a circulação da pele. Ele pode substituir o nicotinato de metila, que normalmente é utilizado em tratamentos para a pele pois aumenta a circulação sanguínea nos vasos, deixando a região avermelhada e aquecida.

  • 1 colher (sopa) de argila vermelha em pó
  • 1 gota de óleo essencial de tomilho

Como preparar: Em um recipiente de vidro ou porcelana, coloque a argila e acrescente água até obter a consistência de uma pasta grossa. Em outro recipiente, coloque 1 colher da argila pronta e acrescente o óleo essencial de tomilho.

Com um pincel aplique na área desejada e deixe pelo tempo que aguentar, no máximo 20 minutos. Retire a argila e aplique o gel de babosa para acalmar a pele. Esse tratamento pode ser feito a cada 15 dias, até que as manchas desapareçam.

É importante saber que tomilho causa ardência e sensação de coceira na pele, além de da vermelhidão, mas não se assuste, é normal e não causará nenhum problema para a pele. É importante saber disso para respeitar seus limites.

Hipocromia ou acromia

Normalmente elas surgem com pós-inflamações, exposição solar, micose, vitiligo. O vitiligo, por exemplo, é considerado uma doença auto imune que atinge os melanócitos.

O chapéu de couro é um chá muito recomendado por cumpre a função de imunossupressor, que reduz a atividade do sistema imunológico.

É recomendado seu uso interno por infusão de 3 a 4 xícaras ao dia, durante uma semana.

Verifique as contra indicações das plantas que você utiliza e sempre preze pelo equilíbrio, evitando excessos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *