Como usar Vinagre para Tratamentos de Beleza

O vinagre de maçã é multiuso, serve para tratamentos de doenças, prevenção de diabetes e colesterol alto, eliminação de candidíase e infecções urinárias, além de ser ótimo para produtos de higiene e limpeza em geral.

Conheça os benefícios do vinagre de maçã para cuidado estético e tratamentos de beleza:

Vinagre nos cabelos

Por conter propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e restabelecer o equilíbrio do couro cabeludo através da alcalinização, o vinagre de maçã é um excelente método para eliminar as caspa e diminuir a descamação da pele.

Ele também serve como condicionar, pois tem o efeito de fechar a cutícula do fio, mantendo-o hidratado e brilhoso.

Como fazer: Utilize meio copo de vinagre para meio copo de água. Aplique com um spray ou diretamente no couro cabeludo. Massageie alguns minutos e lave com água.

Se desejar coloque algumas gotas de melaleuca, tea tree, pois tem ação antifúngica. Não se preocupe com o cheiro, pois logo após a lavagem já terá evaporado. Pode ser utilizado até 3 vezes por semana.

Vinagre para unhas amarelas

Com o uso frequente de esmaltes, acetonas e outros produtos químicos as unhas vão ficando com uma coloração amarelada pelo acúmulo de toxinas ou fungos. Como o vinagre tem potencial de eliminar as toxinas e tem propriedades antifúngicas, ele é ótimo para as duas variações.

Como fazer: Adicione meio copo de vinagre de maçã a meio copo de água morna e coloque as unhas na solução, durante 30 minutos, até 3 vezes por semana.

Se desejar coloque algumas gotas de óleo essencial de melaleuca, alecrim, cravo e óleo de abacate. Todos são fortificantes de unhas e aceleram seu crescimento.

vinagre

Vinagre Reduz celulites

Como a celulite se dá através da acumulação de gorduras nos tecidos adiposos, o vinagre de maçã é eficaz por possuir propriedades adstringentes, estimuladoras da circulação sanguínea e reduz o excesso de gordura nas células. Ele age como diurético, impedindo a retenção de líquidos e eliminando toxinas.

Também possui benefícios medicinais, reduzindo o colesterol alto, a hipertensão, facilitando a digestão e deixando o corpo alcalino. Seu uso pode ser interno ou externo.

Como fazer: Coloque duas colheres de vinagre de maçã em 1 litro de água. Beba um copo em jejum e 20 minutos após as refeições durante 15 dias seguidos. Dê um intervalo de 15 dias e repita.

Seu uso externo pode ser combinado com argilas, chás, óleo de coco ou azeite de oliva e óleos essenciais de uso tópico. Aplique na região massageando durante 15 minutos. Faça movimentos circulares e esquente a pele, pois facilita o trabalho de degradação da celulite.

Elimina espinhas e acnes

A maçã é uma fruta rica em ácido málico, que apresenta propriedades antibacterianas, antifúngicas, e antivirais. Ainda auxilia na eliminação de metais pesados acumulado no organismo.

A limpeza com o vinagre de maçã combate infecções e as inflamações causadas pelas bactérias causadoras da acne, faz uma limpeza profunda dos poros e elimina todo tipo de toxinas. Também ajuda a controlar o excesso de oleosidade da pele, equilibrando os níveis de pH da pele. As propriedades antibacterianas e antissépticas evitam a instalação de novas bactérias e promovem um ambiente impróprio para a proliferação das mesmas.

O composto chamado de alfa-hidroxiácido, permite a eliminação de células mortas da pele, estimula a circulação sanguínea e a oxigenação do tecido, podendo eliminar manchas e cicatrizes.

A pectina e oligoelementos minerais ajudam a nutrir e tratar a pele.

Como fazer: Utilize meia parte de vinagre para meia parte de água, acrescente o tipo de argila que preferir, como a verde ou a branca da Amazônia e aplique na região desejada. Podem ser adicionados óleos essenciais, desde que sejam indicados para uso tópico. Deixe a mascara agir por 10 minutos e enxágue com água morna.

Repita o processo por 5 dias seguidos a cada 15 dias. Ou 3 vezes por semana, em até 2 aplicações diárias.

O uso interno pode ter efeitos colaterais se utilizado em excesso. Tenha cuidado com óleos fotossensíveis e use-os com cautela.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *