Cabelos Oleosos: Dicas para tratar + Receitas

Sofre com a oleosidade dos cabelos e não sabe mais o que fazer? Confira algumas dicas que podem te auxiliar. E ainda receitas de tratamentos naturais para a manter a saúde capilar.

O primeiro passo é saber por que a oleosidade acontece, já que ela não é algo ruim quando apresenta a quantidade normal. Esse óleo natural é uma produção do corpo para protege a pele da ação do vento, sol e poluição. Acontece essa produção em todas as partes do corpo, inclusive no couro cabeludo.

No Brasil temos a cultura de lavar o cabelo todos os dias, retirando o sebo natural da pele mais que o necessário, isso faz com que o couro cabeludo tenha que produzir cada vez mais essa proteção.

Para dificultar o trabalho dessas glândulas, usamos xampus muito eficazes para retirar essa película, eles não deixam nada para traz, até o próximo dia. O principal composto que age sobre essa gordura se chama Sulfate Lauryl Sodium, que está na composição química da maioria dos xampus comercializados no Brasil, ele pode ser encontrado em sabonetes, cremes faciais, tinturas para cabelo.

Esse produto é um dos responsáveis pelas alergias nos olhos, causando também irritação na pele, se você costuma sentir coceiras na cabeça e vive passando os dedos e unhas, isso pode colaborar para o aparecimento da oleosidade.

Dicas importantes para ajudar a combater a oleosidade capilar

Conheça os produtos que você utiliza

Se você quer acabar com a oleosidade dos seus cabelos, o primeiro passo é conhecer o tipo de produto que está usando nele. Xampus com sal ressecam os fios, o sulfato elimina o sebo além do necessário, condicionadores servem para fechar as cutículas dos fios e não para hidratar.

Cuidado com as agressões

O segundo passo é prestar atenção nas formas de agressão ao couro cabeludo, se você se banha com água muito quente, usa secadores, pranchas, tinturas e químicos na sua pele ela precisa se proteger. Tente tomar cuidado com o calor excessivo, deixe o cabelo respirar por algumas semanas e tente fortalecer e hidratar o couro cabeludo com receitas naturais.

Limpeza profunda

Há xampus especiais para limpeza profunda, eles não devem ser usados mais que duas vezes por mês. Ou você pode optar por métodos naturais para remover resíduos, sem correr riscos de danificar seus cabelos. A receita é a seguinte:

Modo de fazer: Utilize 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio para 1 xícara (250 ml) de água morna. Espalhe a solução no couro cabeludo e massageie, em seguida enxágue com água abundante. Em seguida utilize 2 colheres de sopa de vinagre de maçã para 1 xícara de água morna. Repita o processo.

A menos que você tenha tintura nas madeixas, você pode utilizar essa técnica uma vez por semana, devido ao bicarbonato de sódio.

O bicarbonato de sódio é alcalino e abre as cutículas capilares eliminando a sujeira por dentro do fio, retira restos de produtos e a oleosidade. Já o vinagre de maçã, é ácido e fecha as cutículas, funcionando como um selador (condicionador), mantendo o fio hidratado e brilhoso.

Ah, e não se preocupe o cheiro de vinagre não dura mais que 5 minutos.

Use produtos naturais

Existem muitas empresas trabalhando com produtos naturais, busque sempre que possível usar sabonetes de rosto, tônicos adstringentes, extratos, hidrolatos e xampus naturais. A recomendação é de produtos elaborados com as seguintes plantas: Alecrim, Limão, Cedro, Sálvia, Tangerina, Louro, Manjericão, Urtiga, entre outros.

Substitua o condicionador por tônicos capilares

Você pode substituir o condicionar por um tônico capilar. Ele cumpre a mesma função que o produto industrializado e você mesmo pode fazer em casa. A receita é a seguinte:

  • Vinagre de maçã
  • Folhas de urtiga, louro, ou qualquer uma das citadas a cima.

Modo de fazer: Ferva uma xícara de água e adicione as folhas de sua preferência, deixe esfriar, coe e acrescente uma xícara de vinagre de maçã. Você pode usar poucas gotas de óleos essenciais, que devem ser adicionados quando a solução estiver fria. Use o tônico após lavar o cabelo com xampu, no mínimo duas vezes por semana.

Essa receita dura apenas 5 dias na geladeira. Você também pode fazer algo mais duradouro com extratos de folhas, que são feitos a base de álcool e pode manter-se bem armazenado por meses.

Conhecer os produtos que usamos no corpo é essencial para a nossa saúde e bem estar. Se você teve boas experiências com estes ou outros produtos, conte para nós.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *