Dicas caseiras para eliminar o Mofo

Nada pior do que manchas: e cheiro de mofo: . Atacam as roupas, os armários, guarda-roupas, paredes e móveis em geral. Surgem sorrateiros, após uma chuva, principalmente em paredes com infiltração, quando menos se espera. Casas sem ventilação e cômodos ou paredes que não recebem a luz do sol são os principais atingidos. Surgem em lugares úmidos e se proliferam rapidamente.

O mofo é formado por fungos, seres vivos que se reproduzem, mas não constituem tecidos verdadeiros. Não são classificados como plantas, nem animais, tampouco bactérias. Alguns são úteis e podem ser consumidos, como alguns certos tipos de bolor que se formam em queijos e algumas espécies de cogumelos. Outros, não podem ser consumidos e sua simples presença pode causar alergia e mal estar.

Em crianças, idosos e indivíduos com baixa imunidade, pode desencadear infecções perigosas ou agravar doenças já existentes. O mofo pode ainda intensificar os sintomas de asma e algumas pessoas apresentam sintomas como fraqueza, cansaço e dores de cabeça.

Existem no mercado, produtos antimofo: , mas algumas receitas caseiras podem perfeitamente, controlar o problema.

Como limpar e remover o Mofo

Bolor em roupas

Manchas de mofo na roupa: Com uma buchinha, esfregue vinagre puro na mancha. Em seguida, derrame água quente em quantidade abundante. Lave a peça inteira, de modo normal, em seguida.

Cheiro de mofo em roupas: Às vezes o mofo não aparece na roupa, mas sua presença é percebida pelo cheiro forte e desagradável. Para eliminar o odor, basta deixar a peça de molho em uma mistura de água e sal em um balde por aproximadamente vinte minutos. Em seguida, é só lavar a peça normalmente.

Mofo nos armários e guarda-roupa: Misture vinagre e água, sendo um terço de água para dois terços de vinagre. Coloque a mistura em um borrifador. Aplique em todo o interior do armário, espalhando com um pano úmido. Deixe as portar abertas até eliminar o cheiro do vinagre.

No banheiro, para pisos e azulejos: Substâncias ácidas são eficazes contra o mofo, portanto, ao invés de produtos caros, o limão pode ser utilizado sem grandes esforços. Basta partir a fruta ao meio e esfregar nos pisos, azulejos e rejuntes. Enxague normalmente com água. Não é preciso utilizar outros produtos na lavagem.

Mofo nas paredes: Em um litro de água, coloque meio copo (100 ml) de água sanitária ou um quarto do copo (50 ml) de cloro e uma colher de sopa rasa de sabão em pó. Com um pano embebido na mistura, esfregue o local afetado e retire com outro pano úmido.

Como evitar Mofo pela casa

Para evitar a proliferação de mofo, existem algumas dicas:

Sache de giz - antimofo

Sache de giz de lousa antimfo
Fonte: Sache de giz de lousa antimofo

Giz de lousa ou pó de serra: Faça sachês com pedaços de giz de lousa envolvidos em tecido e distribua pelo armário. Quando estiver úmido, basta colocar no sol para secar e utilizar novamente. Se preferir um sachê mais incrementado, pode dissolver o giz, colocando em um pano e batendo cm um martelo de carne. Em seguida, acrescente algumas gotas de aroma (encontrados em casas de artesanato e perfumaria) e feche. Seus armários ficarão cheirosos e livre de bolor.

Outra alternativa é fazer os sachês utilizando pó de serra, procedendo da mesma maneira. Os dois materiais absorvem a umidade do interior do armário, evitando a instalação do mofo.

Cuidados especiais

Mantenha os ambientes arejados, janelas e portas abertas, por no mínimo 40 minutos, preferencialmente no período da manhã.

No máximo a cada seis meses, retire roupas de frio e de cama, cortinas e outros tecidos não utilizados por algum tempo e coloque-os expostos ao sol, para eliminar possíveis partículas (às vezes invisíveis de bolor).

Evite acumular objetos em dispensas ou cômodos escuros e sem ventilação. Atenção especial para o armazenamento de alimentos.

Em casas com ar condicionado, o aparelho deve ser ligado, em média, uma vez por semana, na função: desumidificar. O procedimento pode ser repetido em dias de chuva ou muito quentes. Trata-se de uma maneira muito eficiente para inibir a instalação e proliferação de mofo.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *