Como evitar a aparição de Varizes: dicas simples

As varizes são causadas pela dificuldade de circulação sanguínea.  Existem dois tipos de vasos sanguíneos: artérias e veias. A artéria tem a função de levar o sangue do coração para o resto do corpo. A veia faz o caminho oposto, transportado o sangue de volta do corpo ao coração. O que acontece na região das pernas, é que para que o sangue retorne, o trabalho é bem mais difícil já que tem que “caminhar” contra a gravidade.

Esta condição, aliada a alguns fatores, com por exemplo, idade, obesidade, hereditariedade, gestação, e estilo de vida, principalmente profissional, podem ocasionar dilatações e deformações nas veias, chamadas de varizes ou veias varicosas.

Embora possa parecer um problema apenas estético à princípio, trata-se na verdade, de uma doença, uma vez que, geralmente causa dor, incômodo, ardência, inchaço e até mesmo coceiras nas pernas, principalmente quando o indivíduo passa muitas horas sentado ou de pé. Além disso, a presença de varizes pressupõe um processo de má circulação do sangue, o que pode, inclusive, evoluir para problemas cardíacos.

Outro sintoma grave é a presença de úlceras de pele próximas ao tornozelo, ou seja, veias inflamadas por conta do acúmulo de sangue nas veias. Isto é sinal de insuficiência venosa, também chamada de estase venosa.

Atualmente existem procedimentos clínicos bem eficazes, mas alguns hábitos podem auxiliar no tratamento e na prevenção do problema.

varizes

Evite passar muitas horas sentadas ou em pé

Caso isto seja muito difícil, por conta do trabalho que desempenha, por exemplo, faça pausas regulares para movimentar o sangue.

Quem passa muito tempo sentado, retarda o retorno do sangue ao coração, por conta da flexão dos joelhos. Imagine uma mangueira instalada em uma torneira ligada, porém  dobrada ao meio. Esta mesmo obstrução ocorre quando estamos sentados.

Neste caso, então, o ideal é procurar levantar a cada quinze minutos, aproximadamente e andar um pouco. Poucos passos são suficientes, desde que o processo seja realizado durante o dia todo.

Outra opção é levantar as pernas de vez em quando, mantendo-as para cima por alguns minutos, ajudando na movimentação sanguínea. Se nada disso for possível, realize exercícios mesmo sentado, levantando os calcanhares e esticando os pés. Não é o mais ideal, mas também ajuda.

meias elásticas para varizes

Meias elásticas para tratamento de varizes
Fonte: fmclinica.com.br

Use roupas adequadas

Evite calças apertadas nas regiões da virilha e cintura. Sapatos confortáveis também facilitam a circulação

Utilize meias de compressão ou calças de lycra para dormir. A compressão faz com que o sangue não se mantenha parado.

Pratique atividades físicas

Exercícios físicos não previnem especificamente as varizes, mas auxiliam na circulação sanguínea, uma das principais razões do dilatamento das veias.

Cuidados com a alimentação

Muitos alimentos possuem propriedades capazes de estimular a circulação sanguínea, prevenindo e auxiliando no tratamento de varizes e outras doenças circulatórias.
Procure incluir diariamente, alimentos ricos em vitamina C e flavonóides, como frutas silvestres e cítricas), colágeno e fribras. Estes alimentos possuem propriedades antioxidantes e aumentam a resistência dos vasos sanguíneos

Vitamina C e Fibras

Vitamina C e fibras, para circulação sanguínea
Fonte: kentisa.com.br

Evite a ingestão exagerada de gorduras, massas, receitas consideradas “pesadas” como, por exemplo, feijoada, que agrega carnes gordurosas e excesso de sal. Vale lembrar que estes alimentos não são proibidos, mas apenas devem ser controlados.

Os alimentos industrializados, por outros lado, não devem ser consumidos por quem pretende equilibrar a circulação sanguínea. Contém altas concentrações de gorduras trans, saturadas, açúcar e colesterol ruim e uma quantidade absurda de sal.

Além do problema de varizes, a a falta de circulação de sangue, causa celulite, cansaço, dores e inchaços e aumenta o colesterol.

Alimentos indicados para estimular a circulação sanguínea:

Gérmen de trigo, alho, amendoim, vinagre de maçã, Suco de uva integral, Abacaxi, Cebola roxa, mirtilo, Acerola, laranja, goiaba, amora e morango dentre outros.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *