Remédio natural para acabar com Piolhos e Lêndeas

A pediculose ou infecção por piolhos é, sem dúvida uma endemia que, embora pouco considerada, pode ser extremamente prejudicial às crianças, influenciando, inclusive no aprendizado.

A coceira causada pela presença de piolhos no couro cabeludo, incomoda e tira a concentração dos alunos durante as aulas. A doença também é vista de forma vexatória, causando constrangimentos e situações adversas que podem causar traumas e problemas de auto estima nos pequenos.

A indústria farmacêutica disponibiliza alguns medicamentos para acabar com a infecção de piolhos e lêndeas, mas algumas receitas caseiras também podem auxiliar no tratamento de maneira eficaz. Mesmo por que, justamente por tratar-se de uma doença endêmica, a pediculose tende a reaparecer frequentemente já que as crianças frequentam sempre os mesmos locais de contaminação (geralmente, creches, escolas, clubes e outros locais de aglomeração).

Desta forma, alternativas naturais podem auxiliar no tratamento regular.
Algumas ervas possuem propriedades eficazes na eliminação dos parasitas, podendo ser utilizadas de forma tópica, ou seja, aplicação externa, no couro cabeludo.

Vinagre de maçã

Esta é considerada uma das opções mais eficazes no combate à pediculose, embora seja também a mais agressiva em termos de medicina caseira.

Isto por que a acidez do vinagre, além de atingir os piolhos, elimina também grande parte das lêndeas, fazendo com as mesmas desgrudem os fios de cabelos onde são depositadas, propiciando usa retirada. No entanto, as substâncias presentes no vinagre podem causar alergias e irritações na pele e couro cabeludo, não devendo ser utilizado puro ou com muita frequência.

vinagre de maçã para eliminara piolhos

vinagre de maçã para eliminara piolhos

Modo de aplicação: Misture duas partes de água morna e uma parte de vinagre de maçã. Aplique em todo o cabelo e no couro cabeludo com um chumaço de algodão, tomando o cuidado de não permitir que o produto entre em contato com os olhos ou pele do rosto da criança.

Caso contrário, deixe o vinagre agir por aproximadamente 40 minutos. Enxague, aplique um creme condicionador e utilize um pente fino para a remoção dos parasitas.
Importante lembrar que o vinagre resseca o cabelo e por isso a necessidade de utilização de um creme condicionador ou óleo aromático que além de facilitar a remoção dos piolhos também ajudarão na recomposição e hidratação dos fios.

Fique atento aos sintomas de alergia ao produto, ou seja: vermelhidão na pele, irritação ou dificuldade para respirar por conta do cheiro do vinagre. Se perceber algum sintoma estranho, lave a cabeça imediatamente.

Infusão de folhas de eucalipto, alecrim ou lavanda

Utilize apenas um tipo de erva, ou seja, não misture folhas de plantas diferentes, pois a mistura pode alterar a composição química das plantas alterando seus princípios ativos. Desta forma, escolha uma das opções de acordo com sua preferência ou disponibilidade.

Como preparar: Basta ferver as folhas de alecrim ou eucalipto em água duas xícaras de água, esperar amornar e aplicar na cabeça, massageando com movimentos circulares para que o produto possa penetrar no couro cabeludo, onde os piolhos se alojam e despejam as lêndeas.

Deixe o produto nos cabelos por no mínimo 20 minutos. Enxague a seguir e aplique um creme condicionador de sua preferência. Em seguida, utilize um pente fino para retirar os insetos.

pente fino

Pente fino de aço inoxidável

É importante esclarecer que as infusões não causam a morte dos piolhos. Apenas “enfraquecem” os insetos temporariamente, fazendo que eles se soltem do couro cabeludo, facilitando sua retirada. Sendo assim, é indispensável o uso do pente fino após a aplicação do produto, seja qual for a erva escolhida.

Hoje em dia existem no mercado, pentes finos fabricados em aço inoxidável, infinitamente mais eficazes que os pentes de plástico. Infelizmente, acabam custando bem mais caro que os pentes tradicionais, por conta do material utilizado e do processo de fabricação, mas sem dúvida, o investimento vale a pena, não somente por conta da eficácia na hora de remover os insetos, quanto pela durabilidade do produto que pode ser utilizado por vários anos, enquanto que aqueles fabricados com plástico sofrem deformações em pouco tempo e perdem a utilidade, devendo ser substituídos.

Essência de lavanda

Outro produto relativamente eficaz na eliminação de piolhos e lêndeas é a essência de lavanda, que deverá ser aplicada pura nos cabelos ainda úmidos, após a lavagem. Depois é só retirar os parasitas, sempre utilizando o pente fino para garantir eficácia na remoção.

 

Não mate os piolhos com as unhas

Aquela prática secular de matar piolhos com as unhas é totalmente contra indicada. Os insetos são contaminados por microrganismos que se alojam nas unhas e ali podem permanecer mesmo após a lavagem das mãos.

A maneira correta de se livrar dessas indesejáveis criaturinhas é coloca-los em um recipiente com álcool por alguns minutos e em seguida, despejar tudo no vaso sanitário.

Outros métodos

Há quem utilize maionese ou azeite de oliva no tratamento de infecção por piolhos. Embora não sejam contraindicados, os métodos são mais difíceis, já que o produto, nestes casos, devem permanecer nos cabelos de um dia para o outro e a retirada é bem mais difícil.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *