Como tratar a calvície com tônicos capilares

A calvície é uma disfunção genética que ocorre em aproximadamente 50% dos homens. A alopécia é caracterizada pela perda gradual e progressiva de cabelo em determinadas regiões da pele. Esse fator hereditário também pode ocorrer em mulheres.

Na medicina tradicional ela pode ser tratada por cirurgias e medicamentos, como finasterida e minoxidil, que possui rápidos efeitos, mas possuem efeitos colaterais nada bacanas, como dores de cabeça, coceira, oleosidade e até impotência sexual.

Dentre as causas, podemos citar problemas hormonais, excesso de oleosidade, doenças no couro cabeludo, prender os cabelos diariamente, alterações da circulação sanguínea, uso de produtos químicos, excesso de sol, cloro e poluição também colaboram para a perda capilar.

E, para reverter isso, existem tratamentos naturais que podem auxiliar na redução da queda de cabelo e fortalecimento do couro cabeludo sem causar efeitos colaterais. Veja abaixo algumas alternativas.

Babosa

A babosa tem inúmeros benefícios para a saúde orgânica, da pele e dos cabelos. Ela é hidratante, anti caspa, combate a dermatite seborreica e auxilia na produção de queratina, agindo como revitalizante e nutrindo o couro cabeludo. Ela ainda é adstringente, antisséptica, cicatrizante e anti-inflamatória.

Como preparar: Você pode usar o óleo de aloe vera ou o gel de cacto, que extraído diretamente da folha. Com o cabelo úmido, aplique e massageie o couro cabeludo e deixe agir por 15 minutos, lave com água morna ou fria.  Aplique uma vez por semana.

Pode ser agregado a xampus, cremes e máscaras hidratantes.

Tratamentos Naturais para Calvície

Avenca

A avenca contém ácido tânico e mucilagem, que retém a água, oferecendo um amolecimento nos tecidos e protegendo de inflamações, também é protetora de peles secas e delicadas, pois forma uma fina película sobre a pele.

Age também como adstringente, anti seborreica e tônica. Sua função antioxidante e estimulante contribui para o crescimento do cabelo.

Como preparar: Faça a decocção de 100 gramas de avenca seca em um litro de água, deixe ferver durante meia hora. Filtre e aplique-o em fricções diárias no couro cabeludo.

Ajuda a evitar a calvície, caspas e queda de cabelo.

Mil-em-rama

Essa planta é rica em quercetina, uma molécula que auxilia a proteger contra os danos dos raios ultravioletas e da poluição, e ainda impede a entrada de vírus e bactérias. Ela é antioxidante, tendo capacidade de anular os radicais livres, o que fortalece o sistema imunológico e impede o envelhecimento.

Mil-em-rama

Ela tem propriedades adstringentes, age contra caspa, impede inflamações, é antisséptica, possui um aroma agradável e é cicatrizante. Uma das principais funções capilares é a regulação da circulação sanguínea e seu poder tônica capilar.

Como preparar: Utilize 15 gramas de erva para 1 litro de água. Ferva a água e deixe em infusão durante 15 minutos, com o recipiente destapado.

Depois filtre e massageie o couro cabeludo.

Jaborandi

O jaborandi é o melhor anti-queda de cabelos, além de ser estimulante do crescimento capilar. A pilocarpina, substância encontrada nas folhas do jaborandi, atua naturalmente como um tônico, pois é age diretamente no bulbo capilar, que é onde o cabelo cresce, por vasodilatação.

Ele também melhora a microcirculação do couro cabeludo.

Como preparar: Utiliza-se 50 grama de folhas secas para 1 litro de água. Ferva a água, acrescente as folhas e deixe durante 15 minutos no fogo. Após filtre e enxague o couro cabeludo.

Óleos essenciais

Os óleos essenciais podem ser utilizados em xampus, cremes e tratamentos. Trazem muitas propriedades concentradas em poucas gotas e por isso, devem ser usados com cautela. Os melhores óleos para o crescimento capilar são:

Alecrim: Tem como sua principal função acalmar o couro cabeludo e diminuir irritações, também estimula o crescimento do cabelo e alivia a caspa.

Lavanda: Estimula o crescimento e diminui a perda de cabelo, muito usado para tratar alopécias.

Hortelã: Este é um dos melhores, pois é um excelente anti-queda, tem um aroma incrível, acelera o crescimento capilar, estimula o fluxo sanguíneo para a raiz do cabelo levando mais nutrientes e vitaminas para o crescimento.

Canela: É utilizado para renovação do couro cabeludo e estimula o crescimento capilar.

Como preparar: Você pode fazer um tônico capilar utilizando gel de babosa, extrato de mil-em-rama, extrato de jaborandi, extrato de avenca, óleos essenciais de melaleuca e hortelã, e água. Aplique no couro cabeludo antes de tomar banho e deixe agir durante 15 minutos.

Verifique as contra indicações dos produtos que você utiliza. Opte por cosméticos naturais e cuide da sua saúde.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *