Plantas Para Apartamentos: Como cultivar?

Apesar dos benefícios da ingestão de alimentos sem agrotóxicos, muitas pessoas evitam ter plantas em casa devido a falta de espaço. Porém, o cultivo de diversos alimentos está cada vez mais viável em função da versatilidade dos canteiros e da possibilidade de aproveitar janelas e paredes, por exemplo, para começar a plantar.

As plantas não tem preferência por horizontal ou vertical, se estão penduradas ou se estão acomodadas em um grande canteiro. Existem, sim, aquelas que preferem ambiente sombreados ou ensolarados, mas o posicionamento pouco interfere no resultado final do cultivo.

Outro fator que influencia na opção de iniciar uma horta caseira é a falta de tempo para se dedicar ao manejo. Para sanar esse problema existem vasos auto regáveis, que diminuem o tempo de dedicação ao cuidado da horta, além de serem produzidos a partir do reaproveitamentos de garrafas PETs, o que também reduz o investimento financeiro.

São várias as opções hortaliças, flores, plantas aromáticas e medicinais, por exemplo, que são muito fáceis de cuidar. Listamos algumas opções abaixo:

Opções de Fácil Manejo para Hortas Domésticas

Rúcula

A rúcula é uma planta que atinge no máximo 10 a 30 cm de altura, ela adora crescer bem juntinha com suas irmãs, não necessitando de muito espaço para se desenvolver. Sem falar que ao ser colhida, ela cresce novamente, sem necessidade de um replantio da semente. Ela gosta de climas amenos e de solo úmido. Tem preferência pela exposição ao sol e necessita receber, no mínimo, 4 horas de luz.

Na hora da colheita prefira cortar as folhas dessa hortaliça com uma tesoura, deixando uma parte considerável do caule afixado à terra. Utilizando os mesmo métodos exigidos pela rúcula é possível produzir couve, pimentão e alface, que são pequenos e possuem raízes curtinhas.

Manjerona

A manjerona é uma planta que atinge de 30 cm a 60 cm de altura, depende do quando você permite que ela cresça. A erva é muito apreciada pela culinária e é utilizada para compor vários pratos. Sua aparência é similar ao orégano, e vai muito bem com a pizza. Essa planta é de clima ameno ou quente e exige luz solar direta, por algumas horas, diariamente. Ela precisa ser irrigada sempre que apresentar solo seco.

O plantio é muito fácil, pode ser feito por estaquia, cortando cerca de 10 cm de comprimento de uma planta desenvolvida. Dois terços do comprimento do ramo devem ficar enterrados no solo úmido. O ideal é plantar os ramos em vasos mantidos em local fresco e bem iluminado, até que as mudas estejam bem enraizadas, para então receber luz solar direta.

A manjerona fica linda quando pendurada, porque começa a cair por cima do vaso,formando uma cascata.

Tomate Cherry

Os tomates cereja são muito bonitos e nutritivos, a planta é bem fácil de cuidar mas necessita um pouco de manutenção. Ela deve ter pelo menos 4 horas de sol diário para potenciar toda a qualidade e quantidade do fruto.

Escolha um vaso com cerca de 40 centímetros de profundidade ou que tenha bastante espaço para as raízes se desenvolverem para os lados, ela pode ser plantada em um vaso invertido também, para que você possa pendurar seu tomate, mas para utilizar esse método é melhor pesquisar antes como fazer seu vasilhame.

Durante o crescimento dos frutos, evite que ventos fortes batam no seu tomateiro, os tomates também necessitam de muita água, tendo o cuidado de não encharcar o solo e as folhas.

A manutenção pode ser feita para diminuir as hastes do tomateiro, assim deixando mais força para os frutos, então quando estes atingirem um comprimento de 2 cm, você pode quebra-los. Quando seu pé estiver pendendo para o lado e com muito peso é importante atar uma estaca para que fique ereto. Não é o caso dos tomates pendurados.

Temperos e Condimentos

A cebolinha, salsa, coentro, alecrim, sálvia, orégano e manjericão são todas aromáticas que contem raízes pequenas, ou seja, você pode plantar todas elas mescladas em um vaso maior ou separadas em potes pequenos, por exemplo, de 15 cm.  Essas plantas também não crescem muito e você pode ir podando, secando e utilizando como chás ou condimentos mistos.

Ademais de todas essas citadas, existem muito mais plantas que podem ser cultivadas em apartamentos. Se você possui um térreo ou uma varanda, mesmo que não tenha alta insolação, pode render muitas colheitas. As plantações em pallets e suspensas também podem te auxiliar.

As plantas precisam de no mínimo de 4 horas de sol diárias, algumas apenas de luminosidade. Procure um bom solo e comprar fertilizantes orgânicos. Você também pode aproveitar a borra de café, erva mate, cascas de ovo e de outros alimentos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *