5 Benefícios do Manjericão

O manjericão é uma planta sagrada, tem diversas funções medicinais e energéticas. Ela é um ótimo condimentos para a culinária e pode ser agregado para embelezar e trazer um ótimo aroma para sua casa.

Confira as propriedades e benefícios do manjericão:

Fortalece o organismo

O fortalecimento do corpo se dá através do fortalecimento do sistema imunológico, essa planta pode aumentar a produção de anticorpos em até 20%. Protegendo contra diversas doenças contra asma, alergias, infecções, câncer, gripes e resfriados.

Tem poderoso efeito no funcionamento dos rins, faz bem para o sistema digestivo, tratando prisão de ventre, indigestão e acidez. E ainda contém antioxidantes, que auxiliam a baixar o nível de colesterol.

Contém alto teor de magnésio, mineral que auxilia no relaxamento dos músculos, melhora o fluxo sanguíneo no organismo e ajuda a absorver cálcio. Ainda oferece  vitaminas A, C e K, manganês, cobre, cálcio, ferro e gorduras omega-3.

O manjericão fica ótimo em massas, pizzas, saladas, com abacate e em sucos. Ele pode ser utilizado no preparo de água aromatizada e em forma de chá.

Como preparar água aromatizada

Utilize 10 folhas de manjericão para 1 litro de água. Ferva a água, adicione as folhas lavadas e tampe o recipiente. Deixe descansar durante dez minutos, filtre e beba. Recomenda-se beber 3 vezes ao dia, durante 7 dias.

Antiestresse

Recomenda-se mascar 10 a 12 folhas de manjericão para prevenir o estresse.

Como falamos antes, um dos benefícios dessa planta é relaxar a musculatura, aliviando a tensão nos músculos e as dores de cabeça.

Ele também pode trazer melhorias das funções cerebrais, por ter propriedade de normalizar os níveis de neurotransmissores no cérebro equilibrando o humor. Uma das principais atividades é controlar a produção de cortisol, o hormônio do estresse. Quando este hormônio é inibido o corpo responde ao estresse de forma distinta.

Ativar os sentidos

A vitamina A presente é benéficas à saúde ocular, trazendo uma melhoria na visão.

A planta pode acelerar o processo de cicatrização de feridas, eliminar bactérias causadores de afecções cutâneas, impedir o entupimento dos poros, evitando o aparecimento de acne e espinhas.

Também pode ser utilizado na cosmética para a higiene bucal e tratamento de halitose e mau hálito, além de ter um sabor delicioso. O olfato é outra sentido que agradece a presença do manjericão na sua vida.

A magia do manjericão

O manjericão pertence às 7 ervas protetoras do lar. Ele é um ótimo presente para quem está de casa nova, pois atrai a boa sorte e espanta energias negativas da entrada da casa. Ele é a erva sagrado de Krishna e também é chamado de erva da harmonia por agir como pacificador e integrador na família.

Na alimentação, atua como energizante e deve sempre ser utilizado fresco e por último nos alimentos cozidos, para que ele não perca os princípios energéticos.

O banho de manjericão pode acabar com a agressividade de crianças e ajudar a dormir melhor, também pode ser feito com escalda-pés, ajuda a tirar a raiva do campo emocional.

Como plantar Manjericão

O manjericão é uma planta de fácil cultivo.

Sua divisão é através de estaquia, podendo ser colhida de uma planta desenvolvida uma rama com 5 gomos, dos quais 2 serão arrancadas as folhas e enterrados, ficando 3 gomos com folhas para a realização de fotossintese.

Essa planta se de dá muito bem com a luz solar e deve receber sol direto no mínimo por 4 horas. A rega é muito sútil, verificando quando a terra está seca, sem deixar que fique dias sem água e tampouco regar todos os dias.

A pode é necessária para o desenvolvimento da planta, podendo ser colhido 1 terço da planta e sempre impedir que as flores do manjericão cresçam, pois isso pode levar a morte do seu pé.

Verifique as contra indicações dos alimentos que você consome. Opte por produtos orgânicos e de produção local e sempre preze pelo equilíbrio, evitando excessos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *