6 Flores para embelezar seu jardim e cuidar da sua saúde

Se você gosta de um jardim florido e com muitas cores, que tal escolher plantas que além de embelezar sua casa ainda podem te proporcionar chás e remédios naturais. Conheça as flores mais utilizadas para produção de pomadas, cremes e chás deliciosos que afastam doenças respiratórias e muito mais.

Calêndula

A calêndula é uma planta que pode ser muito grande, chegando ao máximo 1 metro de altura e muito utilizada de forma ornamental e para espantar pragas das hortas. Ela é analgésica, anti-inflamatória, combate fungos, vírus e bactérias. Também é calmante, cicatrizante e tonificante da pele.

Por ser anti-histamínica é indicada para alergias,serve para tratar acnes e dermatites, verrugas, assaduras e para clarear manchas. É reguladora da menstruação, principalmente nos casos dismenorreia, alivia cólicas menstruais e candidíase.Calêndula

Amor perfeito

Com apenas 12 centímetros de diâmetro, variando entre o roxo, amarelo ou branco, é difícil encontrar quem não se encante com a simplicidade do amor-perfeito. Muito procurado pelos adeptos à jardinagem, além de deixar o ambiente charmoso e encantador, está entre as flores medicinais.

Essa flor combate inflamações, febres, é calmante da pele, por isso é muito indicada para tratamentos de pele e eliminação de acnes e espinhas. Ela estimula o sistema imunológico e é diurética, eliminando toxinas e o excesso de água no organismo, o que diminui inchaços, mas seu principal uso é para estimular a circulação sanguíneo e proteger o coração.

Podem ser utilizadas para fazer chás ou compressas na região afetada.Amor Perfeito

Jasmim

A aparência da flor jasmim transmite paz e tranquilidade por sua delicadeza e seu aroma inigualável, assim como suas propriedades que tem ação calmante e relaxante. Como é emoliente, ela trata os tecidos e a pele e age como uma rejuvenescedora e revigorante.

A jasmim é indicada para tratamento de alergias na pele, depressão, irritabilidade e TPM. Também é ótima para contratação muscular, sendo seu óleo essencial perfeito para massagens. Ela ainda reduz o colesterol e tem fortes antioxidantes, prevenindo o envelhecimento precoce e colaborando para um sistema imunológico saudável.Jasmim

Rosas brancas

Rosas BrancasAs rosas são charmosas, necessitam de muito sol e um solo saudável, embora possam crescer até mesmo em solos arenosos. Normalmente as rosas são utilizadas para banhos, mas as rosas brancas também têm muitas propriedades medicinais.

Elas possuem propriedades de amolecer tecidos, acalmar a pele, e combater infecções. Além disso, ela é depurativa, ajudando a eliminar toxinas e ácido úrico. Seu extrato pode ser utilizado em cosméticos para limpeza da pele. Já o chá de suas pétalas é recomendado como calmante e para dores de garganta.

Na mitologia é a flor de Vênus, a deusa do amor, pode ser usada para atrair uma vida amorosa e sexual saudável.

Hibisco

O hibisco é uma das flores medicinais que mais reúnem propriedades. Sua principal função é o combate de gripes, resfriados, tosse e febre, devido a sua ação expectorante e o alto teor de vitamina C. Ela ainda possui ação laxante e alivia dores de estômago e as cólicas menstruais, devido à  seu efeito analgésico e calmante.

As flores são diuréticas e ricas em antioxidantes, eliminado os radicais livres que aceleram o envelhecimento da pele e do organismo, o acumulo de água, otimizando o processo de emagrecimento.

Ela é indicada para hipertensivos, e ajuda a reduzir as taxas de colesterol ruim, o que colabora para o controle da pressão sanguínea e da glicose no sangue.

Ela pode ser ingerida em saladas, sucos, geleias e em chás.Hibisco

Lavanda

LavandaA lavanda tem um aroma de limpeza e uma coloração muito única. Seu perfume é muito utilizado em essências e promove uma estabilização dos chakras, juntamente com a limpeza energética.

Elas também possuem ação antifúngica e bactericida, é um dos melhores analgésico e sedativo e por isso é ótimo para massagens, contudo seu óleo essencial não deve ser aplicado diretamente a pele, pois pode causar queimaduras no sol.

Se recomenda para o combate do estresse, crises de ansiedade e para a insônia.

O óleo essencial pode ser adicionado em outros produtos, como cremes para massagens na proporção de 1 para 10, o seu chá pode ser com suas pétalas ou folhas.

Tenha cuidado ao comprar sementes e muda que podem ser impróprias para o consumo, verifique que a planta seja sem uso de tóxicos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *