Propriedades Medicinais do Gengibre

O gengibre é uma planta de origem asiática, base da culinária oriental, de sabor exótico e marcante e com diversas propriedades terapêuticas que são conhecidas mundialmente. A raiz do gengibre é rica em substâncias como o canfeno, zingibreno, felandreno e zingeroma, além de sais minerais e vitamina B6. Suas propriedades antioxidantes combatem o envelhecimento, melhora o aspecto da pele, tonificando e renovando o brilho, além de auxiliar no combate a acne e a psoríase, devido a sua ação anti-inflamatória e antisséptica.

Estes são apenas alguns dos benefícios desta planta, utilizada ainda em uma infinidade de receitas caseiras que vão desde o tratamento de náuseas, dores de garganta, cabeça, estômago, asma, e bronquite, até o combate o alívio de sintomas causados pela quimioterapeia. As inúmeras propriedades medicinais do gengibre competem apenas com a eficácia do alho. Outro alimento rico em propriedades benéficas para o organismo.

O gengibre tem um sabor característico e picante, devido a uma substância denominada gingerol, que protege o organismo de fungos e bactérias, fortalecendo o sistema imunológico. O gengibre ainda é indicado nos estados de depressão. Além de aliviar dores nas articulações, agir como expectorante, ativar a circulação sanguínea e aumenta a capacidade de cicatrização.

O consumo do gengibre é livre de contraindicação e pode ser utilizado como remédio caseiro através do preparo de chás, xaropes, sucos e emplastos. São tantos os benefícios da especiaria, que ele também pode ser utilizado no preparo de diversos pratos, acrescentando um sabor peculiar as receitas e saúde à mesa.

Gengibre ralado

Receitas para Ingerir Gengibre Diariamente

Infusão de gengibre

A infusão de gengibre é sempre mais aconselhável que o consumo do chá. Isto por que a raiz, a exemplo de outras ervas medicinais, perde boa parte de seu potencial curativo, ou seja, de seus princípios ativos, quando submetido a altas temperaturas.

Enquanto o chá é produzido através da fervura do ingrediente em água, a infusão é obtida apenas mergulhando o gengibre, que pode ser ralado ou em lascas, com a temperatura da água inferior à 40 graus centígrados.

Infusão de gengibre e mel

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa (rasa) de gengibre fresco, ralado ou em lascas. Não se esqueça de retirar a casca.
  • 3 colheres de chá de açúcar refinado
  • 1 ou 2 colheres de sopa de mel de abelhas
  • 1 xícara de água mineral ou filtrada

Modo de preparo: Coloque o gengibre e o açúcar em uma panela pequena, em fogo baixo. Mexa até que o açúcar incorpore ao gengibre e adquira uma cor caramelada. Assim que a mistura formar uma crosta de açúcar envolta no gengibre, retire da vasilha e reserve.

Na mesma panela em que preparou o gengibre, adicione a água e deixe aquecer até começarem a surgir as primeiras bolhas (antes do ponto de ebulição, quando a água começa a borbulhar e evaporar). Desligue assim que atingir a temperatura desejada e adicione o gengibre caramelado. Tampe e espere esfriar. Acrescente o mel de abelhas e misture bem.

Esta infusão pode ser consumida ainda quente ou gelada, dependendo apenas da finalidade para que será utilizada. Ou seja, no caso de gripe, resfriado ou dor de garganta, por exemplo, deve ser evitada a ingestão de bebidas geladas.

Rendimento: uma xícara

Xarope de gengibre, limão e mel

Xarope de gengibre, limão e mel

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de gengibre ralado
  • 100 ml de mel de abelhas
  • Fatias de limão a gosto

Modo de preparo: O gengibre deve ser ralado em um ralador fino. A intenção é que a raiz adquira uma consistência pastosa. Acrescente o mel e as fatias de limão. Deixe descansar por 24 horas antes de iniciar o consumo.

Posologia: Este xarope pode ser utilizado no alívio dos sintomas de gripes e resfriados, ingerindo-se uma colher de sopa diariamente em jejum, mas também pode ser consumido diariamente como parte da primeira refeição do dia, substituindo as geleias.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *