Remédio Caseiro para Doenças Degenerativas

As doenças são causadas por fatores que permitem classificá-las. Podemos identificar doenças infecciosas, congênitas, hereditárias, genéticas e degenerativas. Neste artigo, trataremos especificamente das doenças degenerativas, aquelas causadas por hábitos associados à vida moderna tais como, sedentarismo, alimentação inadequada, consumo frequente de substâncias tóxicas ou fatores hereditários.

Alguns alimentos, apresentam propriedades capazes de auxiliar no combate e prevenção destas doenças, desde que associados ao desenvolvimento de hábitos saudáveis e tratamento médico sempre que necessário. Afinal, a falta de atividades físicas, ingestão diária de açúcar e gorduras, tabagismo e uso abusivo de álcool, são alguns fatores determinantes das patologias degenerativas.

Entre as principais doenças deste tipo encontramos a arteriosclerose, hipertensão, diabetes, as doenças cardíacas e da coluna vertebral, câncer, mal de Alzheimer, artrose, reumatismo, glaucoma, esclerose múltipla e artrite deformante. Vale lembrar que a opção por hábitos saudáveis é a melhor maneira de evitar tais doenças. A inclusão de chás, sucos e certos tipos de alimentos, certamente irão contribuir na prevenção ou tratamento de forma natural e eficaz.

Alimentos antioxidantes

Elaboramos uma única receita que poderá auxiliar no desenvolvimento de uma alimentação mais saudável e equilibrada.

Suco Natural Antioxidante

Suco natural antioxidante

Um dos alimentos mais ricos em betacaroteno é a cenoura. Trata-se de uma substância antioxidante que inibe, entre outros, o mal de Alzheimer. A doença que causa perda da memória recente (a pessoa pode se lembrar de fatos ocorridos há muito tempo atrás mas se esquecer de algo que aconteceu há alguns minutos) e tende a agravar-se com o tempo, diminuindo a capacidade intelectual e dificultando bastante o convívio social do portador. O consumo do suco de cenoura, três vezes por semana, pode evitar ou inibir o surgimento da patologia.

Incluindo aproximadamente 100 gramas de beterraba e suco de duas laranjas, teremos um ótimo aliado no combate à hipertensão, por conta de uma substância denominada nitrato. A hortaliça também age no organismo como diurético e ao contrário do que se imagina a quantidade de açúcar presente não é tão grande assim, podendo ser consumida inclusive por diabéticos.

A laranja, por sua vez, potencializa a absorção do ferro pelo organismo, além de fortalecer o sistema imunológico.

Para prevenir ou auxiliar no combate da diabetes, acrescente à receita, duas colheres de farinha de casca de maracujá, rica em pectina, uma fibra que auxilia o organismo na redução de absorção da glicose pelo sangue. O ingrediente pode ser adquirido em casas do ramo, ou produzido em casa.

Suco de Cenoura, Beterraba, Laranja e Farinha da casca do Maracujá

  • 100 ml de água mineral ou filtrada.
  • 02 cenouras médias
  • 01 beterraba pequena ou pedaço equivalente à aproximadamente 100 g da hortaliça
  • 02 laranjas
  • 02 colheres de farinha de casca de maracujá

Bata todos os ingredientes no liquidificador. O suco poderá ser peneirado, porém, se consumido de forma integral (sem passar pela peneira), estará auxiliando ainda, no sistema digestivo, por conta da grande quantidade de fibras.

Para a farinha de casca de maracujá

Corte o maracujá ao meio. Retire a polpa e as sementes. Leve somente as cascas ao forno baixo até secar completamente (cuidado para não deixar queimar).

Retire a parte de fora da casa cuidadosamente, com uma faca. Triture a parte branca no liquidificador até formar uma farinha. Guarde em um recipiente fechado, fora da luz e umidade. Esta farinha pode ser consumida em sucos, ou na preparação de pratos doces e salgados.

Importante salientar que as doenças degenerativas se desenvolvem a partir de maus hábitos cultivados durante toda vida. Sendo assim, sua prevenção também esta baseada em atitudes frequentes, ou seja, os alimentos aqui elencados devem fazer parte de uma alimentação diária e não apenas utilizados nas ocasiões em que a doença se manifesta.