Assa-peixe: Para que serve e receitas de chá e xarope

Também conhecido como cambará-branco, cambará-guaçú ou chamarrita, essa planta é nativa do Brasil e normalmente nasce em beiras de estradas, lugares úmidos e terrenos baldios.

O seu consumo combate muitas doenças e se mostra muito eficaz em casos de gripe, tosse, bronquite, pneumonia e doenças respiratórias. Também é utilizado para tratar contusões, hemorroidas, dores nas costas, dores musculares.

Saiba como preparar receitas com essa planta:

Chá para infecções urinaria

Por ter propriedades diuréticas, ele é utilizado para eliminar cálculos renais, curar infecções urinaria e ajuda a emagrecer por eliminar o excesso de liquido no corpo.

Como preparar

Utilize 3 colheres de sopa de folhas picadas, em pedaços bem pequenos, para 1 litro de água. Ferva um litro de água, acrescente as folhas picadas de assa-peixe e apague o fogo, aguarde dez minutos com o recipiente tampado. Filtre e beba uma xícara da infusão por dia.

Bebida expectorante para tosse

Sua principal função é agir contra tosses e gripes, pois tem potentes propriedades expectorantes, o que ajuda a amolecer e eliminar facilmente o muco e secreções dos pulmões. Além disse é uma bebida fortificante, aumentando a imunidade do organismo.

Como preparar

Utilize 1 colher de sopa de folhas bem pequenas para 1 xícara de água. Faça a bebida em infusão, abafando por 10 minutos. Filtre e beba 1 xícara de chá, por cerca de 1 a 3 vezes ao dia. Acrescente mel após o chá chegar em temperatura ambiente.

Para utilizar a planta assa-peixe como expectorante também se pode optar pelo uso do xarope.

Compressa para dores musculares

Para tratar doenças da pele, como acnes, feridas ou dores musculares, reumatismo utiliza-se a compressa. Ela pode ser feita através de cataplasmas da folha, embebidos em panos limpos ou acrescentadas em argilas.

Como preparar

Utilize 3 colheres de sopa de folhas frescas fatiadas e coloque em um pilão, amasse bem até que a consistência seja mais parecida com uma pasta. Espalhe em um pano, gaze ou diretamente na pele, aplicando no local afetado. Recomenda-se 2 vezes ao dia, durante aproximadamente 2 horas.

Se preferir, faça um chá com três folhas picadas, ferva por cinco minutos, aguarde esfriar e filtre. Acrescente argila até que forme uma pasta e aplique diretamente no local afetado. Deixando agir por 2 horas.Assa peixe

Xarope para gripe

O xarope é uma forma de conservar o líquido e também, por ser adocicado, de fazer com que as crianças queiram tomar. Ele é muito utilizado para limpeza das vias aéreas e tratamento de gripe.

Como preparar

Utilize 1 punhado de folha de assa-peixe picadas para 1 litro de água. Ferva durante 5 minutos as folhas, acrescente açúcar mascavo até que fique com consistência de xarope. Desligue o fogo, espere esfriar e acrescente uma xícara de mel. Misture bem e guarde em um vidro esterilizado em local fresco.

Recomenda-se uma colher de sopa, de duas a três vezes ao dia, até que os sintomas desapareçam.

Alimentação

Essa planta também pode fazer parte do cardápio da família. Ela não pode ser comida crua, mas pode ser utilizada como petisco.

Como preparar

12 folhas de assa peixe, dos ramos mais novos, e preferencialmente colhidos na hora e bem lavadas.
½ xícara de fubá fino ou farinha de rosca, temperos a gosto e 2 ovos.

Misture os ovos, o fubá e os temperos e misture bem para que fique bem homogêneo. Passe as folhas do assa-peixe na mistura, para empana-las e coloque para fritar em óleo bem quente. Conforme são fritas, vão ficando com o aspecto de peixe frito.
Retire e escorra o excesso de gordura e desfrute.

Verifique as contra indicações dos alimentos que você consome e preze pelo equilíbrio, evitando excessos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *