6 Benefícios do Tomilho e como usar

Também conhecido por muitas pessoas como timo, o tomilho é bastante usado na culinária para formar temperos especiais.

Essa planta possui timol, um ótimo desinfetante gastrointestinal, pulmonar e das vias urinárias, possui tanino, resina, saponina e pentosana. Também é rico em potássio, ferro, magnésio, cálcio, manganês e selênio. Fonte de vitaminas vitais, como vitaminas do complexo B, beta caroteno, vitamina C, vitamina A, vitamina K, vitamina E e ácido fólico.

Saiba como utilizar o tomilho medicinalmente com receitas naturais:

Xarope para bronquite e tosses pesadas

O tomilho é um ótimo expectorante, bronco espasmódico e desinfetante, além de ter a propriedade béquica que elimina tosses. Ele também reduz as secreções e é um dissolvente de congestões.

Como fazer: Utilize 4 colheres de sopa de folhas secas de tomilho, 2 colheres de guaco seco para 1 litro de água. Ferva a água com açúcar e deixe em infusão as plantas durante 10 minutos com o recipiente tapado ecoe. Coloque açúcar em uma panela e aqueça até que fique em ponto de melado, adicione o chá e espere dar ponto de xarope, sempre mexendo.

Tome 1 colher grande a cada 15 minutos até aliviar as tosses.

Clarear manchas de acnes e infecções cutâneas

O óleo essencial de tomilho é bactericida, aumenta a imunidade e estimula a circulação da pele. Neste método o tomilho substitui o nicotinato de metila, pois aumenta a circulação sanguínea nos vasos, deixando a região avermelhada e aquecida.

Utilize água de lavanda, pois tem efeito sedativo e calmante, além de ser cicatrizante.

Como fazer: 1 colher (sopa) de argila branca em pó; 1 gota de óleo essencial de tomilho e Água aromática de lavanda (hidrolato). Em um recipiente de vidro ou porcelana, coloque a argila e acrescente água até obter a consistência de uma pasta grossa. Em outro recipiente, coloque 1 colher da argila pronta e acrescente o óleo essencial de tomilho.

Com um pincel aplique na área desejada e deixe pelo tempo que aguentar, no máximo 20 minutos. Retire a argila e aplique o hidrolato de lavanda para acalmar a pele. Esse tratamento pode ser feito a cada 15 dias, até que as manchas desapareçam.

É importante saber que tomilho causa ardência e sensação de coceira na pele, além de da vermelhidão, mas não se assuste, é normal e não causará nenhum problema para a pele. É importante saber disso para respeitar seus limites.

tomilho

Tônico estimulante

O tomilho tem propriedades tônica e estimulante, elas estimulam o coração, o sistema digestivo, o sistema nervoso, os músculos e a pele, fortalece o corpo e aumenta a imunidade, isso devido à excitante das funções circulatórias e cerebrais. Com o auxilio de antioxidante, que eliminam radicais livres, protegendo as células sadias do organismo.

Ele também atua como um reforço da memória, é antidepressivo e ajuda a concentrar.

Como fazer: Utilize 2 folhas de limão, 1 colher de folhas secas de tomilho,1 maçã e 2 xícaras.

Faça uma infusão das folhas de limão e do tomilho com a água fervente durante 10 minutos com o recipiente tapado. Coa e depois junte com o suco de maçã e bata no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Beba  1 copo de suco 3 vezes durante o dia.

Acabar com Mau hálito

O óleo essencial de tomilho possui na sua composição cariofileno e canfeno que lhe dão propriedades antibacterianas. Essas substâncias inibem o crescimento de bactérias por dentro e por fora do corpo.

Ele elimina as bactérias, assim como as mantêm afastadas, e é antisséptica e desodorizante podendo ser utilizado no creme dental natural ou após a escovação, misturado com óleo de coco.

Vermífugo natural

O tomilho possui anti-helmíntica, propriedade responsável por eliminar vermes e parasitas, incluindo lombrigas, oxiúros e outros vermes.

Como preparar: Utilize de 3 a 5 gramas da erva em 100 ml de água fervente por 10 minutos, coa e beba rapidamente. Após tome um laxante, como leite de magnésio ou babosa em maceração.

Fácil de plantar

Pode ser replicado por estaquia e não necessita de muitos cuidados, essa plantinha prefere terrenos secos e gosta de sol, o excesso de água pode queimar as folhas de baixo causando a morte da planta. Necessita de um recipiente de 15 cm de profundidade e cresce somente até 20 cm. As flores devem ser podadas para que as folhas continuem fortes e bonitas.

Tenho cuidado com as contra indicações, o tomilho não é indicado para as pessoas com insuficiência cardíaca, gastrite e úlceras. Gestantes e lactantes devem evitar.

Nunca utilize um chá por mais de 10 dias, o uso exagerado pode ser prejudicial a saúde.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *