Como controlar e diminuir o fluxo intenso do período Menstrual

O fluxo intenso não é motivo de vergonha para ninguém e ele pode muitas vezes ser algo normal, porém existem alterações no fluxo sanguíneo que precisam de certa atenção pois podem estar revelando algo.

Há doenças relacionadas com o útero que levam a um aumento do fluxo, como o mioma, o pólipo, a adenomiose e a endometriose, o que causa uma superfície de sangramento maior, aumento o fluxo.

Fumaça, poluição, embalagens de plástico feito de policarbonato e alumínio são substancias que afetam diretamente a mulher, uma vez no organismo, eles podem imitar a ação do estrogênio, interferindo no funcionamento de algumas glândulas endócrinas. As dicas para evitar essas substâncias são reduzir o consumo de alimentos enlatados e embalados, latas e PETs de água e refrigerantes, alimentos de origem animais que são contaminados pela dioxina nas indústrias, evitar herbicidas e alimentos da produção convencional, éter de glicol, produto químico usado em tintas, produtos de limpeza e cosméticos.

Além de evitar esses desestabilizantes endócrinos e manter uma boa alimentação, segue receitas naturais para auxiliar a diminuir o fluxo e estabilizar o organismo:

Chás de sementes de coentro

A medicina oriental, a ayurveda trabalha com sementes de coentro e afirma poder ajudar a parar os ciclos menstruais pesados, ela pode auxiliar a melhorar o funcionamento uterino e equilibrar os hormônios femininos no corpo.

Como preparar

Adicione 1 colher de chá de sementes de coentro para 2 xícaras de água. Ferva até que a quantidade reduza pela metade. Bata e adicione um pouco de mel se assim preferir. Beba-o enquanto ele ainda está quente, 3 vezes ao dia durante seu ciclo mensal.

Canela

A canela é conhecida por atrasar fluxos menstruais, mas a verdade é que ela é muito eficaz em reduzir o sangramento pesado. Esta erva estimula o fluxo sanguíneo longe do útero. Além disso, as suas propriedades anti-inflamatórias e antiespasmódicas ajudam a aliviar as cólicas e os inchaços.

Como usar

Chá– Adicione 1 pau de canela para uma xícara de água. Cozinhe por 15 minutos. Tampe e deixa descansar por 5 minutos. Coa e beba duas vezes por dia.
Tintura – Utilize 3 gotas de tintura de casca de canela em 1 copo de água, beba 2 vezes ao dia.
Óleo essencial – Utilize 10 gotas de óleo essencial de canela diluídos em 1 copo de água, até 3 vezes por dia. Siga qualquer um desses remédios apenas durante seu período.

fluxo intenso

Alimentação

O magnésio é um mineral fundamental para equilibrar os hormônios femininos, como o estrogênio e progesterona. O fluxo intenso pode ser causado pela deficiência desse mineral no corpo. Por isso coma alimentos como aveia, nozes e sementes, abacate, chocolate escuro (cacau), abóbora e melancia.

Tocoferol, a vitamina E é a vitamina da reprodução e anti-esterilizante. Ela é importante no processo de cura, da fertilidade e do combate das dores menstruais. Você pode encontrar ela no gérmen de trigo, alface, couve, óleo de amendoim, gema de ovo caipira, óleo de linhaça, azeite de oliva.

O mamão papaia é uma fruta que favorece o processo menstrual. A razão é por conter grandes quantidades de vitamina C e caroteno. A granada, rica em fitoestrógenos, é um excelente estimulante da atividade uterina. E a salsa, uma planta que contém apiol e miristicina, duas substâncias estimulantes das contrações no útero.

Xarope de ervas

A cavalinha é ideal para limpar as impurezas do sangue e desintoxicar o organismo, ela é muito usada para menstruações excessivas.

O melão de São Caetano possui muitas propriedades, é usado para tratar leucorréia, menstruações difíceis e é um ótimo depurativo sanguíneo.

A artemísia, também conhecida como losna, é considera a planta da energia feminina, ela é reguladora da menstruação, além de ser rica em magnésio e cálcio, dois minerais importante para a mulher.

As folhas da framboesa vermelha contêm quercetina, um pigmento vegetal que funciona como um antidepressivo. Os nutrientes provenientes da framboesa incluem ferro, cálcio, manganês, magnésio e vitamina B, vitamina C e vitamina E.

Como preparar

Escolha 3 extratos alcoólicos, adicione mel e misture todos os ingredientes, agite bem e tome 1 colher (de chá) desse xarope diluído em um pouco de água morna 1 vez ao dia, durante o período menstrual.

Confira as contra indicações das plantas que você utiliza, prefira produtos orgânicos e frescos. Faça exames e se mantenha informada da sua saúde.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *