Receitas fáceis para eliminar o Catarro

O catarro é um sintoma de infecções no sistema respiratório. A secreção que costumamos expelir ao espirrar ou tossir é o muco responsável pela proteção e filtragem das vias respiratórias, é o que retém poeira, bactérias, vírus ou fungos.

A presença de catarro pode ser sintoma de doenças suaves como resfriado, ou mais graves como pneumonia. Pode estar presente em quase todas as doenças respiratórias, ele é o responsável por congestionar o canal nasal, dificultando a respiração e causando tosses.

O catarro pode apresentar coloração, o que normalmente indica que tipo de infecção se trata, pode ser incolor, esverdeado indicando infecção viral, amarelado indicando bactérias, rosado pode conter presença de sangue, ferrugem quando é causado por pneumonia.

Conheça algumas plantas que podem colaborar com a eliminação do catarro:

Chá de erva-doce

Também conhecida como anis estrelado, essa planta é expectorante e por isso elimina secreções dos pulmões, diminui a densidade e aumenta a fluência do muco dos pulmões. É rica em vitaminas A, complexo B e C, fibras, sódio, ferro, potássio, cálcio, zinco e cobre. Ela ainda combate à tosse, melhora o apetite, trata a prisão de ventre e alivia cólicas.

Como preparar: Utilize 3 colheres de sopa de sementes de erva doce secas para um litro de água. Coloque a água para ferver, depois acrescente as sementes de anis. Desligue o fogo e deixe a mistura descansar por 5 minutos com o recipiente destapado. Em seguida, filtre e beba no máximo 3 xícaras por dia, durante uma semana.

catarro nariz

Xarope de Avenca

A avenca costuma ser uma planta ornamental e normalmente cresce em lugares úmidos. Ela é adstringente, combate a asma, protege contra bactérias e vírus. Combate à tosse, é anti-inflamatória e antioxidante, livrando o organismo de radicais livres.

Essa planta também age como depurativa sanguínea e tonifica o sistema imunológico.

Como preparar: Utilize 50 gramas de avenca seca para 1 litro de água, 1 xícara de açúcar mascavo e 6 cascas de limão. Ferva a água e faça uma infusão das folhas secas de avenca durante 15 minutos, com o recipiente tapado. Filtre e reserve. Coloque o açúcar em uma panela e vá mexendo até que ele derreta e se pareça com melado.

Quando todo o açúcar estiver de cor castanho, acrescente o chá de avenca e as cascas de limão e deixe ferver por alguns minutos. Filtre e reserve em vidro escuro. Se quiser pode acrescentar mel após esfriar.

Xarope de Agrião

O agrião é considerado um potente remédio para afecções respiratórias. Na sua composição aparecem vitaminas A, C, B, K e demais sais minerais.

O agrião contém propriedades adstringentes, anti-inflamatória, promove a limpeza das vias respiratórias, impede a tosse e elimina secreções pulmonares. Também age como depurativo sanguíneo, descongestionante e tonifica o organismo.

Como preparar: Utilize um punhado de folhas frescas, um pedaço de gengibre, açúcar e mel.

Lave bem as folhas e pique em pedaços pequenos, coloque água fervida e deixe em infusão durante 10 minutos. Coloque o açúcar na panela e deixe ficar com uma consistência de melado, quando estiver com uma coloração escura junte o chá de agrião e com o gengibre ralado e deixe cozinhar por 20 minutos. Apague o fogo e deixe repousar, quando estiver frio, filtre e acrescente 2 colheres de sopa de mel. Guarde em um vidro esterilizado.

Tome cerca de uma a duas colheres de sopa, três vezes ao dia. Faça o tratamento durante o tempo necessário à cura.

Vaporização com eucalipto

As vaporização e inalações são ótima nestes períodos, pois ajudam a amolecer os mucos e catarros, sendo mais fácil a eliminação. Eles podem ser através de banho quente ou por inalação.

O eucalipto é antisséptico geral e pulmonar, desinfetante, limpa secreções pulmonares, ajuda a eliminar toxinas e é um tônico geral.

Ele pode auxiliar em todas as afecções respiratórias, como amígdalas, asma, bronquite, coqueluche, coriza, febre, gripe, pneumonia, resfriado, rinite, rouquidão, sinusite, tuberculose.

Como preparar: Utilize 5 gramas de folhas de eucalipto cheiroso para uma xícara de água. Ferva a água e desligue o fogo. Adicione as folhas de eucalipto logo em seguida. Assim que possível faça a inalação e vá dormir. Para a inalação tenha cuidado com o calor para não se queimar, é útil colocar uma toalha em cima da cabeça para que o vapor não escape. Será difícil respirar por ser abafado, mas é um dos melhores métodos para aliviar a congestão nasal.

Verifique as contra indicações dos produtos que você utiliza, opte por orgânicos e de produção local. Preze pelo equilíbrio, evitando excessos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *