Propriedades Medicinais da Carambola + Receitas de Chá e Xarope

A fruta pode não estar entre as mais presentes nas mesas brasileiras, mas é, sem dúvida uma estrela, quando o assunto é medicina caseira. Durante séculos, a carambola vem sendo utilizada na composição de remédios naturais para combater doenças da pele, como a psoríase e dermatite atópica.

A carambola contém substâncias antioxidantes como os flavonoides, com propriedades anti-inflamatórias. É rica em vitaminas e sais minerais, como o cálcio, fósforo e ferro, vitamina A, vitamina C e as vitaminas do complexo B. Age como antitérmico, baixando a febre e auxilia na prevenção e tratamento de uma doença chamada de escorbuto, causada pela falta de vitamina C no organismo, que inibe a produção de colágeno, desencadeando sangramento nas gengivas, hemorragias com difícil cicatrização da pele, dores musculares, dentes soltos e cansaço extremo. Suas sementes podem ser utilizadas como sedativo em caso de cólicas e no alívio dos sintomas de asma.

Benefícios da Carambola

Emagrecimento, cabelos e pele: Com uma grande quantidade de fibras dietéticas, atua como digestivo, reduzindo o colesterol.

Com suas propriedades antibacterianas, ajuda na prevenção de acnes, espinhas e outras infecções cutâneas, além de ser um excelente hidratante facial. A fruta também ativa o crescimento dos cabelos, evita a queda e os mantém saudáveis, protegendo os fios e o couro cabeludo dos radicais livres.

Fortalecimento do sistema imunológico: Por conta da alta concentração de vitamina C, a carambola atua diretamente no fortalecimento do sistema imunológico, protegendo contra gripes, resfriados e outras infecções respiratórias.

Ideal para a dieta de diabéticos, a fruta possui baixos teores de açúcar e grande quantidade de fibras que inibem a absorção de moléculas de glicose pelo organismo. Na China, a raiz da planta também é utilizada no tratamento de distúrbios digestivos e diabetes. E-Coli, Estafilococos e a famosa salmonela, são bactérias nocivas ao intestino e podem ser eliminadas pelo consumo do suco natural da carambola.

Carambola

Analgésico, antioxidante e expectorante: Suas propriedades neutralizam os efeitos dos radicais livres, moléculas que, em excesso, são prejudiciais, desencadeando, inclusive, vários tipos de câncer. O xarope da carambola é utilizado como expectorante, no tratamento da tosse e dor de garganta. Suas propriedades analgésicas são também eficazes no tratamento de dores de cabeça.

Ressaca, vômitos e doenças dos ossos: Quem exagera na bebida, também pode recorrer às propriedades medicinais da fruta, que auxilia na diminuição dos sintomas de ressaca, vômitos, além de tratar diarreias e febre.

Fonte de vitamina A, auxilia a saúde dos olhos. Rica em cálcio, ajuda no desenvolvimento dos ossos, evitando doenças como artrite, artrose e osteoporose. Com tantas propriedades medicinais, nada como aumentar o consumo da carambola, em sucos, chás ou xaropes, mantendo uma dieta rica em nutrientes essenciais e concentrados em uma só fruta.

Chá de folha de carambola

Folha da árvore de carambola

Folha da árvore de carambola

Indicado no tratamento de diabetes, pois diminui a quantidade de glicose absorvida pelo sangue e age como diurético. Também indicado nas dietas de emagrecimento. Anote a receita:

  • 1 colher de sopa de folhas de carambola picadas
  • 1 xícara de chá de água mineral ou filtrada

Preparo: Ferva as folhas picadas na água durante cinco minutos. Tome depois de esfriar. Por ser utilizado para diabetes e emagrecimento, o ideal é não adicionar açúcar, mas adoçantes estão liberados. Ingerir de três a quatro xícaras diariamente.

Contraindicações: A carambola é contraindicada para quem sofre de problemas nos rins. A fruta possui uma toxina nociva para portadores de insuficiência renal, podendo, em alguns casos, levar a óbito.

A toxina não está presente nas folhas da planta, mas ainda assim, é sempre bom ter cuidando. Em caso de dúvidas, procure orientação médica.

Xarope de carambola, hortelã e canela

Esta receita é ótima para tosse, gripes e resfriados. Veja os ingredientes:

Xarope de Carambola

Xarope de Carambola

  • 2 carambolas picadas sem sementes
  • 1 pedaço de canela em pau
  • 1 ramo de hortelã
  • 1 colher de açúcar mascavo
  • 100 ml de água mineral ou filtrada

Preparo: Leve ao fogo baixo, as carambolas picadas a canela e o açúcar mascavo. Mexa constantemente até que a fruta amoleça com o açúcar, formando uma calda grossa. Com cuidado, adicione a água e deixe ferver até o ponto de calda mais fina. Desligue o fogo e acrescente as folhas de hortelã maceradas.

Abafe a panela e deixe descansar até esfriar. Coe o xarope e coloque em um vidro esterilizado, com tampa. Guarde na geladeira ou em lugar seco, fresco e arejado, porém sem exposição ao sol.

Modo de usar: Duas colheres de sopa por dia, de manhã e à tarde. Este xarope não poderá ser consumido por diabéticos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *