4 Receitas Naturais para tratar Sinusite

A sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios da face, pode vir juntamente com uma infecção, quadro alérgico ou pelo mau funcionamento da drenagem de secreção dos seios da face.

A sinusite Infecciosa tem sintomas de dor na região dos seios da face, obstrução nasal, secreção purulenta e febre. Já a alérgica, apresenta dor nos ossos da face, por vezes febres, corizas clara e abundante, obstrução nasal, crises de espirros e também tosses abundantes.

As causas podem vir de vírus, bactérias e fungos. Também colabora a prisão de ventre, já que as toxinas procuram uma saída na cabeça e inflamam as cavidades dos ossos perto do nariz.

Duas receitas fáceis e rápidas são inalações diárias com sal e alecrim e mastigar um pedaço de favo de mel de abelha cada dia durante algumas horas. Você também pode optar por chás e xaropes, com as seguintes receitas:

Chá depurativo para sinusite infecciosa

A alfavaca, ou manjericão, é uma planta analgésica, suavizando as dores, é antifebril, antisséptico e expectorante.

A salsaparrilha contém propriedades depurativas, auxiliando na eliminação de toxinas além de ser um tônico sanguíneo, aumentando a imunidades e protegendo a entrada de vírus e bactérias.

A raiz de urtiga é adstringente, auxiliando contra inflamações, é antisséptica, antioxidante, bactericida e depurativa.

Como preparar: 1 colher de raiz de urtiga, 1 colher de alfavaca seca e 1 colher de salsaparrilha seca para 1 xícara de água. Ferva a raiz de urtiga durante 30 minutos, apague o fogo e acrescente as folhas secas, tape o recipiente e aguarde 10 minutos. Coa e beba 1 xícara 3 vezes ao dia, durante 1 semana.

sinusite

Chá antialérgico e anti-infeccioso

A calêndula é uma planta maravilhosa, ela é antialérgica, bactericida, antiviral, antimicrobiana, além de ser analgésica e adstringente, auxiliando na desinflamação das mucosas.

Já a versátil tansagem é adstringente, analgésica, anti-inflamatória, antimicrobiana e bactericida, depurativa, descongestionante, expectorante, oftálmica, auxiliando coceiras e corizas na região dos olhos, é sedativa e tônica, fortificando o sistema imunológico.

O orégano também é um ótimo esternutatório, impedindo crises de espirros, expectorante, sedativo, tônico circulatório sanguíneo.

Como preparar: 1 colher de flores de calêndula seca, 1 colher de folhas de tansagem seca e 2 folhas de hortelã fresca para 1 xícara de água. Ferva a água e coloque sob as plantas, tape o recipiente e deixe descansar por 10 minutos. Coa e beba antes de dormir, durante uma semana.

Xarope fortificante

Gengibre, alho e o mel são os melhores antibióticos já encontrados, curam infecções, são expectorante pulmonares, antibactérias, antivirais e antimicrobianos, além de ser super tônicos para uma imunidade alta.

Como preparar: 2 dentes de alho por xícara de água e 2 pedaços de gengibre por xícara de água. Ferva o gengibre e o alho durante 30 minutos, deixe a água evaporar e acrescente açúcar ao final para dar ponto de xarope. Coe e agregue o mel. Coma 1 colher de sopa por dia.

Inalação para sinusite alérgica

A buchinha do norte é um excelente expectorante, é antissinusítico, esternutatório, auxiliando a minimizar as crises de espirros, além de se descongestionante nasal, adstringente, auxiliando contra inflamações e antisséptico.

O eucalipto é antisséptico, antisséptico pulmonar, desinfetante, expectorante, tônico geral e descongestionante.

A hortelã é um dos melhores descongestionantes nasais e é refrescante.

Como preparar: 2 colheres de buchinha do norte, 8 folhas de eucalipto secas, 6 folhas de hortelã frescas. Ferva um litro de água e acrescente as folhas e algumas gotas de limão (opcional), com um pano sob a cabeça faça respirações profundas do vapor. Faça 4 vezes ao dia.

Se a água esfriar, reaqueça e continue inalando.

Você também pode massagear o rosto antes da inalação com vapor, fazer compressas alternadas de 3 minutos quente e 1 minuto frio e aspirar sal e água pelo nariz.

Lembre-se que a maioria das enfermidades vem de uma má alimentação e das toxinas, por isso não economize em frutas, fibras e sementes depurativas. Também consulte as contra indicações de cada planta que você use e sempre preze pelo equilíbrio, sem exagerar e fazer tratamentos intensivos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *