Xarope de Abacaxi com Gengibre

O abacaxi ou ananás, pode ser encontrado em todos os países de clima tropical e subtropical. A fruta tem alta concentração de bromelina, uma enzima importante na defesa do organismo, estimulando o sistema imunológico, além de antioxidantes que protegem o corpo contra a ação de radicais livres.

Rica em vitamina C, a fruta auxilia na recuperação do tecido corporal, promovendo a cicatrização de feridas, metabolizando gorduras e colesterol ruim, auxiliando no processo de absorção de ferro pelo organismo e a produção de colágeno e aminoácidos que ajudam na saúde da pele, dos ossos e cartilagens.

Uma das mais benéficas substancias presentes no abacaxi, a bromelina, concentra-se no miolo da fruta, aquela parte mais dura, que algumas pessoas insistem em desprezar e jogar fora. Tal substância, segundo estudos realizados, podem evitar ou auxiliar no combate ao câncer e outras doenças crônicas .

A bromelina tem ação mucolítica, anti-inflamatória e digestiva, dissolvendo o muco ou catarro dos pulmões, limpando e facilitando a expectoração. Auxilia ainda no trânsito intestinal. Ajuda na desobstrução da circulação sanguínea, em casos de edemas causados por traumas (batidas ou pancadas) e atua nos problemas estomacais, desdobrando como proteínas alimentares, e potencializando o aproveitamento dos nutrientes, Além de acelerar no processo digestivo.

Xarope de Abacaxi e Gengibre

O xarope de abacaxi e gengibre, reúne propriedades medicinais capazes de garantir a eficácia no tratamento de doenças respiratórias, eliminando o catarro, combatendo as inflamações e fortalecendo o organismo, além de ser muito gostoso.

Abacaxi com Gengibre

  • 1 xícara de chá de água mineral ou filtrada
  • 1 xícara de chá de açúcar mascavo
  • 1 xícara de chá de abacaxi picado, principalmente o miolo
  • 1 colher de sopa de gengibre ralado

Modo de preparo: Em uma panela, junte e água e o açúcar mascavo e deixe cozinhar até engrossar. Em seguida, adicione o abacaxi e o gengibre ralado, e continue cozinhando em fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 15 minutos.

A seguir, desligue o fogo e espere o xarope esfriar. Leve ao liquidificador e triture bem. Guarde em um recipiente de vidro esterilizado e bem tampado para não contaminar o produto. Mantenha o xarope na geladeira.

Xarope de abacaxi e gengibre

Modo de usar: Tome uma ou duas colheres de sopa por dia.

É importante lembrar que embora existam comprovações científicas sobre as propriedades medicinais tanto do gengibre quanto do abacaxi, receitas caseiras não substituem, em hipótese alguma, o tratamento médico.

Remédios naturais podem servir como auxiliares, com o conhecimento e orientação profissional.

Propriedades e benefícios do xarope de abacaxi

Estudos científicos comprovam a eficiência da ingestão diária de abacaxi parágrafo recolher dores, inchaços, distúrbios gastrointestinais, cicatrização de úlceras e insuficiência pancreática .

Auxilia no tratamento de trombose, tromboflebite, arterosclerose, varizes, artrite, osteoartrite, bursite, tendinite, dor ciática, esclerodermia e remoção de placas arteriais, aliviando sintomas de angina. Potencializa a ação de drogas utilizadas nos processos de quimioterapia e antibióticos como antivirais naturais, auxilia no controle do vírus HIV.

O gengibre, é uma especiaria originaria da Índia e China, que possui propriedades afrodisíacas, antibióticas, anti-inflamatórias, aromáticas, antiasmáticas, antigripais, antidepressivas, antissépticas, conservantes, estimulantes, expectorantes, tônicas, diuréticas e digestivas, entre outras.

Possui substâncias ativas, como o canfeno, zingibreno, felandreno e zingeroma, além de sais minerais e vitamina B6.

Alivia sintomas da gripe e resfriado, graças a sua função antibacteriana. Também age como expectorante. Carrega propriedades antioxidantes que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce, melhora a tonalidade e o brilho da pele.

Possui ação anti-inflamatória e antisséptica, combatendo acnes, espinhas e psoríase. Estimula as funções renais e hepáticas. Elimina micro-organismos nocivos presentes no intestino, evita gastroenterites e úlceras.

Contém propriedades afrodisíacas, expectorantes, tônicas, aromáticas, antiasmáticas, antigripais, antidepressivas, antissépticas, antibióticas, anti-inflamatórias, conservantes, estimulantes, diuréticas e digestivas, entre outras.

Nas dietas de emagrecimento , estimula a produção de ácido clorídrico, responsável pela digestão dos alimentos. Atua como diurético, inibindo a retenção de líquidos, eliminando dores e inchaços, além de contribuir para a perda de peso.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *