Xarope de Cenoura para Tosse

A cenoura é um dos alimentos mais ricos em betacaroteno, uma substância antioxidante, que previne o envelhecimento precoce das células, eliminando toxinas, e auxiliando na saúde da pele e das mucosas. Favorece ainda, a formação de glóbulos vermelhos.

Trata-se de uma raiz de cor alaranjada, porém mais viva e intensa o que lhe garante a propriedade do nome: cor de cenoura. O legume é rico em vitamina A, vitamina C, vitamina B2 e vitamina B3, além de sais minerais importantes, como fósforo, cálcio, potássio e sódio e uma grande quantidade de fibras.

A cenoura apresenta inúmeras propriedades medicinais, entre as quais: antibacteriana, anti-inflamatória, antisséptica, desinfectante, emoliente, cicatrizante, remineralizante, rejuvenescedora, laxante, diurética,
reguladora e tônica.

Seus princípios ativos aumentam a produção de leite materno, melhoram a saúde do fígado e vesícula biliar, rins e estômago. além de controlar o colesterol. O fósforo atua como restaurador dos nervos e na redução do cansaço mental.

Embora riquíssima em nutrientes, o legume perde as vitaminas quando submetido ao processo de cozimento. Desta forma, a maneira ideal para o consumo é in natura, ou seja, deve ser ingerida crua. Ralada em patês e saladas é bem aceita inclusive pelas crianças. Desta forma, mantém todas as propriedades, nutrientes e fibras inalteradas.

cenoura

O suco concentrado de cenoura crua pode ser utilizado no tratamento de úlceras gastroduodenais, infecções de pele e infecção de urina e anemia.

Associada ao alho e a erva doce, a raiz atua como vermífugo, se consumida desta forma durante cinco dias. Suas propriedades diuréticas atuam no tratamento de cálculos renais e biliares.

Tem ainda a vantagem de não possuir muitas calorias. Cem gramas gramas da raiz tem apenas 20 calorias, o que lhe garante um lugar de destaque entre os alimentos mais saudáveis em qualquer dieta alimentar.

A planta é natural da Ásia. foi levada pelos árabes para a Europa e de lá para o Brasil através dos colonizadores. Atualmente é tão consumida em nosso país quanto os mais tradicionais legumes nativos.

Uma parte muito rica da planta, no entanto, é constantemente desprezada pelos brasileiros: as folhas, que podem ser utilizadas em receitas culinárias, refogadas, em sopas, saladas, patês e sucos. Possuem um sabor forte porém muito agradável.

Nos problemas respiratórios o suco de cenoura associado ao mel é bastante eficaz no tratamento auxiliar de sintomas alérgicos e outras patologias:

Xarope de cenoura

Xarope de cenoura para tosse
Fonte:asenhoradomonte.com

  • tosse seca
  • sinusite
  • asma
  • bronquite
  • rouquidão
  • dor de garganta (faringite e amigdalite)
  • tuberculose pulmonar

O preparo do xarope é bem simples. Anote a receita:

Xarope de cenoura e mel

  • suco de 3 cenouras grandes
  • 1 xícara de mel

Modo de preparo: Embora a maneira mais popular de se fazer o chá seja fervendo o sum0 da cenoura juntamente com o mel, hoje em dia é sabido que tanto o mel de abelhas quanto a cenoura perdem a maior parte de suas propriedades terapêuticas quando aquecidos e submetidos à altas temperaturas. Por outro lado, o cozimento ajuda na conservação do produto.

Sendo assim, para que o tratamento caseiro se torne o mais eficiente possível, sugerimos que o xarope seja feito sempre em pequena quantidade, guardado em um vidro esterilizado e bem tampado e mantido dentro da geladeira.

Obtenha o suco concentrado, através da centrífuga ou batendo a cenoura no liquidificador em quantidade mínima de água e coando com um pano esterilizado ou coador de TNT descartável (coador de café). Esprema o coador para retirar  máximo possível do sumo da raiz. Em seguida, basta misturar com o mel de abelhas.

Modo de usar: 1 ou 2 colheres de sopa por dia

Contraindicações

Embora altamente nutritivo e saudável, o sumo da cenoura não deve ser consumido em excesso, por conta de sua propriedade laxante. Alguns indivíduos apresentam reações alérgicas ao legume, o que costuma ser percebido logo nos primeiros meses de vida, por ocasião da introdução de papinhas de legumes que, geralmente, incluem a cenoura.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *